
Foram necessários 20 profissionais para a coleta de 300 sacos de lixo Foto: Divulgação/PMPA
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o balanço dos serviços executados na manhã do domingo, 26, em virtude de evento não autorizado, realizado na nova orla do Guaíba. Foram necessários 20 profissionais, dois caminhões e quase quatro horas de trabalho para a coleta de 300 sacos, que totalizaram mais de 2 toneladas de lixo.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) esclarece que nenhum pedido foi encaminhado para o Escritório de Eventos pelos organizadores da festa intitulada Funk Solidário do Gasômetro, com intuito de utilização deste espaço público na orla do Guaíba. Caso os organizadores não licenciem o evento, serão autuados.
Histórico – A partir da criação do Escritório de Eventos, em agosto de 2017, com o Decreto nº 19.823/2017, este passou a ser o local para onde devem ser encaminhados todos os pedidos de utilização de áreas públicas do Município de Porto Alegre. Uma vez recebido o pedido, ele é analisado por todas as secretarias envolvidas com seus respectivos pareceres e com as devidas considerações para a assinatura do termo de compromisso definitivo. O Escritório foi criado para que todos os eventos tenham uma análise mais transparente e organizada num único local.
Escritório de Eventos – O Escritório de Eventos é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) com a integração de diversos órgãos da prefeitura. Antes da implementação desse novo sistema, interessados na realização de eventos se deparavam com diferentes interlocutores por parte do poder público municipal e com dificuldades para obter informação sobre as autorizações necessárias. Agora, existe um encaminhamento único, com as demandas atendidas em tempo recorde. A simplificação do processo deve atrair uma quantidade maior de eventos para a cidade.
Serviço
Escritório de Eventos de Porto Alegre
Rua Uruguai, 155 – 9º andar – Cj. 908 e 909
Telefone: (51) 3289 7321
escritoriodeeventos@portoalegre.rs.gov.br
- Título original da reportagem: Equipes realizam limpeza na orla na manhã deste domingo
No perfil de Luiz Ricardo Tatsh Selli no Facebook, Agente da Defesa Civil de Porto Alegre, estavam estas fotos:
Categorias:Outros assuntos
É que, segundo os estudiosos, os brasileirinhos ainda estão a aprender amar a terra onde moram (vide Europe)… Um dia chegaremos lá…
CurtirCurtir
O meu se a prefeitura não dar mole vão chamar o prefeito de funkofobico e que o lugar é do povão mesmo e é isso que o povão faz no Brasil.
CurtirCurtir
Impressão minha ou a grama da Orla do Guaíba já está destruída?
CurtirCurtir
E tinha gente reclamando que tinha muito concreto. Imagina se as pessoas não tivessem os trechos de concreto para caminhar?
CurtirCurtir
o problema é que a grama e entre os trechos, pra passar de um trecho pra outro inevitavel nao pisar na grama
CurtirCurtir
Acho que o tipo de evento é normal: musica. O lixo é problema dos frequentadores, que acaba responsabilizando os organizadores.
Na minha opinião, eu aprovaria eventos, mas com organizadores sendo responsaveis e mostrando condições financeiras de arcar com limpeza e correção de possiveis danos (ou seguro).
Organização não arcou com compromissos, processada e barrada de novos eventos.
CurtirCurtir
Pelo que eu li a organização não foi de uma “empresa” e sim dum guri de Viamão que organizou, via FB, com antecedência tipo uma caravana pro pessoa de fora de POA conhecer a orla… aí deu bagunça.
CurtirCurtir
porcos, porém não é novidade os cidadãos anencéfalos que fazem isso. Sabendo disso deveriam aumentar o numero de lixeiras, lá elas estão fora do campo de visão, e as poucas que tem enchem em poucas horas nesses eventos.
CurtirCurtir
mais lixeira não resolve nada, tem lugares no mundo que não há lixeira e não há lixo no chão, é educação o problema
CurtirCurtir
Exatamente, falta de lixeira não é desculpa para jogar lixo no chão.
Até se tivesse uma lixeira a cada 10 metros, hoje amanheceria com esse volume de lixo.
Tem diversos países que não tem lixeira na rua e não há lixo no chão. Se não tem lixeira, fique com o lixo na mão/bolso até achar o local correto do descarte.
CurtirCurtir
Depois vetam esse tipo de evento e o pessoal vem chorar dizendo que é preconceito por causa do estilo de música.
Lamentável ver uma situação dessas, mas era de se esperar.
Me falaram que não liberaram o evento, mas quem havia confirmado no Facebook resolveu ir de qualquer maneira. Por mim deveriam pegar as.imagens das câmeras de segurança e correr atrás.
CurtirCurtir
só o PELOTÃO DE CHOQUE resolve com esta tigrada.
CurtirCurtir