Aeromóvel oficializa acordo com a África

Mobilidade. Tecnologia gaúcha deverá ter investimento de US$ 2,6 bilhões em Gana

aeromovel-africa

Imagem de simulação mostra veículo com a bandeira do país africano | AEROMOVEL BRASIL/DIVULGAÇÃO

A tecnologia gaúcha do aeromóvel avança na África, onde um memorando de entendimentos foi assinado na quinta-feira entre a empresa e o governo de Gana. Além desse país, a África do Sul também tem interesse na solução de transporte sobre trilhos da Aeromovel Brasil S/A, e uma delegação deve visitar o Brasil em dezembro. Já na Ásia, o projeto mais avançado é na China. “Estamos caminhando bem lá, temos um acordo formal assinado e uma série de tarefas em 90 dias para concluir o processo”, afirmou o CEO da Aeromovel Brasil S/A, Marcos Coester.

Em Gana, o investimento previsto para implantação do sistema aeromóvel – que lá é conhecido como Skytrain – é de US$ 2,6 bilhões. O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, pretende, com a tecnologia gaúcha, melhorar a infraestrutura ferroviária na capital, Acra, uma cidade com 6 milhões de habitantes que sofre com congestionamentos e tem sua mobilidade urbana negligenciada desde a independência, em 1957. “O acordo proporcionará um sistema ferroviário leve, que aliviará o congestionamento. Estamos usando tecnologia brasileira, engenharia sul- -africana e conhecimento técnico para uma solução com participação de Gana”, disse Solomon Asamoah, diretor executivo da GIIF (Fundo de Investimento em Infraestrutura do Gana, em inglês).

De acordo com Asamoah, será iniciado em breve o estudo de viabilidade do sistema aeromóvel em Acra, o que levará de seis a nove meses para ser finalizado. O início da construção do sistema Aeromóvel-Skytrain é previsto para 2020.

Em todo o mundo, há 94 projetos de aeromóvel em andamento, em diferentes estágios. Implantadas, há duas linhas: a do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com cerca de um quilômetro de extensão, e o de Jacarta (Indonésia), que opera há 29 anos.

Jornal Metro – Porto Alegre – 12/11/2018

Por André Mags



Categorias:Aeromóvel, Meios de Transporte / Trânsito, Outros assuntos

Tags:,

7 respostas

  1. Estranha esta informação que Acra tem 6 milhoes de habitantes,pois segundo censo da ONU em 2010 dava como 1.6 milhão de habitantes,sendo um pais tranquilo e sem guerras dificilmente haveria um exodo massivo para a capital em 8 anos.

    Curtir

    • Deve ser a população da região metropolitana, que, geograficamente falando, é mais importante do que só a população da cidade, pois mostra o verdadeiro tamanho do aglomerado humano, sem levar em conta linhas imaginárias dos limites entre as cidades e distritos.

      Curtir

  2. Aeromóvel me lembro faz 40 nos. no Brasil tem pagar para instalar, ou seja corrupção, pois sem $$$ o negócio não sai no Brasil.

    Curtir

  3. O PIB de Gana aumentou muito nos últimos 10 anos e parece que eles estão aproveitando bem investindo em infraestrutura, diferentemente do Brasil que investiu em Copa do Mundo e Olimpíadas.

    Curtir

  4. Por que será que não é aproveitado em terras gaúchas?

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

    Curtir

  5. mas no brasil nao pode…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: