Aliança para a Inovação promove evento para discutir o futuro de Porto Alegre

2018_04_04_alianca_inovacaogilberto_simon907x468

Foto: Gilberto Simon

Em 4 de julho, a Aliança para a Inovação – composta por UFRGS, PUCRS e Unisinos – realizou um evento para discutir o futuro da inovação na cidade de Porto Alegre. O encontro ocorreu no Teatro Unisinos em Porto Alegre e marcou o início das atividades da Aliança, com o objetivo de apresentar cases de inovação, buscar uma agenda em comum e fortalecer o ecossistema de inovação.

Participaram do evento o prefeito Nelson Marchezan, os reitores das três universidades – Rui Vicente Oppermann (UFRGS), Evilázio Teixeira (PUCRS) e Marcelo Fernandes de Aquino (Unisinos) –, o consultor espanhol Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp) e a professora Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da UFSC, Clarissa Stefani Teixeira.

Piqué, que presta consultoria para o desenvolvimento da cidade há um ano e meio, trouxe exemplos de alguns projetos que participou, como o 22@ Barcelona, que renovou a infraestrutura pública da cidade espanhola e permitiu que a cidade fosse considerada por dois anos a capital europeia da inovação. Atuou também em importantes projetos de revitalização urbana baseados na inovação, como os de Medellín (Colômbia) e de Santa Catarina.

A professora da UFSC apresentou um modelo de inovação que foi utilizado no Brasil. Após mapearem informações sobre as instituições da região, buscaram encontrar uma forma de como se comunicar e fortalecer o ecossistema. A proposta era encontrar uma maneira de realizar trabalhos em conjunto, e não de alterar o que já tinham de ciência e tecnologia. Inspirado no modelo utilizado por Josep Piqué em Barcelona, o Pacto pela Inovação foi criado e conta com a participação de 295 prefeituras. Em Santa Catarina, as instituições pactuadas foram divididas em quatro grupos de trabalho: conhecimentos e talento, acesso à capital atração de investimentos, infraestrutura e redes de colaboração.

A Aliança para a Inovação tem como objetivo tornar Porto Alegre, a partir do desenvolvimento de ações, em uma referência na área da inovação, com base na articulação das universidades com o poder público e iniciativa privada.

O evento recebeu mais de 600 pessoas e foi transmitido ao vivo na plataforma Youtube. Clique aqui para acessar o vídeo completo.

Também participaram do encontro os Parques Científicos e Tecnológicos das três universidades: Parque Zenit UFRGS, Tecnopuc e Tecnosinos.

aliança

Matéria de 05/07/2018 – UFRGS

Leia também:

http://www.pucrs.br/blog/universidades-criam-alianca-para-inovacao-em-porto-alegre/

http://www.pucrs.br/blog/alianca-para-inovacao-realizara-evento-sobre-visao-do-futuro-da-capital/

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/casos-inspiradores-sao-pauta-de-evento-da-alianca-para-inovacao-em-porto-alegre



Categorias:Aliança para a Inovação, Outros assuntos

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: