
Documento foi entregue ao prefeito na tarde desta quinta-feira Foto: Joel Vargas/PMPA
Um grupo de taxistas entregou na tarde desta quinta-feira, 6, um abaixo-assinado ao prefeito Nelson Marchezan Júnior pedindo a manutenção dos táxis na cor vermelho-ibérico em Porto Alegre. Eles recolheram mais de 800 assinaturas. O vereador Moisés Barboza acompanhou o grupo.
A Câmara de Vereadores derrubou em julho o veto do prefeito e a emenda do vereador Moisés, determinando que os táxis da Capital deveriam ser brancos. Após a votação, o vereador passou a receber pedidos da categoria contra a decisão do Legislativo e decidiu acolher a demanda. “Só o fanatismo e a estupidez não permitem que uma pessoa não reavalie suas posições”, disse Moisés.
Segundo o taxista Cláudio Winter da Silveira, este é um pedido da população. “O táxi vermelho traz mais segurança para motoristas e passageiros, pois são facilmente identificáveis”, afirma. Também participaram da reunião o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, e os taxistas Genor Mazzarollo, Albani Pazzim e Alexandre Menezes da Silva.
Categorias:Outros assuntos, taxis
Tem todo nosso apoio. NOSSOS taxis são caracteristicos da cidade assim como os yellon car em NY ou os famosos preto/amarelo argentinos. Esse governo querendo novamente descaracterizar a cidade.
CurtirCurtir
O que fica de positivo é a boa vontade e respeito do vereador em rever sua posição. Coisa rara hoje em dia em termos de política…
CurtirCurtir
E pra quando sai uma placa/letreito com a palavra livre?
Tão mais fácil do que ficar cuidando e fazendo sinal pros carros.
CurtirCurtir
Complicado a meu ver essa forma de ser, não evolutiva. Meu, e esses táxis e essa cor e layout que troço mais atrasado e esteticamente feio que se vê com as latinhas-táxis circulando pelas ruas desta capital. Tá então é tradição, então tá bom né assim é sempre será. Até por isso Porto Alegre está o que está! E insiste em não mudar!
CurtirCurtir
Maurício, entendo sua angústia com os problemas da cidade, e sinceramente compartilho do desejo de injetar novos ares para movimentar as coisas por aqui. Os táxis poderiam ser melhores em todos os sentidos – mas a cor, em si, não é o problema principal, e o fator estético é intrinsecamente subjetivo. Você acha que ficaríamos melhor se nossa frota de táxis fosse – como propuseram – um mar de carros com tons diferentes de branco (uma cor que não chama a atenção, e ainda se desvalorizaria automaticamente no mercado da capital), misturados aos que continuariam laranjas por quase uma década?
CurtirCurtir
Acredito que a cor alaranjada já tem uma conexão difícil de apagar com os porto-alegrenses. A maioria das grandes cidades do mundo têm códigos de cor chamativos para identificar seus táxis – alguns até viraram símbolos, como os clássicos pretos de Londres, os verdes da Cidade do México e os amarelos de NY.
O custo da pintura, que de fato é alto e deixa efeitos duradouros demais, não poderia ser amortizado por um simples envelopamento – removível quando da venda do carro? Além disso, táxis têm de ser o mais visíveis possível, mesmo que recorrendo a cores incomuns, e a isso o laranja serve bem.
https://polldaddy.com/js/rating/rating.js
CurtirCurtir
o objetivo é deixar o mais difícil possivel de distinguir em meio a outros carros, assim como fizeram com as viaturas da policia quando deixaram brancas.
Enquanto em países desenvolvidos as viaturas são cor marca-texto como na Inglaterra, aqui no brasil é assim..
CurtirCurtir
A eptc ja autoriza a algum tempo o uso de envelopamento ao invez de pintura.
Só pra constar
CurtirCurtir
99% é envelopado. Nem sai tão caro, inclusive eles ganham um mega desconto pra comprar esses carros.
CurtirCurtir
Exatamente, ninguém comenta do baita desconto que eles tem pra compra do carro !
CurtirCurtir