Obras em aeroportos afetam programação de voos na Região Sul

aeroporto-salgado-filho-ze-arthur-eidt-fev-2016Quatro importantes aeroportos da Região Sul estão recebendo intervenções de manutenção ou melhoria durante este segundo semestre de 2018. Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR) já estão em obras, com interrupção das operações durante a noite e madrugada. Os dias em que as obras acontecem variam de aeroporto para aeroporto. Os trabalhos prosseguem ao menos até dezembro (veja cronograma abaixo). As operações acontecem normalmente no período diurno em todos estes aeródromos.

Para as companhias aéreas, a situação obrigou a realização de ajustes na programação de voos que deveriam chegar ou partir no intervalo em que estão ocorrendo os trabalhos. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) estima que, ao todo, 152 voos de suas associadas tiveram horários alterados, além de seis cancelamentos. A ABEAR recomenda que os passageiros com voos marcados durante a madrugada nos próximos meses consultem o status de voo junto às companhias aéreas, por meio de sites, SACs ou aplicativos.

No fim de junho, uma força tarefa liderada pela ABEAR, juntamente com Infraero e concessionárias, viabilizou um plano de aeroportos alternativos para simultaneamente cumprir aspectos operacionais e minimizar impactos aos viajantes. [Aeroportos alternados são aqueles considerados no planejamento de um voo como opções viáveis caso não seja possível o pouso no aeroporto originalmente programado (em razão do fechamento por nevoeiro, por exemplo)]. Como resultado das conversas, foi acordado um cronograma de obras que permite que cada aeroporto mantenha as operações durante a madrugada por pelo menos um dia da semana. O Aeroporto de Foz do Iguaçu opera nas madrugadas de segundas e terças-feiras. De quarta-feira a sábado, Curitiba e Foz do Iguaçu revezam a tarefa. Por fim, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre são opções no domingo.

Confira o cronograma de tipo de obra, previsão de término das intervenções e horários de fechamento. As datas podem sofrer alterações:

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (Cataratas)

  • Obra: Recapeamento de pista
  • Previsão de término: 22 de dezembro de 2018
  • Horário de fechamento: De julho a novembro entre 21h50 e 5h50 e dezembro das 20h50 às 4h50

Aeroporto Internacional de Curitiba (Afonso Pena)

  • Obra: Recapeamento de pista e instalação de novo sistema de sinalização luminosa
  • Previsão de término: 11 de março de 2019
  • Horário de fechamento: horários variam entre 0h10 e 5h55

Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho)

  • Obra: Drenagem da pista e implantação de área de escape (RESA – Runway End Safety Area)
  • Previsão de término: 29 de outubro de 2019
  • Horário de fechamento: entre 0h30 e 5h30

Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz)

  • Obra: Aumento de pista de pouso/decolagem, construção de pista de taxiamento e implantação de área de escape (RESA – Runway End Safety Area)
  • Previsão de término: 31 de outubro de 2019
  • Horário de fechamento: entre 0h30 e 5h30

 

Agencia de Notícias da ABEAR –  Associação Brasileira das Empresas Aéreas



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Outros assuntos

Tags:, ,

2 respostas

  1. E a ampliação da pista do SF, acho que esse site esqueceu desse detalhe

    Curtir

    • A ampliação deve começar de forma paralela às obras de drenagem, já em 2019. Eles provavelmente não quiseram adiantar essas informações. O projeto executivo não deve estar pronto ainda, por isso que vai demorar um pouco pra começar a obra de ampliação em si.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: