Assinado acordo de cooperação técnica com a Fraport

fraport-portoalegre3

Imagem inserida pelo Blog

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou nesta última quinta-feira, 27, o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Fraport Brasil S.A. O documento estabelece obrigações de cada uma das partes, principalmente em relação à desocupação da área do entorno do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

As obras de expansão e melhorias no Salgado Filho começaram em março. “Esse é um acordo muito esperado. A ampliação da pista irá impulsionar o desenvolvimento econômico e garantir atratividade por meio de melhorias na infraestrutura e processos operacionais”, disse o prefeito.  Em um processo de licitação internacional, em março de 2017, o Governo Federal concedeu quatro aeroportos brasileiros à iniciativa privada. A Fraport conquistou a concessão dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.

O procurador-adjunto da Procuradoria-Geral do Município, Nelson Marisco, explica que a empresa fez o cadastramento das cerca de 900 famílias que moram na Vila Nazaré, localizada no sítio aeroportuário, e que serão reassentadas. Já o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) ficou responsável pela validação do cadastramento e elaboração de um dossiê da documentação necessária para contratação das unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio da Caixa Econômica Federal. “As famílias serão remanejadas para os empreendimentos Senhor do Bom Fim, no Sarandi, e Irmãos Maristas, no Rubem Berta”, diz Marisco. A previsão é que as obras estejam concluídas em janeiro de 2019.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Gustavo Paim; diretor do Demhab, Mário Marchesan; CEO da Fraport Brasil, Andreea Diana Pal; diretor de Relações Institucionais da Fraport, Leonardo Carnielle; e a diretora Operacional da Fraport, Sabine Trenk.

Ampliação

As obras de ampliação do Terminal 1, extensão da pista, adequação das vias de taxiamento e melhorias no sistema de drenagem do aeroporto serão realizadas pelo consórcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello. A estimativa da empresa é de que até outubro de 2019 será concluída a expansão do terminal, e até dezembro de 2021 a extensão da pista.  Na fase 1B das obras, serão investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão, valor destinado a contratação do consórcio, compra de equipamentos, desenvolvimento e gestão do projeto.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Outros assuntos

13 respostas

  1. Ontem após 2 semanas fora vi a rapidez das obras no aeroporto. É outro nível de eficiência….
    Com uma foto por hora teríamos um belo time-lapse. Com uma foto por mês da passagem de nível a 1km dali não veríamos mudança alguma.

    Curtir

  2. “Será que a orla já abriu?” (José) Qual orla? Aquela sem nenhum bar? kkk

    Curtir

  3. Grande notícia !
    Afinal uma empresa particular não tem autonomia para desapropriar áreas, remover famílias e reassentá-las – é necessária a ação do Poder Público para isso.
    Mais um passo na direção de um aeroporto melhor.

    Curtir

    • Ué; parem o mundo, que eu quero descer. Então não há importância alguma da Fraport assumir o aeroporto tomando-se em conta as desapropriações. Isso sempre foi atinente ao Executivo – que continua o mesmo ou seja – pífio. Foi como eu disse há tempos: não será uma empresa que conseguirá destravar o imbróglio das desapropriações.

      Curtir

      • Pelo que sei, mais de 10 anos de promessas e pouco foi feito em relação à remoção das famílias da Vila Dique.
        Poucos meses após a Fraport assumir a administração do Aeroporto e o “imbróglio”, como citas, já está desfeito.
        Se a matéria não mente, ainda em janeiro de 2019 (daqui 4 meses) as obras para destino destas famílias estarão concluídas em empreendimentos do MCMV no Sarandi e no Rubem Berta.

        Não tenho a menor dúvida de que, não fosse a Fraport, isso não estaria acontecendo neste momento.
        Não fosse a Fraport nem estaríamos aqui comentando uma notícia destas.

        Agora é aguardar e fiscalizar para que as promessas sejam cumpridas.

        Curtir

        • Como? Imbróglio defeito aonde? Acho que tu não tens a menor noção dos oceanos que existem entre desapropriações + contratações de empreiteiras que queiram fazer as casas + PMPA pagando as empreiteiras + realocação dos moradores – para (finalmente a área da ampliação da pista ser desafetada. Em que cidade tu moras? Só pra começo de conversa, a PMPA deve a Deus e todo mundo. Vide o caso das trincheiras, que não sairão mais. Acorda mané.

          Curtir

          • Zé.
            Leio muito teus comentários e através desta leitura percebo que tens uma linha de raciocínio e argumentação escrita bem definida. Percebo que defendes bem o que pensa e teu direito de pensar. Mais que tudo, percebo que quando alguém deixa a boa argumentação de lado e parte para escritas pessoais a teu respeito tu, em teu pleno direito, exige que isso não ocorra. Tu é uma pessoa que não aceita bem críticas (quem as aceita bem, não é mesmo), mas sobre tudo, tu não aceitas ofensas.
            Por favor, me chamar de “mané” não condiz com tua maneira de argumentar. Teus comentários que sempre li, independente de teres razão ou não, geralmente estiveram acima deste tipo de tratamento pejorativo ao teu interlocutor.

            Não me faça descrer ainda mais no que escreves.

            Curtir

          • Com o estagiário não tem conversa decente. Quando percebe que está errado roda a baiana. Sabe aquela história de jogar xadrez com pombo? Acho que temos que chamar o Nagelstein pra conversar com ele. Ouvi dizer que são grandes amigos.

            Curtir

        • As velhinhas de Taubaté do fórum continuam acreditando…acreditando… Tadinhas.

          Curtir

  4. Grande notícia! kkkkkkkkk

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: