Erosão atinge trecho da orla Moacyr Scliar

Espaço público. Área junto a deque que avança sobre o Guaíba começou a desabar no fim de semana. Local está isolado para reparo

erosao

Cavaletes isolam o local que está desabando | JOÃO MATTOS/ESPECIAL

Inaugurada no fim de junho do ano passado, a revitalização da orla do Guaíba já apresenta problemas. No fim de semana, um trecho localizado em frente ao posto da Guarda Municipal começou a sofrer com a erosão. O solo imediatamente anterior ao deque de madeira que avança sobre as águas começou a afundar.

Por questão de segurança dos frequentadores da orla, o trecho foi isolado com cinco cavaletes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). No domingo à tarde, a área representava aproximadamente um metro de largura por seis de comprimento.

Por meio de nota, a Smams (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) se manifestou sobre o problema: “Foi constatado que tal situação ocorreu em razão da variação do nível do Guaíba. Com o nível da água cerca de 1,10 metro mais baixo, a areia (e também a água) passa por baixo da viga mostrada na imagem. Essa ocorrência é considerada de simples solução. A Smams informa que será executado o enchimento da abertura. A técnica é utilizada para proteção, impermeabilização, separação e controle de erosão superficial. Os trabalhos se iniciarão nos próximos dias”.

Os custos da revitalização de todo o trecho 1 foram de R$ 71 milhões, obtidos pela prefeitura por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com projeto do arquiteto paranaense Jaime Lerner.

Metro Porto Alegre – 26/02/2019

 



Categorias:ORLA, Orla Moacyr Scliar, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla

11 respostas

  1. tb atingiu a ciclovia da ipiranga, interditaram

  2. This country can’t do anything right. The quality of civil engineering here is shit.

  3. Puxa! Que surpresa hein. E eu que imaginava que a iniciativa privada, com a sua competência inefável, fosse salvar o mundo.

    • Que comentario desnecessario. E que en nada acrescenta
      Pareces um vampiro que se alimenta da desgraça daquilo com o qual não concordas … Independente que te perjudique ou perjudique Reus semelhantes .
      Quem sabe na próxima Deixemos para que funcionários públicos como tu salvem o mundo…
      Lamentável

  4. A empresa que fez a obra e foi muitíssimo bem paga, simplesmente tem de ser acionada para fazer o reparo e todas as adequações necessárias, não apenas nesse mas em todos os pontos que se fazem necessários.

    • Esse tipo de situação tem que ser resolvida rapidamente.
      Não dá prá “ficar refém” de coisas tão simples de se solucionar.

  5. Mais uma questão do dia a dia de uma cidade, para ser resolvida rapidamente. Mas na Porto Alegre dos serviços ágeis… coisa para levar mês.

  6. Só uma correção: faz uns 2 meses que tá assim e não 1 semana. Caminho 2/3x por semana por alí.

Faça seu comentário aqui: