Prefeito formaliza adoção da Orla do Guaíba pela Uber

imagem186721

Na cerimônia foi entregue um selfie point, onde os visitantes podem posar para fotos  Foto: Luciano Lanes / PMPA

 “Porto Alegre está vencendo paradigmas para avançar no interesse público”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior durante assinatura do termo de adoção da Orla do Guaíba na manhã desta sexta-feira, 31, pela empresa Uber. “Passamos muito tempo sem fazer nada pela Orla do Guaíba, porque alguém do passado disse que não poderia ser feito. Temos milhares de decretos que emperram o crescimento da cidade que precisamos rever”, completou. Durante a cerimônia realizada na área adotada foi entregue uma instalação conhecida como selfie point, local onde os frequentadores podem posar para fotografias, em um monumento símbolo da cidade e com vista do Guaíba.

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, destacou que este tipo de iniciativa é fundamental para entregar à população locais públicos de qualidade. “Um projeto moderno como este é importante em termos sociais, ambientais e econômicos. Sem recursos públicos, estamos proporcionando à população um local limpo, seguro e com uma infraestrutura de qualidade”, afirmou. A partir de agora, a Uber fica responsável pelos serviços de conservação da área, que inclui paisagismo, gramados e canteiros; limpeza e recolhimento de lixo; zeladoria e limpeza de banheiros e vestiários; e manutenções corretivas no piso. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, lembrou que com estas atribuições passando para a iniciativa privada, outras áreas de Porto Alegre serão beneficiadas. “As equipes que realizavam a limpeza e varrição do local poderão ser deslocadas para outros pontos. Isto significa pelo menos 30 quilômetros a mais de vias atendidas na Capital”, exemplificou.

Além do parque da Orla, fazem parte da adoção pela Uber a praça Júlio Mesquita, as rótulas do Gasômetro e das Cuias, e o canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva. O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, acredita que o processo representa uma mudança na cultura da cidade. “Porto Alegre começou a entender o potencial que tem as parcerias para a cidade. Uma obra que nasceu cheia de polêmicas está sendo entregue com unanimidade”, lembrou.

O vereador João Carlos Nedel, que é presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), comemorou a assinatura do contrato. “Este tipo de inciativa incentiva o turismo de lazer e devolve a autoestima da população”. O vice-prefeito Gustavo Paim lembrou, ainda, que o sucesso do local, demonstrado desde a inauguração, em junho, mostra o anseio da população por locais públicos de qualidade. “Durante um inverno rigoroso a Orla tem recebido 50 mil pessoas em um fim de semana. Esta é uma mudança cultural da nossa cidade, que está ocupando espaços com qualidade e segurança”, disse.

Além do selfie point, foram instaladas placas informativas sobre as obras de arte já existentes no parque, como o mirante “Olhos Atentos”, e placas de divulgação da marca Uber, previstas como contrapartidas da adoção. O gerente-geral da Uber para a Região Sul, Fábio Plein, anunciou que, na próxima fase de intervenções, a Orla ainda ganhará novos bancos, balizadores indicando a distância na pista de caminhada e totens com carregadores de celular por energia solar. “Para nós, a oportunidade de adotar esse espaço é uma forma de celebrar junto com a população este novo momento da relação da cidade com o Guaíba”, afirmou.

A nova orla do Guaíba foi entregue à população no dia 29 de junho. Batizada de Orla Moacyr Scliar, o espaço conta com ciclovia e passeio público, mirantes, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, bares e um restaurante panorâmico.

Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos; o secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; o secretário adjunto de Parcerias Estratégicas, Fernando Dutra; diretor de Promoção Econômica, Luís Antônio Steglich Costa; diretor de Turismo, Roberto Snel; diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Leandro Balardin; diretor de Esportes, Celso Piaseski; diretora administrativo e financeiro da EPTC, Milene Hartmann, vereador Felipe Camozzato; ex-secretário de Relações Institucionais e Articulação Política, Kevin Krieger; presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin Filho; presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Maria Fernanda Tartoni; diretor do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, Edemir Simonetti; diretor comercial da empresa Melnick Even, Carlos Augusto Rosa, o vice-presidente de Marketing e Mídia do Sport Club Internacional, Otávio Rojas e a representante da OAB, Marília Longo do Nascimento.

Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais: Prefeito oficializa permissionários dos bares 2 e 3 da Orla



Categorias:Orla Moacyr Scliar, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

2 respostas

  1. Primeira ação positiva que a Uber faz em Porto Alegre.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: