
Foto: Luciano Farias/Divulgação PMPA
A Justiça negou o recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra anulação da lei que alterou o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade e Democracia em Porto Alegre.
O nome foi alterado durante votação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em agosto de 2014, mas vereadores recorreram, alegando que não foram obtidos os votos necessários em Plenário para a mudança.
A partir disso, o tema passou a ser alvo de uma batalha judicial, sendo que a determinação anterior da Justiça, de abril de 2018, anulou a votação na Câmara. O MP, então, entrou com um recurso contra a anulação, alegando que os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foram omissos em relação ao instrumento jurídico usado pelos vereadores que contestaram a decisão. Agora, esse recurso foi rejeitado.
De acordo com a Diretoria de Legislativa da Câmara de Vereadores, no entendimento do tribunal, o nome da avenida se consolidou por meio de fonte acessória, ou seja, por meio do conhecimento público ao longo do tempo. Por isso, para que o nome fosse alterado, como queriam os vereadores, a votação em plenário deveria ser maior que os 19 votos obtidos. E então, com a anulação da nova lei, a avenida volta a ser chamada como era conhecida anteriormente.
Após o recurso ter sido rejeitado, o MP informou que estuda que instrumento jurídico deve ser utilizado para levar os recursos a instâncias superiores.
Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), responsável pelas placas de sinalização, diz que vai aguardar a notificação para alterar a sinalização.
Categorias:Outros assuntos
Monica Leal já pode dizer que serviu pra algo nessa vida. Demorou uns 70 anos para aquela lá conseguir algo.
CurtirCurtir
Enquanto isso a cidade cheia de ruas e acessos com nomes provisorios (rua a, b, c, acesso 1, 2 , 3…)
CurtirCurtir
Quanto custou isso em salas, horas dos vereadores, materiais informativos, papeis, etc?
CurtirCurtir
Apesar de tudo que está acontecendo, gostaria de chamar o foco para uma peculiaridade.
O que foi revogado, de fato, não foi a mudança no nome da avenida. O que foi invalidado pela justiça foi a forma ditatorial como ocorreu. Digo ditatorial por que foi levada a cabo justamente como fazem os regimes autoritários, desrespeitando as normas básicas da Lei e imposta de maneira arbitrária por um grupo – uma espécie de golpe, em palavra que estas mesmas pessoas gostam de usar contra os outros.
Se aproveitou um momento na Câmara de Vereadores, em que o quorum legal para tratar do tema estava abaixo do prescrito em lei, onde basicamente pessoas de um único grupo ideológico estava presente, para puxar o tema e por em pauta (mesmo advertidos de que o que estavam fazendo não geraria efeito legal, pois se tratava de um processo com vícios de origem). Não se respeitou a pluralidade de opiniões, nem o básico do regimento interno.
Fora todo o dinheiro público desperdiçado, é interessante vermos o paradoxo da situação:
A mudança do nome do logradouro foi justificada para não reverenciar uma pessoa que classificam como “ditador”. Mas em que estas mesmas pessoas pessoas, que passam por cima da lei por seus interesses e nos fazem engolir sua ideologia têm de diferente dele ?
CurtirCurtir
Para mim sera sempre castelo,bando de comunistas caviar
CurtirCurtir
engraçado é partido com nome de Democratas querendo tirar “democracia” do nome da rua.
ê, brasil!
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Tu entendeste perfeitamente o q estão mudando. Não te faz de loco.
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Tem vereador de mais nessa cidade, tá faltando trabalho.
CurtirCurtir
Olha… acho que trabalho tem, e muito.
Acho que falta é eles trabalharem de maneira eficiente.
E concordo contigo quando dizes que existem vereadores demais em POA.
CurtirCurtir
“…Após o recurso ter sido rejeitado, o MP informou que estuda que instrumento jurídico deve ser utilizado para levar os recursos a instâncias superiores.” Esse MP, não tem mais nada útil pra fazer?????
CurtirCurtir
Dinheiro jogado no lixo, de novo.
CurtirCurtir
Guilherme, foi um absurdo o que aconteceu a troca de nome. Agora se consertou o absurdo. Um custo necessário. Essa vez não considero um dinheiro jogado no lixo. Foi uma lição para os vereadores que tiveram essa ideia. Parabéns a iniciativa de anular a lei.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se um familiar teu tivesse sido tortuado pela ditadura tu não acharias perda de tempo. Isso aí é como Berlim ter uma avenida chamada Hitler!
CurtirCurtir
Então que tal mudar também o nome da rua Lenin, no Bairro Cascata e da praça Che Guevara na Restinga ?
CurtirCurtir
de acordo, porque a Monica Leal (politica profissional) não se atenta para estes casos?
Vamos combinar que a rua Lenin no bairro cascata é tão vísivel quanto a avenida de acesso a cidade
CurtirCurtir
Não, não é.
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Aos vereadores, vão arranjar o que fazer.. ficar discutindo sobre nome de rua só por questão político ideológica enquanto a cidade tá na m..
CurtirCurtir
Viva ustra!
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
Saco é ver vereador fazendo disputa de quem é mais foda mudando o nome de uma rua como se não tivesse nada mais urgente para resolver nessa cidade. Isso sem contar na gastação de dinheiro pra trocar todas as placas outra vez. Essa cidade não merece os políticos que tem…
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir