Acesso à capital. Obra era prevista para ser entregue ainda em 2019; quando estrutura ficar pronta, antiga ponte passará por manutenção

Ontem, obra atingia mais de 80% de conclusão | ISABELLA PESCE/BTN
As obras da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, estão com mais de 80% dos trabalhos concluídos. Conforme o engenheiro responsável pela construção, Carlos Vieira, a medição do andamento referente a abril ainda não foi realizada. No entanto, o índice de conclusão da obra deve chegar a 83,5% ou 84%. O cronograma do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) aponta que a conclusão da nova ponte deve acontecer ainda neste ano. Porém, segundo Vieira, em função do reassentamento das famílias que vivem no entorno, a finalização dos trabalhos deve ocorrer somente no ano que vem.
“A gente tem um cronograma até o fim do ano, o cronograma vigente, mas que depende muito do reassentamento, que ainda não está equacionado. Então, a gente não tem ainda como dizer se vai conseguir ou não deixar este prazo. Tem a Justiça, o Ministério Público, a Defensoria, então não tem como determinar um prazo correto. Provavelmente não termina este ano”, disse o engenheiro.
Ao todo, 998 famílias que vivem em ambos os lados da ponte precisam ser realocadas. Segundo Vieira, a situação dos moradores das ilhas do Pavão e dos Marinheiros é mais simples, já que apenas cerca de 20 famílias demonstraram interesse em permanecer em suas atuais residências. Já processo de reassentamento dos proprietários das casas, comércios e instituições localizadas do lado leste da ponte, no bairro Humaitá, ainda nem começou a ser feito. O engenheiro acredita que, quando a obra ficar pronta, a antiga ponte deve ser paralisada por um período para manutenção. No entanto, os içamentos do vão móvel devem seguir acontecendo normalmente.
A nova ponte está sendo construída em uma altura mais elevada do que a antiga, para não precisar ser içada para a passagem de embarcações. O trecho que vai do bairro Humaitá até o km 99 da BR-290, onde fica a ponte sobre o Saco da Alemoa, terá duas faixas de tráfego em cada sentido e será administrada pela concessionária CCR Viasul.
Jornal Metro Porto Alegre / Bandnews
Categorias:Nova ponte Guaíba, Outros assuntos
o Jr. sentou em cima dos projetos e disse que quer as ilhas só pra quem pode pagar. Por isso, os projetos urbanísticos dos reassentamentos no arquipélago estão paraditos igual ao marchezito.
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