Produção será transferida para unidade em Campinas
A fabricante italiana de pneus Pirelli (foto) anunciou nesta segunda-feira (13) a reorganização das operações no Brasil. O projeto prevê a transferência da fábrica de Gravataí (RS) para a planta de Campinas (SP). A mudança será completada até meados de 2021. Desse modo, a multinacional italiana vai demitir ao longo desse período 900 funcionários da unidade gaúcha.
A empresa justifica que a localização de Campinas é logisticamente mais favorável por estar mais próxima das unidades produtoras de carro e de moto. De acordo com o comunicado da Pirelli, essa decisão levará a empresa a investir 120 milhões de euros (aproximadamente R$ 500 milhões) no Brasil entre este ano e 2021.
_______________________
Blog: A atividade fabril voltando a concentrar no Sudeste, como há algumas décadas. Devido a vários fatores mas, principalmente, a facilidade de logística nestes estados. Coisa que o RS ainda deixa muito a desejar.
Outro ponto importante a considerar: a falta de mais montadoras de automóveis no Estado. Este cenário poderia ter sido bem diferente caso a Ford tivesse se instalado em Guaíba. Iria potencializar toda a cadeia da indústria automobilística.
________________
Vale a pena ler a matéria da Veja que fala deste assunto:
https://veja.abril.com.br/economia/pirelli-anuncia-fechamento-de-fabrica-em-gravatai-rs/
Entre outras coisas, a matéria fala que a parte do complexo que fabrica pneus de caminhões será mantido em Gravataí. Menos mal.
“A fábrica de pneus para caminhões que opera nas mesmas instalações que a Pirelli, em Gravataí, e pertence à Prometeon – que também adquiriu a filial da Pirelli de Santo André – será mantida.”
Foto publicada pela Veja:

Foto: Pirelli / Gravataí
Categorias:Economia da cidade, Economia Estadual, Economia Nacional, Outros assuntos
AS EMPRESAS VÃO PARA AONDE ELAS PODEM LUCRAR , TER MELHORES OPORTUNIDADES DE NEGOCIO , PORTOS E ESTRADAS BONS – IMPOSTO E OQUE O RS OFERECE TUDO É CARO FRETE , IMPOSTO E QUALQUER 1% A + OU – PARA UMA INDUSTRIA GRANDE É MUITA COISA !!!!!! MUITA GRANA !!!!!!
CurtirCurtir
Em 2016 se produziu 3.6 milhões de carros, em 2016 subiu para 2,8 milhões e em 2018 se produziu 2.8 milhões de carros, ou seja sem carro não se produz pneus.
CurtirCurtir
Dilma, prometendo o PIBão reduziu o IPI para as montadoras estimulando as pessoas adiantar a compra de carros, se endividando, e prejudicando o mercado automobilístico com um surto de demanda que não se sustenta.
CurtirCurtir
Os chineses compraram boa parte da Pirelli e agora estão indo embora. Depois vem esquerdista falar dos EUA.
CurtirCurtir
Nao podemos esquecer que o RS fica em um dos extremso do pais.
Isso supostamente deveria ter forçado a acontecer um movimento estrutural logistico aqui no RS.
Aqui pelo contrario do restante do pais cada dia se ve menos obras do tipo, principalmente por parte do governo estadual, falido.
Ser empresario no RS é para poucos preparados e corajosos, aqui o ICMS é caro, a maioria das grandes estradas são de mao dupla e pista simples, das ferrovias so restou um pedacinho, dos portos sobrou a sub-utilização por falta de estrutura.
A segurança aqui não é maior que a da maioria dos outros lugares investiveis, em nossas estradas espremidas em meio a cidadelas é facil trancar o transito e roubar a carga.
CurtirCurtir
estradas espremidas em meio a cidadelas é fácil trancar o transito e roubar a carga ótima observação nunca tinha pensado nisso antes !!!!
CurtirCurtir
Uns dos ICMS mais caros do Brasil e com a desindustrialização do RS, até que durou muito.
CurtirCurtir
Vale lembrar que a Ford deve ir embora do Brasil em alguns poucos anos pois não vão aguentar muito tempo no mercado vendendo apenas o Ford Ka (os demais estão saindo de linha e fábricas sendo fechadas em SP e Argentina). As asiáticas vieram com força ao Brasil e devem ocupar o vácuo da Ford juntamente com a Renault.
CurtirCurtir
E a Ford não tem condições de se adequar ao mercado ????
CurtirCurtir
Nao esta tendo desde sua primeira falencia em 2008
CurtirCurtir
A FORD foi para Bahia e o Rio Grande do Sul perdeu. Quem era o Governador na época???
CurtirCurtir
tinha uma fabrica de pneus do LADO de uma montadora e ela não conseguiu se tornar competitivo fornecer pra GM. infelizmente perdemos uma grande industria, uma grande cultura
CurtirCurtir
Interessante que a Pirelli tem uma unidade lá em Camaçari – BA, exatamente para aonde “el bidogon rojo” tocou a laçasso a Ford. Reflexos tardios, mas ainda muito daninhos de governos cuja missão, absurdamente, o foco dos caras era derrubar o estado.
CurtirCurtir