Smams divulga regras para o bom uso da Orla Moacyr Scliar

imagem184445

Milhares de porto-alegrenses aproveitam o final de semana no parque urbano  Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Entregue oficialmente à população no dia 29 de junho, o parque urbano da Orla Moacyr Scliar tem recebido uma média de 50 mil pessoas por final de semana. Para convivência em um espaço público compartilhado, voltado para o lazer e o contato com a natureza, é necessário que sejam observadas regras para o bom uso. Com este objetivo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está divulgando um breve manual de boas práticas para os usuários do parque, destacando aspectos relativos ao zelo pelo espaço e a convivência respeitosa. Serão colocadas placas educativas ao longo do parque.

 

Regras para bom uso do Parque

  • Recolha o lixo produzido, descarte nas lixeiras ou leve consigo para o descarte adequado.
  • Conduza seu animal de estimação na guia e recolha seus dejetos.
  • Utilize bicicleta apenas na ciclovia. É proibido andar de bicicleta no interior do parque. Deixe-a no bicicletário ou a conduza a pé.
  • É proibido entrar na água ou banhar-se.
  • É proibido fazer churrascos e fogueiras, assim como qualquer outra atividade que possa implicar risco.
  • É proibido utilizar buzinas, alto-falantes ou aparelhos amplificadores de som. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
  • É proibido andar de skate. Indica-se o uso da av. Edvaldo Pereira Paiva aos finais de semana e a pista localizada no Parque Marinha do Brasil.
  • São proibidos vendedores, ambulantes, camelôs ou qualquer outra prática de comércio.
  • São proibidas ações promocionais de qualquer natureza, bem como panfletagem, uso de banners e tendas. Exceção apenas para ação previamente autorizada
  • É proibido circular com veículos no Parque. Apenas Guarda Municipal e Brigada Militar podem se deslocar com motocicleta.
  • É proibido desenvolver atividades que impeçam a livre circulação ou provoquem impactos que perturbem o convívio no parque.
  • Legislação – O decreto nº 17.986, de 2012, dispõe sobre o regulamento dos parques urbanos e praças, bem como as sanções previstas.

Leia também:

EPTC reforça orientações sobre circulação na área da orla

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ORLA, Orla Moacyr Scliar, Projeto de Revitalização da Orla

9 respostas

  1. Amigos,como todos sabem,no final de semana passado estive tomando uns chimas na Orla do Guaíba,prestigiando a nova Orla do Gasômetro,que aliás ficou maravilhosa.
    Tudo ficou muito lindo,mas… infelizmente o que eu presenciei foi mais um show de horrores,para não dizer de pura falta de educação e civilidade.
    Eram pessoas caminhando em cima das ciclovias (deixando ciclistas apavorados) pessoas passando por cima de canteiros,pisoteando plantas e flores,pessoas andando de bicicletas por cima das passarelas a beira do Guaíba e com circulação somente para pedestres,isto é…(restrito para bicicletas) pessoas deixando lixos soltos por todos os lados,como se fossem porcos…uma vergoooonhaaa para todos os Porto Alegrenses.
    Pessoas mal educadas,que nem parecem serem civilizadas…dá vergonha de ser Brasileiro.Estaria essa população,preparada para receberem novos empreendimentos e melhorias para a nossa cidade???Eu tenho certeza que não.Que nojo dessa gentalha mal educada e sem o mínimo de respeito pelos outros e por si próprios.
    Em terra de gente estúpida e sem educação,nada mais justo, do que impor regras básicas de preservação,convivência e bom uso.
    #PortoAlegre #FaltaDeEducação #Povinho #Destruição


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

  2. Então ficou mais ou menos parecido com o meu casamento. Não posso fazer quase nada.

  3. Passei sábado, por volta de 21 horas.A Guarda municipal estava lá com um microônibus. Mas, conforme comentei, a iluminação estava reduzida significativamente,em todos os novos postes. Cada poste contém 7 lâmpadas e estavam ligadas apenas 2 por poste, talvez por contenção de despesas.

  4. Passei à noite, neste fim de semana, e notei que não mais do que 1/4 das lâmpadas dos novos postes estavam ligadas. Pelo menos no início, a fim de estimular o uso noturno do parque, deveriam ligar todas as lâmpadas !

  5. “fique a vontade, so nao toque em nada”

  6. Interessante… Assim que surge uma obra de convivência, também surge a necessidade de regras de convivência. É assim em qualquer lugar e não é porque as pessoas não tem uma educação perfeita é que as ações de melhoria não devem ser feitas.

    Por isso que me enoja essas declarações dos políticos que não dá para fazer nada porque o povo quebra.

    • Mas regra de convivência sempre existiu na sociedade. Essa do parque não é novidade. E o que também sempre existiu foi o vandalismo.

      Até semana passada já estavam andando de skate nos bancos. Infelizmente vai haver vandalismo e depredação. Basta ter um cuidado para reparar. Mas é claro que isso não é motivo para não se fazer as coisas.

Faça seu comentário aqui: