Shanghai Electric desiste de negócio bilionário no RS

Empresa não garante investimento em linhas de transmissão

linhas-de-transmissao-agencia-brasil

Imagem: Agência Brasil

A Shanghai Electric admitiu que não apresentará a garantia de fiel cumprimento dos contratos tratam de 17 linhas de transmissão e oito subestações para atender a região metropolitana de Porto Alegre. O negócio gira em torno de R$ 4,1 bilhões, em valores atualizados. A previsão inicial para entrada em operação das instalações era 6 de março de 2018. Mas ao constatar, em dezembro de 2016, as dificuldades financeiras enfrentadas pela Eletrosul e o risco iminente de não cumprimento das obrigações contratuais, a Aneel emitiu relatório para recomendar a caducidade daquela concessão. A Aneel afirmou ainda que caso a transferência não ocorra, será declarada a caducidade da concessão e esses ativos serão incluídos no próximo leilão de transmissão, previsto para ocorrer em 20 de dezembro e que deverá licitar cerca de 7 mil quilômetros de linhas em 18 lotes e investimentos da ordem de R$ 14 bilhões.

A Secretaria de Minas e Energia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul revelou em nota estar surpresa com a notícia. “O comprometimento foi reiterado pela recente abertura da Sociedade de Próposito Específico (SPE) no estado, além de suas declarações públicas de interesse sobre este negócio estratégico. Com a apresentação da carta de renúncia da Shanghai, o próximo passo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será iniciar o processo de declaração de caducidade da concessão na próxima terça-feira (25). Neste processo, a Eletrosul deverá ter prazo pré-determinado para apresentar sua defesa e/ou nova alternativa de assunção deste negócio”, diz o comunicado.

Revista Amanhã



Categorias:Energia, Outros assuntos

Tags:

3 respostas

  1. Parece que os chineses pensaram o seguinte: porque entrar nessa executando obras para a Eletrosul, se nós mesmos podemos entrar numa nova licitação e pegar a bolo inteiro?

    Curtir

  2. Mais uma farsa do governo Sartori.
    As “conquistas” do governo dele são um castelo de areia e ainda tem gente disposta a votar nele.

    Curtir

  3. Pode parecer ignorancia da minha parte, falei da outra vez que ela iria vir pro estado… não conheço muito sobre o mercado eletrico, mas conheço mais que a maioria da população e digo: é MUITO ALTO esse valor.. eu realmente não vejo deficit energetico aqui a ponto de necessitar um investimento de 4 BILHÕES de reais… se fosse baratear ainda o custo do kw/h.. mas nem isso.. tchauzinho

    Curtido por 1 pessoa

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: