Prefeitura apresenta o Ruas Completas na Cidade Baixa

imagem194334

Artista plástico Lucas Anão, junto com crianças, pintou a Flor da Vida na rua  Foto: Cesar Lopes/PMPA

A prefeitura apresentou, neste sábado, 30, na João Alfredo, bairro Cidade Baixa, o conceito de Ruas Completas, em evento chamado Pátio Cultural. A população deu suas sugestões sobre o projeto em três painéis, que estavam distribuídos pela via. O objetivo é trazer mais harmonia entre os frequentadores, promover a ocupação do espaço público durante o dia e ampliar a segurança no trânsito. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“A lógica do Ruas Completas é uma via mais humanizada, com calçadas amplas para termos um convívio melhor entre moradores, comerciantes e frequentadores”, comenta o vice-prefeito Gustavo Paim. “É um projeto que aproxima a prefeitura dos moradores deste bairro, que é tão amado pela cidade e enfrenta grandes problemas. A iniciativa busca transformar para melhor a vida na região. Acredito que a EPTC acertou em pensar em revitalizar esta rua”, comemora o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse. “É um dia especial para a comunidade. Estamos ouvindo os moradores para saber o que eles querem para esta via. Após, vamos colher todas as informações, estudar e partir para ação”, explica o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.

ORG__CLF2774

Foto: Cesar Lopes/PMPA

A sinalização temporária já foi instalada na rótula da João Alfredo com a Lopo Goncalves. As calçadas foram ampliadas, foram adicionadas travessias de pedestres e uma mostra com vegetação, que integram o conceito de Ruas Completas. O artista plástico Lucas Anão, junto com crianças, pintou a Flor da Vida na rua, alertando para a questão da segurança.

Ruas Completas – Dez vias de dez cidades do país foram escolhidas para servir de modelo à replicação do conceito de Ruas Completas. A João Alfredo é uma delas. O projeto, que envolve a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, Smim e Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Ong WRI e Frente Nacional de Prefeitos, busca a requalificação da rua João Alfredo. Tem como objetivo remodelar o espaço público, com desenho urbano diferenciado, incentivo à mobilidade ativa (meios de transporte não motorizados) e atividades no período diurno. A qualificação irá beneficiar a população que transita pelo local, com mais segurança para todos (moradores, comerciantes e visitantes). Essa primeira etapa, com a apresentação do conceito para população, é chamada de etapa temporária. Uma sinalização é implantada na rua antes da instalação da etapa definitiva, que vai contar com alargamento das calçadas e elementos para promover o convívio harmônico do espaço.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos

8 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa…. precisamos mesmo humanizar nossos espaços públicos… cada vez mais…..

  2. Um nome bem bonito pra uma serie de faixas pintadas no asfalto

    • Thierry, o conceito de ruas completas é algo encontrado em outros lugares do mundo, não é invenção de moda local.

      Sobre serem “uma serie de faixas pintadas”, é importante observar que isso é o começo da coisa ainda; é muito comum começar esse tipo de intervenção usando protótipos, ver a coisa funcionando, receber feedback da vizinhança e só então implantar de forma mais “permanente”.

      Eu francamente gosto muito da ideia, e espero que isso se espalhe em Porto Alegre, pois nossas ruas, com pouquíssimas exceções, são positivamente hostis a pessoas.

    • O projeto não saiu do papel ainda Autobot. Foi só uma apresentação prévia com algumas atividades com a comunidade. Mas vou ver se vejo algumas imagens do projeto pra postar aqui. Já vi alguma coisa. Quem teve a ideia deste projeto foi a ONG WRI. Eu fui numa reunião sobre isso ano passado.

Trackbacks

  1. Porto Alegre apresenta projeto ‘Ruas Completas’ em Dublin, Irlanda

Faça seu comentário aqui: