Praça da Alfândega recebe o Caminho dos Jacarandás

imagem185584

Entrega marca o processo de revitalização do Centro Histórico  Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entregou ontem, terça-feira, 31, o módulo de serviços Caminho dos Jacarandás, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. A população vai contar com uma estrutura de lazer com hamburgueria, cafeteria, lancheria, bistrô e uma loja de bijuterias. Está em fase de conclusão a abertura de uma banca de revista e outra de mel artesanal.

Para o vice-prefeito Gustavo Paim, todo o processo histórico de revitalização da Praça da Alfândega e agora com a inauguração dos módulos de serviços Caminho dos Jacarandás é um trabalho que orgulha o Executivo. “Há um dever do poder público de cuidar e zelar pelo espaço público, mas também há uma necessidade de parceria de toda a sociedade. O caminho dos jacarandás é um exemplo disso, em que o poder público tem dever de cuidar, mas precisa de um cidadão empreendedor para a revitalização ficar completa e a sociedade usufruir”, destaca Paim.

imagem185590

Local será administrado por um permissionário pelo período de dez anos  Foto: Eduardo Beleske/PMPA

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos, lembrou que a entrega do espaço é um marco no processo de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre. “São ações empreendedoras como esta que estão criando novas alternativas para a economia. Além de reunir em um único lugar variedades de serviços, o espaço trará um movimento positivo de pessoas para a Praça da Alfandega, além de gerar novos empregos e renda” concluiu Lemos.

O local será administrado por um permissionário pelo período de dez anos. O vencedor da licitação foi a empresa Robson Elias Vieira Alves – ME. A entrega marca o processo de revitalização do Centro Histórico, que cria novas alternativas para a economia e o lazer da Capital. Desde 2002, a coordenação do projeto Monumenta, que reúne o trabalho conjunto entre o Governo Federal e prefeitura, vem desenvolvendo ações comuns entre as secretarias para qualificar a região, entre elas uma proposta arquitetônica para a Praça da Alfândega. “Este espaço há seis anos era um lugar abandonado e hoje estamos vendo um espaço totalmente diferenciado e disponível para a população, onde podemos chegar e tomar um café, usufruir este local e viver momentos agradáveis junto ao nosso patrimônio histórico”, comentou o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Eduardo Hahn.

A finalidade é resgatar historicamente o caráter comercial da fachada do antigo prédio da Caixa Econômica Federal, que deixou de ter essa característica na década de 70, quando foi construído um paredão cego que a isolou do restante da praça, atendendo a visão de segurança das instituições bancárias daquela época.O módulo de serviços Caminho dos Jacarandás recebeu este nome por situar-se junto a um renque de jacarandás, que floresce a cada primavera e ocupa toda a extensão do paredão da Caixa Econômica Federal.

A proposta foi amplamente discutida e avaliada por todos os órgãos envolvidos com a restauração da praça e recebeu aprovação formal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc). O projeto significa a retomada de um dos pilares da versão original da Praça da Alfândega, tombada pelo Iphan como monumento nacional.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Outros assuntos, Revitalização do centro

Tags:,

4 respostas

  1. Estive lá ontem (07/08). Eram cerca de 20 horas e havia apenas um estabelecimento aberto. Tomei um cafezinho bem tranquilo num local que até alguns dias atrás era impensável permanecer neste horário.
    Gostei do que vi e vivenciei.
    Nota 10 pela secretaria/departamento/órgão municipal envolvido.
    Fica a dica com relação às coberturas… concurso de arquitetura !!!

  2. com esses toldos da feira do livro? parece quiosque de campanha de vacinação hahaha

Faça seu comentário aqui: