PORTO ALEGRE: Manifestantes tomam as ruas e são chamados de ‘idiotas’ por Bolsonaro

Protestos. Mobilização contra cortes no Orçamento do Ministério da Educação reúne milhares de estudantes e se espalha por mais de 200 cidades.

Dos EUA, presidente minimiza atos. Na Câmara, ministro bate boca com deputados e culpa ex-governos pelo contingenciamento

bolso2O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) encarou ontem pela primeira vez as manifestações populares quando milhares de pessoas foram às ruas de cerca de 200 cidades de todos os estados e do Distrito Federal protestar contra os cortes no MEC (Ministério da Educação). De Dallas, no Estados Unidos, para onde viajou para receber prêmio de “Personalidade do Ano”, Bolsonaro classificou os atos como “naturais” e chamou os manifestantes – a maior parte estudantes – de “idiotas úteis”, que servem de “massa de manobra” para militantes.

Motivado, segundo o governo pela necessidade de se reduzir despesas, o bloqueio de verbas no MEC é de R$ 7,4 bilhões e vai afetar políticas públicas do ensino básico ao superior, além de bolsas de pesquisa e educação.

Os protestos reuniram universitários e secundaristas de todo o país, além de professores e funcionários da educação e outras categorias, que ocuparam as ruas em passeatas e interromperam as atividades em faculdades e escolas – públicas e privadas.

bolso1Os eventos foram convocados pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e outras entidades estudantis, e engrossado por sindicatos e centrais sindicais, que já haviam programado para ontem atos pelo país contra a reforma da Previdência.

As manifestações tiveram início nas primeiras horas da manhã e foram até a noite, sem registro de graves incidentes, além de ônibus incendiados no Rio de Janeiro.

Nos cartazes e nas palavras de ordem, predominaram os dizeres de que “educação é investimento, não gasto” e as ironias com a palavra “balbúrdia”, usada em entrevista pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, para definir parte das universidade do país.

Para a UNE, as declarações do ministro sobre o ambiente universitário, a suspensão de bolsas e o bloqueio dos recursos são “partes do mesmo pacote de desmonte da educação brasileira”. A entidade convocou a próxima manifestação para 30 de maio, na última quinta-feira do mês.

Capital gaúcha teve protestos

A mobilização alcançou parte das escolas no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Educação informou que contatou as 2,5 mil instituições de ensino e recebeu respostas de 500 delas. Desse universo, 123 responderam que as atividades haviam sido paralisadas.

Em Porto Alegre, a rede estadual também aderiu em parte ao protesto. Entre as instituições federais, alguns cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da UFRGS também não tiveram aula.

A estudante de arquitetura Sarah Domingues considera que o corte de verbas na educação é prejudicial e põe em xeque a continuidade de algumas instituições no estado. “A gente vai ter piores condições porque os cortes significam que várias faculdades têm risco de fechar em setembro.”

Durante o protesto em frente as faculdades de Educação e Arquitetura da UFRGS, a Brigada Militar usou bombas de efeito moral quando um grupo de cerca de 120 pessoas bloqueou parte da rua Sarmento Leite e da avenida Osvaldo Aranha. O comandante do 9o Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Moritz, afirmou que a ação policial não resultou em feridos.

O protesto reuniu cerca de 50 mil pessoas, segundo os organizadores, seguiu pela Esquina Democrática, túnel da Conceição e largo Zumbi dos Palmares. O reitor da UFRGS, Rui Oppermann, disse que o corte pode agravar a situação financeira da instituição. “Nós já vínhamos com dificuldades anteriormente, tanto que este mês a UFRGS não pagou a conta de energia elétrica, de R$ 1,8 milhão.”

‘Não somos responsáveis pelo desastre da educação’

Convocado pelos deputados para explicar o contigenciamento de verbas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou ontem em audiência na Câmara que o bloqueio dos recursos é culpa dos governos passados e bateu boca com parlamentares. “Não somos responsáveis pelo contingenciamento atual, o Orçamento atual foi feito pelo governo eleito de Dilma Rousseff e de Michel Temer, que era vice. Nós não votamos neles. Não somos responsáveis pelo desastre da educação”, afirmou o ministro, que classificou a trajetória da educação brasileira nos últimos anos como “involução”.

