Fotos: Obras do Salgado Filho

Novas fotos do Douglas Nos.

Data: 05/12/2018

Notem que o “puxadinho” onde se localizava o check-in da TAM, já não existe mais, e a área está recebendo as novas estruturas para a ligação do Terminal 1 com a expansão.

Já dá para notar também que vidros estão sendo instalados no acabamento externo.

46190928881_000727aa95_b46140406102_91ddf6af97_b46140405192_ab9dfb0331_b45466912664_c81a038eed_b45466910634_287b119603_b45466908504_d8dacba188_b45265867535_1b4b0aa6d0_b32318963248_62b32a75d4_b32318961998_78ec948859_b32318959978_36b01253b4_b32305548158_26b6988ec4_b



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, ampliação terminal 1, Andamento de obras, Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos

Tags:, ,

22 respostas

  1. Alemoada mandando ver!!! Oque está há vinte e tantos e não sei quantos anos esperando será feito em dois… o terminal antigo (2) abriga uma obra lindíssima dos artistas italo-brasileiros Aldo Locatelli e Emilio Sessa, jamais deve ser demolido como alguns mal-informados sugerem.
    Porto Alegre logo logo terá mais uma vez um “digno” aeroporto espetacularmente bem localizado, cheio de histórias e adequado aos tempos modernos, sorriam gaúchos, vocês estão muito privilegiados!

  2. Ainda sob o tema “ampliação do Salgado Filho/Fraport”.
    Até aqui, nada foi dito sobre o que seria feito com o velho aeroporto, suas fachadas e painel do Locatelli tombados.
    Imaginamos que uma eventual e previsível ampliação do número de plataformas de embarque/desembarque, poderiam aí ocorrer, somando-se, agregando valor arquitetônico, aos ditos tombados. A integração do todo daria-se pela ocupação da área do atual terminal de cargas, que se transferiria para o novo local previsto (obras iniciadas e paralisadas), a leste do terminal de passageiros. Isto propiciaria um acréscimo de 5 a 6 pontes de embarque, que se somariam aos 14 ora em pauta. Entendo que isto geraria um todo harmônico arquitetônico, e de grande respeito patrimonial, além, é claro, de uma mais longa sobrevida do complexo.

  3. Não comentem muito sobre a demolição do terminal antigo, senão logo aparece um justiceiro(a) de plantão para defender o valor histórico/arquitetônico desta edificação.
    Que seja demolido na surdina e que descanse na paz do Senhor(a)…

    • Pelo que sei o Terminal 2, é intocável pois é tomado. Ampliar os prédios e pista já é um começo e no futuro ocupar BACO.

    • Adoraria ver aquele prédio velho sendo demolido! É uma vergonha para Porto Alegre. Não existe capital no Brasil com um terminal pior!

  4. Espero que em breve desativem o terminal antigo, e que nos próximos anos (ou meses, posso sonhar?) façam uma nova ampliação nessa área.
    Ficaria supimpa.

  5. Vamos deixar ficar pronto pra depois reclamar, caso fique ruim. Se fazem, porque não ficou bom, se não fazem, porque são desleixados e deveria ter feito. Qualquer coisa é melhor do que o que já temos. Não vamos ter um GRU aqui, mas um com cara de Viracopos já esta de bom tamanho.

  6. Num assunto mais ou menos relacionado: qual vai ser o destino do terminal antigo (chamado terminal 2). Tenho voado direto com a Azul e aquele terminal está horrível. Meu sonho que desativem e passem tudo pra parte nova do T1.

    • Pelo que li a ideia da Fraport é inativá-lo. O problema é que a Fraport não compartilha quase nada sobre seu planos, nem plantas, nem nada. Mas a ideia que foi divulgada foi a de desativar o T2, que realmente é uma droga. É basicamente o mesmo terminal inaugurado na década de 50, só que com os mamutes.

  7. Temos que dar graças que a obra está sendo tocada com seriedade e rapidez, assim como disse o amigo João Rocha.
    Minha visão de entusiasta é que deveriam ter mantido uma harmonia na arquitetura de ambos edifícios, ou chamavam-no de terminal 2 ou 3 e sem ligações internas.
    Que venha o prolongamento de pista!!!!

    • A Fraport é assim, eles não ligam pra armonia visual, veja o aeroporto de Frankfurt que eles administram, são várias e várias amplicações com design diferente uma da outra. Pra eles vale tamanho e conforto, fora isso tanto faz o desing de Frankstein. Eu ligava pra isso antes, mas pra mim, tanto faz também. Desde que o salgado filho ampliado, está bom. Uma coisa que gostei é o uso de vigas de aço ao invés de concreto armado, muito mais elegante e moderno, cara de primeiro mundo, em minha opinião.

  8. Me pergunto se existe plano de reformar o prédio atual, a fim de que mantenham a mesma arquitetura em todo o terminal ou se vão deixar para sempre com essa cara de puxadão.

    • Seria muito caro reformar o prédio atual apenas por questões estéticas. Vai ficar com cara de puxadão. Nenhum grande aeroporto do mundo cresce mantendo padrão arquitetônico único, sendo o JFK o expoente disso.

      • Até daria pra dar uma “tapeada” colocando módulos de telhado igual ao novo “por cima” da parte original do terminal, e ir fazendo o retrofit das internas aos poucos. Mas concordo que não é tão prioritário; a urgência é expandir a capacidade do terminal.

      • Tenho certeza que nenhum aeroporto é reformado/ampliado seguindo sempre o mesmo padrão arquitetônico, mas poderiam ter pensado em uma ampliação que casasse melhor com a arquitetura atual, ou quem sabe, algo como a ampliação do Canoas Shopping, onde a parte ampliada segue um padrão totalmente diferente do prédio original (que para quem lembra, era rosa e branco, carinhosa e/ou desdenhosamente chamado pelos canoenses de Casa da Barbie ou Bolo de 15 anos), mas em seguida uma repintura e leves retoque conseguiram deixar toda a parte externa (nova e antiga) seguindo uma mesma linha arquitetônica)

  9. Alguém sabe que fim levou o “puxadinho” da Latam? Mantiveram ou demoliram para estender o 2º andar?

  10. Está ficando… razoável. Não me levem a mal, sei que o novo terminal é um grande avanço em relação ao antigo – é maior, mais moderno, etc. Sei também que uma obra como essa acontecer rapidamente no Brasil é quase milagre. Contudo, desde a divulgação dos renders finais do projeto, fiquei com uma inegável sensação de que algo muito melhor poderia ser feito, como a própria Fraport está fazendo em Fortaleza. POA tem plenas condições econômicas e geográficas de ser um hub para o Mercosul, mas não com esse aeroporto.

    • Em relação a capacidade de ampliação do aeroporto, a Fraport está apenas seguindo o que a Infraero requisitou para a conceção. Agora, se fala sobre a arquitetura,eu também me decepcionei. Os renders não ofereciam nenhum desafio e tinham forma simples e elegante. Foi decepcionante que a própria Infraero tenha desistido do projeto inicial.

      • Como já referi, é possível uma adequada integração/composição entre o existente e o novo respeitando o tempo e o caráter arquitetônico. Aguardemos…. quem sabe?

Faça seu comentário aqui: