Prefeitura apresenta orçamento do Trecho 3 da Orla do Guaíba

imagem190880

Pista de skate será a maior da América Latina. Imagem: PMPA

Em reunião nesta sexta-feira, 14, o Grupo de Trabalho da Orla Moacyr Scliar apresentou ao prefeito em exercício, Gustavo Paim e secretários municipais, o projeto do Trecho 3 da Orla do Guaíba. A revitalização do percurso, que vai do Arroio Dilúvio até o Parque Gigante da Beira-Rio, foi orçado em R$ 59 milhões.

O Grupo de Trabalho  finalizou esta etapa relativa à revisão do orçamento e agora prorroga a portaria para acompanhamento do processo licitatório. O orçamento será encaminhado para análise da Subsecretaria de Administração Central de Licitações (Celic), podendo ocorrer alteração no valor final. A licitação para execução da obra deve ser iniciada em um prazo de 60 dias.

O projeto, também do arquiteto Jaime Lerner, prevê 1,6km de extensão, mais de 20 quadras esportivas, bares, playgrounds, postes inclinados de iluminação semelhante aos do Trecho 1, além das arquibancadas para contemplação do pôr do sol. “É um trecho totalmente voltado para a prática esportiva com previsão de ter a maior pista de skate da América Latina”, afirma Paim.

Todo o trecho receberá ciclovia, passeio público arborizado para caminhadas e será iluminado por iluminação cênica de LED com condições de uso do parque 24 horas por dia. Cerca de 200 vagas de estacionamento também estão previstas no projeto.

Trecho 1 – Orla Moacyr Scliar – Com investimento de R$ 71 milhões, financiado pela Corporação Andina de Fomento – Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a prefeitura entregou, em 29 junho deste ano, 1,3 quilômetro de Orla revitalizada. Pela Lei 12.402, de 23 de abril de 2018, o trecho foi batizado em homenagem ao médico e escritor porto-alegrense. O espaço conta com ciclovia e passeio público, mirante, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeio turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. A obra foi projetada pelo arquiteto Jaime Lerner.

Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba – O Parque totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado, entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol, deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Pôr do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional. Está previsto ainda um quarto trecho até o Arroio Cavalhada.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Orla Moacyr Scliar, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:,

4 respostas

  1. Mas nada de data de inicio de obra, ne? Nem pro segundo trecho e nem no terceiro trecho.

  2. Eu acho que parte II, anfi teatro, deveria aproveita ideia da FIFA fan FEST. Lugar de show, entrega isso para dupla grenal em parceria com fabricantes de cerveja, pronto tá ótimo. Só seguir padrão Jaime. Ali já acontece show, deveria dar espaço para cerveja artesanal na orla como todo, severia até como atração turística.

  3. Muito legal!!!! Aguardando ansiosamente os contra tudo começarem a detonar o projeto!

Faça seu comentário aqui: