ENQUETE: a prefeitura estuda novo local para a Rodoviária. Você é a favor ou contra a mudança?

Foto: Gilberto Simon – Arquivo Porto Imagem

Apresentamos hoje esta enquete.

Ficará uma semana no ar.

Além deste post, está ali ao lado direito ->

Lembrando que só vale um voto por pessoa (por IP ou por cookie).

Caso queiram fazer comentários sobre o assunto, podem fazer neste post.

____________



Categorias:Rodoviária de Porto Alegre

Tags:, ,

24 respostas

  1. Seria tão simples resolver o problema do centro com um sistema de ônibus troncais, alimentadores e terminais para a rede metropolitana… O problema não é da rodoviária dos ônibus intermunicipais (VEPPO), a sim a rodoviária dos ônibus municipais e metropolitanos que o centro se transformou. Tão mais simples e barato colocar o Terminal Triângulo para funcionar que mudar a rodoviária de lugar.

  2. A rodoviária tem uma localização perfeita para os ônibus de viagem, pois está conectada por uma avenida expressa às principais rodovias que chegam à Porto Alegre. Comparem com outras cidades, onde os ônibus acaba circulando um tempão dentro de ruas engarrafadas para finalmente chegar ao terminal. Além disso, é uma localização muito conveniente nas conexões dentro da cidade. Sério, eu honestamente não consigo pensar uma localização melhor que não envolva obras subterrâneas gigantescas. E não, mandar a rodoviária pra um canto da cidade não é a solução; toda cidade grande que se preze tem seu terminal de viagem terrestres em regiões centrais.

    Em 2010 tivemos essa discussão aqui no blog, e reitero o meu comentário nesse então: a rodoviária tem solução, e não é mandá-la para longe.

    • Em tempo, eu hoje simplificaria essa proposta, removendo o túnel para os ônibus da Oswaldo, trazendo-os diretamente pelo túnel já existente. E claro, agora que a alça monstruosa de pernas tortas ligando a Júlio de Castilhos à Castelo Branco já está infelizmente construída, então seria mantida.

  3. Tem que ser mantido neste mesmo local um terminal metropolitano de ônibus e fazer um local novo para ônibus de turismo.

    A maioria dos ônibus diários da rodoviária provém de cidades bastante próximas. Após sair destes ônibus as pessoas precisam pegar ônibus de linha de poa para seus trabalhos, por isso o local atual aí da e importante para estes ônibus intermunicipais.

    Dessa maneira poderia se reduzir bastante o tamanho da atual rodoviaria, reformas e melhorar o local e trânsito.

  4. Podia tirar a rodoviária, enterrar todo este complexo da rua e viaduto da conceição e criar um parque urbano (assim como o Vale do Anhangabaú, em SP, e Rose Fitzgerald Kennedy Greenway, em Boston) e reurbanizar o entorno.
    Simples


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

  5. Sou a favor de retirar dali e colocar num outro lugar perto de uma estação do Trensurb. Agora, se tirassem aquele monte de táxi estacionado dali já sobrava bastante espaço para alargar a saída de Porto Alegre. Para que tanto estacionamento de táxi?

  6. Apoio tirar ela de lá, por lá pros lados do aeroporto, com ligações diretas pra 116 e o trem.

    E que transformem o lugar numa estação central (nova, por favor, e bem bonita haha) tirando os ônibus parados no centro.

    Poderiam por até algum tipo de cor ligando o gasômetro com o novo terminal, aquele mesmo do cais. Hehehe

    • Pensei a mesma coisa, deveria virar um terminal de ônibus urbanos, ao menos para aqueles ônibus que param na Salgado Filho, Voluntários, Júlio de Castilhos…

  7. Sou a favor de deixar no local que está, mas não do jeito que está, acho que é possível fazer melhorias no prédio e no entorno para melhorar o fluxo do transito e o aspecto do prédio, claro que não é solução simples, mas é mais viável que construir algo novo longe do centro.

