Iluminação de LED é alvo de furtos e depredações

5226058042d0e0.59073240

Pelo menos 39 pontos novos foram alvo de vandalismo  Foto: Anselmo Cunha/PMPA

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) instalou, por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), durante o ano de 2017, lâmpadas de LED no Centro Histórico, visando o maior conforto visual e a melhora do sistema de iluminação. Porém, no decorrer do mês de junho, foram furtados e depredados pelo menos 39 pontos, predominantemente na região Central, incluindo ruas com alto fluxo de pedestres, chegando a quase R$ 80 mil reais em prejuízo para o erário público. O furto e depredação de patrimônio público é crime, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa. A DIP realiza o serviço através de programação, contemplando protocolos abertos via 156, no período da tarde, noite e madrugada, com pelo menos oito equipes.

A Guarda Municipal realiza rondas constantes nos locais apontados. No entanto, é necessário o apoio da comunidade, que pode ajudar utilizando o telefone 153 para a realização de denúncias.

Protocolo – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) esclarece que todas as demandas são recebidas oficialmente via sistema Fala Porto Alegre 156, pelo telefone ou pelo site da Prefeitura. Após o relato do problema, a demanda é encaminhada para os setores responsáveis para vistoria e execução e a população pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo número do protocolo gerado. Entre as principais demandas relacionadas à iluminação pública, estão luminárias apagadas ou permanentemente acesas, falta de lâmpadas, fio exposto, poste danificado e choque elétrico.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos, vandalismo

11 respostas

  1. Veja que maravilha é a iluminação LED, que são os diodos emissores de luz, uma tecnologia que economiza 30% de energia e não emite UV.

    Ao lado um fio pendurado em que a própria população amarrou umas sacolas e pendurou na árvore para ajudar algum transeunte mais desatento ou algum mais idoso que já está com a visão debilitada. Sem contar a calçada com 1,5m e duas placas iguais, repetidas. É a cara de Porto Alegre.

    https://goo.gl/maps/DndYT4BHBfm

    Curtir

  2. Essa história de lâmpada LED me lembra o Fortunatti que arrumou briga com os decalques que indicavam os horários e linhas de ônibus prometendo painéis LCD com informações de uma central via Internet onde os ônibus estariam conectados por GPS.
    – “Não vamos voltar para a idade da pedra, seu dinossauro, colando decalque nas paradas”.

    Enquanto isso tem engarrafamento de ônibus nos corredores, pqp!

    Mesma coisa o Garotinho que prometeu “iluminar o Rio com Internet”. Seis meses depois dessa “inovação tecnológica”, que aconteceu em abril ou maio, veio um surto de febre amarela com a chegada do verão. Para quê arrumar o esgoto a céu aberto seu dinossauro? Temos que ter tecnologia…

    Curtir

  3. Quem sabe a prefeitura abre mão dessas coisas “tecnológicas” e foca no básico? Caiam na real, prefeito, secretários, CCs… São a elite porto-alegrense que podem viajar para o exterior e conhecer esses avanços tecnológicos. Nem na Dinamarca tem tanta iluminação LED qto aqui. Lá se usa muito valor de mercúrio e fluorescentes. Quem sabe não ficam na capina, poda de árvores, calçadas, retirar postes e placas velhas, bocas de lobo e tampas de boeiros escorregadios e com desnível, fios pendurados nos postes…?

    Curtir

    • Discordo, uma coisa não excluí a outra ( por sinal este tipo de raciocínio esta na moda atualmente).
      As lâmpadas LED são eficientes e geram economia. não temos q abrir mão da evolução e sim combater a roubo e a depredação, simples.


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

      Curtir

      • Sim, uma coisa exclui a outra simplesmente porque os recursos não são infinitos e há coisas mais importantes que outras. A economia das lâmpadas LED não são tão mais eficientes que fluorescentes, são sim em relação as incandescentes, não as fluorescentes e vapor de mercúrio. Se colocar o custo benefício contando a ineficiência estatal em comprar e instalar com economia, simplesmente não compensa. Simples assim! Não sei porque ainda tenho que explicar isso…

        Curtir

    • Quem sabe volta a idade da pedra…seu dinossauro !!!

      Curtir

      • Não viaja seu bitolado. Para quê lâmpada LED enquanto há uma fiosarada pendurada nos postes? Para conseguir desviar durante a noite? Município tem técnicos para instalação de lâmpada LED, mas não consegue cortar um fio pendurado.

        Curtir

  4. A questão é… sendo Porto Alegre, cidade com tamanha chinelagem e vandalismo corrente, gente por favor, tem de ser criados modelos de luminárias diferenciados. Por exemplo, em Maringá no PR que é ultra arborizada (mesmo), as luminárias de muitas ruas ficam rebaixadas, estão portanto abaixo do nível das copas e mais próximas do nível da rua sendo afixadas diretamente nos corpos dos postes, tudo para garantir o melhor nível possível de iluminação. Bem, quando as primeiras foram instaladas há 15 anos atrás, os marginais tinham facilidade para jogar pedras e quebrar as lâmpadas, então, notando que a estratégia era ótima mas graças a ação dos meliantes caía por terra, a prefeitura atuando junto com a Copel (companhia de energia do PR) simplesmente desenvolveu um novo modelo de luminária totalmente adaptado a tais condições e contando com RECURSOS ANTI-VANDALISMO através do uso de materiais resistentes a impacto e tal. Resultado: ruas e mais ruas fechadas como túneis verdes formados por árvores frondosas, algo lindo de se ver, e ainda assim muito bem iluminadas e portanto por si só mais seguras, e para nosso deleite malacos frustados porque não conseguem quebrar as luminárias, se dando bem mal! Quando há alguma vontade e iniciativa é possível fazer e ainda por cima muito melhor, mas em POA meio que a estagnação e o eterno reclamar e reclamar e reclamar e assistir a tudo para criticar e criticar e criticar, e só, não favorece nenhuma melhora mesmo. Infelizmente!

    Curtir

    • Concordo 100%…amigo….Chinelagem. petralhagem…..sao sinónimos do atrazo…..mente muito pequena….

      Curtir

      • Mente pequena é resumir o problema a dois fatores.
        Mente pequena é colocar politicagem num problema técnico.
        Mente pequena é resumir o problema político a um partido.
        Mente pequena é ter preguiça de escrever corretamente.
        Atualize-se, “amigo”…

        Curtir

    • Essa coisa da iluminação de Porto Alegre ficar acima das árvores sempre me incomodou. Há trechos que mesmo com boa iluminação a calçada fica completamente escura. Não faz sentido as lâmpadas iluminarem acima das copas das árvores.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: