Mobilidade. O veículo é uma das novidades que a multinacional americana pretende inserir no Brasil. Porto Alegre está nos planos

As bicicletas da empresa já estão em 19 cidades pelo mundo | SEAN GALLUP/GETTY IMAGES
A Uber pretende dar uma mão na roda aos gaúchos até o final de 2019. No ano passado, a empresa adquiriu a Jump, serviço de patinetes e bicicletas elétricas compartilhadas. A ideia é iniciar a implementação do serviço, que já funciona em diversas cidades nos Estados Unidos e na Europa, em São Paulo. Depois, outras capitais, como Porto Alegre, devem entrar no mapa do serviço.
O que diferencia as bicicletas da Jump em relação às demais, além da cor vermelha, é o motor. Ele assiste o usuário, que pode selecionar o nível de força que deseja fazer. “Subir o morro da Lucas de Oliveira de bicicleta, por exemplo, é impossível. A bike elétrica da Jump faz o esforço para permitir que o utilizador não fique sequer suado para realizar tarefas como essa”, comenta Renato Rosiak, gerente da Uber em Porto Alegre.
A forma com que o aluguel é efetivado também é inédita: o equipamento possui um teclado na parte de trás, para que um código de desbloqueio seja digitado. Assim, não é necessário o manuseio direto do celular com internet para a utilização do serviço. Não há estações.
Mais novidades
A Uber mapeia a inserção de mais novidades em Porto Alegre. Uma delas é o Uber Transit, ainda em teste nos Estados Unidos, que trabalha junto com o transporte público, facilitando quem utiliza o aplicativo como um intermediador para andar de ônibus ou trem. Para outra novidade, a empresa pensou alto – literalmente. O Uber Elevate pretende testar aeronaves elétricas ainda em 2020, e quer iniciar o serviço três anos depois, com voos comerciais. A Embraer é uma das fabricantes que trabalha ao lado da multinacional americana no ambicioso projeto.
Jornal Metro – POA – 29/03/2019
Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta, Outros assuntos, Uber
O sistema de ônibus é muito ultrapassado, tanto por causa dos cartéis quanto devido a pressão de cobradores e beneficiados por descontos na passagem. Uma bike elétrica cobrando uns R$2,00 pelo uso, já é a metade do preço dos ônibus e a Uber não precisa pagar cobrador, motorista, treinamento especial, pode terceirizar a manutenção das bikes, coisa que as empresas são obrigadas a fazer em Porto Alegre, e uma série de benefícios, inclusive para a saúde e qualidade do ar.
Estamos vivendo o fenômeno das próprias lotações solicitarem a redução no preço da passagem e logo acontecerá com os ônibus.
ótimo, só faltam mais ciclovias pra expandir o núcleo cidade baixa/bom fim. Isso limita até os apps de bicicleta pois estão todos refém da concentração dessa região
Boooa.
Eu já estou adorando as bikes da Yellow, mas um motorzinho elétrico para alguns momentos realmente faz falta. Haha
Aliás, espero que ampliem logo a área de atuação, ao menos a volta pra casa ou a ida pra natação vai ser sempre de bike.