  8. Eu tiraria ela dali, mas a rodoviária existente eu transformaria em um grante terminal de linhas metropolitanas, e tiraria as linhas das ruas estreitas do centro. Quem sabe ate aquela estação Parobé eu colocaria abaixo e transferiria as linhas para a rodoviária.

    • É quase 1km da prefeitura e da região central. Mas seria uma boa tirar esses ônibus debaixo do viaduto da conceição e das ruas escuras que são os terminais dos da GPA.

  9. E o transporte urbano de quem mora em poa? Se ficar tipo no aeroporto que passam umas 5 linhas de ônibus fica ruim. Imagina uma pessoa que mora na Restinga pegar um ônibus para Tramandaí num terminal na Zona Norte. Vai demorar mais tempo se deslocando, talvez o dobro da viagem até o litoral.
    Infelizmente uma ligação ferroviária ou um aeromóvel seria complicado ligando um ponto central até a futura estação. Dá pra pegar como exemplo o GRU, depois de muitos anos colocaram o trem saindo de uma estação de metro de SP.
    Teriam que ver toda questão de mobilidade de poa e mexer no abelheiro da mafia da atp. Bom talvez mexer com a mafia da atp seja mais fácil do que o metro de poa…

    • Olha… com o trânsito atual ali no túnel da conceição, farrapos, mauá eu te digo que, dependendo do horário, é mais rápido se deslocar de ônibus até a zona norte do que andar algumas quadras pela região da rodoviária atual.
      Em condições normais de horário de pico levo 20 min de São Leopoldo a Porto Alegre em carro. Da rodoviária até o Hospital de Clínicas levo outro 20 minutos.
      Distância não é argumento quando a mobilidade e o tempo de deslocamento são satisfatórios.

  10. Proximidade/integração com alguma estação EXISTENTE do metrô é fundamental pois a região metropolitana utiliza muito a rodoviária de Poa e parte grande destas pessoas se deslocam até ela de metrô.

  11. ACHO MUITO CERTO TROCAR O LUGAR DA RODOVIARIA MESMO . FAZEM ALGUNS ANOS QUE Á ERA A VONTADE DOS GOVERNANTES. NÃO TEM CONDIÇÕES DE ALI PERMANECER POIS O LOCAL E DE MUITO MOVIMENTO E TAMBÉM MUITO PERIGOSO ANDAR POR ALI. SOU TOTALMENTE A FAVOR

  12. Poderiam reaproveitar aquela estação ferroviária abandonada ao lado da estação aeroporto do trensurb. Facilitaria o acesso ao aeroporto e ainda manteria a ligação com o centro via trensurb.

  13. Sou a favor se e somente se for integrada a atual linha da Trensurb, ou seja, nos arredores da estação Anchieta ou Aeroporto, e se ficar bem definido qual será o destino do espaço do atual prédio, vai ser demolido ou reformado? Construirão ali uma escola, shopping, repartição pública, parque?

    Se for para criar uma rodoviária em um ponto longe de qualquer integração com o trem, como por exemplo, nos arredores da FIERGS, e deixar o atual prédio abandonado para se tornar uma extensão do cortiço que é a Voluntários da Pátria, sou terminantemente contra. (Embora os arredores da FIERGS se tornem interessantes caso a linha 2 do Metrô saia do papel).

  14. otima ideia mas onde?

  15. podia ser no humaitá/vila farrapos. proximidade com as principais rodovias é essencial. deixa mais perto ainda do aeroporto (possibilidade de sair do papel aquela linha do aeromovel, que tal) e mantém conexão facil com o centro.

    jogar pra pqp ou colocar no meio da cidade nao faz sentido pra ninguem

    • Humaitá é bom pela proximidade com as rodovias, mas imagina ter a Arena do Grêmio e a rodoviária na mesma região… imagina em dia de jogo, o caos…

Faça seu comentário aqui: