Fotos atualizadas, graças ao Douglas Nos, que sempre nos brinda com ótimas fotos.
Fotos de fevereiro/2019.
Terminal 1
Obras na taxiway ECHO
Ganhamos uma terceira passarela, essa ligara a ampliação do Terminal 1 com o novo edifício garagem.
Nova taxiway
Com aviso desde o dia 06/12 a taxiway Juliet só foi fechada dia 24/01
Bônus:
Fotos tiradas pelo leitor GUIML, de uns dias atrás, de dentro de uma aeronave:
Obs.: para entender os nomes das taxiways, aqui temos uma tabela com os nomes e as letras que a identificam no mapa logo abaixo:
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Andamento de obras, Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos
Adorei esse Bonus das Taxiways. Show!
Sobre o destino do terminal antigo (2):
Ciente do caráter tombado deste prédio, suas fachadas originais mais o painel interno do Locatelli. penso que devidamente restaurados, poderiam compor harmonicamente com ampliação contemporânea , futuras e previsíveis, aumento das pontes de embarque/desembarque. A conexão com o terminal 1 se faria do extremo deste, existente, ocupando em um segmento,, o espaço do atual terminal de cargas, e em outro segmento, justa posto ao atual terminal 2 tombado. Como previsto, o novo terminal de cargas, com obra iniciada e no momento paralisada, sera no lado oposto, próximo aos bombeiros.
Arquiteto Paulo Lemos
Interessante comparar os comentários feitos na apresentação dos primeiros renders da ampliação com aqueles referentes aos posts com fotos reais da ampliação.
A medida que a obra avança, a positividade na abordagem do pessoal que comenta, aumenta. E com razão.
Sobre a diferenciação nítida entre o novo e o velho aeroporto – contraste moderno e suavemente curvilíneo x conservador e geométrico – não me importo que seja ressaltado aos olhos. Não acho que uma obra de intervenção/ampliação deva ser tratada como uma réplica do pré-existente, muito menos como um filho menor deste.
Claro que questões amplas de inserção e volumetria devem conversar harmoniosamente, mas de maneira geral a marcação dos diferentes projetos, técnicas construtivas e períodos arquitetônicos tem sua elegância, quando não ficam com cara de “remendo” ou “puxadinho”.
Eu a tempos, desde de os primeiros e controversos renders, comento aqui sob o mesmo ponto de vista onde deixo claro que, embora não seja a obra maravilhosa que gostaríamos que fosse, este projeto de ampliação ainda é bom e dialoga satisfatoriamente com o terminal antigo.
Josiel
Seu comentário é bastante pertinente e ponderado. Temos que lembrar que sempre pensamos em obras gigantescas, com muito espaço etc. Há que se pensar pragmaticamente nos custos de construção e manutenção, nos tempos de deslocamentos dos passageiros e trabalhadores (afinal de contas, o aeroporto TEM que ser eficiente), no conforto dos clientes etc. Há que se colocar todos estes pontos na balança e buscar uma solução ótima para o perfil do tamanho do aeroporto, de sua operação. Estamos falando de uma facilidade onde são prestados serviços, em essência, e o conjunto precisa ser muito eficiente, em primeiríssimo lugar, depois confortável a todos!!
O atual projeto do AISF é muito bem conceituado, funcional e elegante. À medida que mais detalhes sejam entregues mais encantados todos os clientes ficarão. Finalmente POA será colocada no nível que merece!!
Muito elegante as colunas e tudo que sustenta o terminal estarem sendo feitas de aço, igual as ampliações do aeroporto de Frankfurt, diferente das renderizações, esse desing se mostra muito moderno e bonito.
Um dos poucos casos em que o render ficou aquém do resultado final.
Penso que todas as fachadas do prédio existente, venham a receber novo revestimento, que dialogue/componha com a atual ampliação. Os originais, incluindo seu desenho, são ingênuos, bizarros.
A troca dos pisos internos por uma solução mais clean/enxuta, deve contemplar o todo, já que o original mais parece um showroom de granitos, muita informação, poluído.
Arquiteto Paulo Lemos
Pô, ta ficando show.
Gostei do que vi, mês que vem tenho uma viagem marcada, vou ver se consigo umas fotos legais, já deve dar uma boa mudada até lá.
Os novos aeroportos têm essas estruturas com o teto bem alto. É muito legal!
Vcs vão se surpreender com a parte interna, de embarque! Aguardem…
Cada dia que passa o SF ta ficando top, tanto por fora como por dentro, por dentro se nota a nova parte de iluminação que a Fraport vai instalar ( visto já instalado uma parte no 1º andas ali nas locadoras de carro ) dando uma iluminação maior no terminal.
Seria interessante se tivesse como fotografar la no fim da taxiway echo, onde eles também estão fazendo obras da pista.
Se continuar nesse ritmo, acho que teremos as obras prontas antes do prazo.
Parabéns pelas fotos.
Tomara que companhias aéreas estrangeiras vejam demanda em Porto Alegre. Combinado com a ampliação da pista, comportando aeronaves com maior autonomia. Aí teremos alguns destinos bem interessantes…
Este é o objetivo!! Ampliação da RWY para até o final de 2021