O ministro confirmou que falou anteontem com Bolsonaro ao telefone, mas disse que a informação de que se decidiu na conversa que o contigenciamento seria cancelado – como anunciado por líderes parlamentares que estavam com o presidente – foi um “mal entendido”. Weintraub bateu boca com os deputados, como quando sugeriu que eles não sabiam o que era uma Carteira de Trabalho e criticou que as pesquisas brasileiras não geram resultados. O ministro também foi vaiado por parlamentares de oposição e chamado de “covarde” e “convidado” a pedir demissão.

JORNAL METRO PORTO ALEGRE – 16/05/2019

___________________________________

Nota do Blog:

Parabéns ao Jornal Metro e à Rede Bandeirantes pela belíssima cobertura destas manifestações de um país insatisfeito com os absurdos deste (des)governo.

O Blog se mantém totalmente contra este governo de extrema direita e ditatorial e espera ansiosamente a sua queda, mediante as manifestações pacíficas e democráticas da maior parte da sua população.

____________________

mp-armas

 

 



Categorias:Manifestações, Outros assuntos

Tags:, , , , , , , , ,

24 respostas

  1. Comentários suspensos no post!
    Ofensas passaram do limite!
    Como vcs gostam de ditadura, acabo de suspender os comentários neste post.
    E caso apareçam em outros posts vou banir os autores.
    Aceito argumentos, não ofensas.
    E não sou do PT de uma vez por todas. Não existe somente duas opções, PT ou Bolsonaro.
    Cresçam pessoal ! Cresçam ! E depois vão comentar em blogs.
    Inacreditável o que ta acontecendo! Bando de hipócritas. Que vocês se fodam !!!

  2. Saindo do blog… depois dessa Simon, não dá mais. Te larguei petralha!
    Ótimo blog, acompanho faz muitos anos, mas pra mim deu. “O blog se mantém totalmente contra este governo ditatorial” …. e bla bla bla… foi demais pra minha cabeça.
    Me pergunto: onde estavam estes destemidos manifestantes e intelectuais de plantão, e blogueiros como vc Simon, sim voce mesmo, nestes anos todos!??? Quietos, mamando, curtindo o governo “dos sonhos”?!
    Como disse, este canal de discussões um dia foi uma ferramenta importante, agradável e que se preocupava com assuntos da cidade, muitas vezes discordava, mas ok, viviamos em uma democracia petista, coisa que pelo jeito, hoje não há mais, ao menos na cabeça de meia dúzia de ignorantes! Uma pena este canal não exercer mais este papel, hoje e uma ferramenta político-partidária, pra meter o pau em um governo que mal começou. Não concordo com tudo o que está acontecendo neste governo, mas te digo que tenho muito mais fe que em todos os mau caráter governos passados mais recentes. Tempo ao tempo, e assim seja!

    • E infelizmente não é apenas o governo nacional, mas também o municipal. Foi só começar a criticar os servidores públicos que o ataque começou, vide o post da trincheira de hoje. Uma pena mesmo.

  3. O fato de o governo do PT ter sido um desastre não deveria legitimar o pensamento propagado pelo presidente Bolsonaro. Uma pena uma pessoa tão ruim, e falo de índole mesmo, ter sido eleita. Impressionante como esse homem é incapaz de adotar qualquer política que não envolva prejudicar alguém. Pode ver, ele não faz nada que não esteja ferrando com a vida de algum infeliz. Não sei se sou alguém meio deslocado do pensamento político atual, mas sinceramente não entendo toda essa raiva dos outros, sobretudo de quem não é da classe e padrão “normal”, por assim dizer.

    Eu, como a maioria da população brasileira, não aguentava mais o PT, mas não era bem isso que eu queria no lugar. Mas enfim, está aí e agora vamos ver onde isso vai parar. Só acho que essa ideologia “pesada” não vai nos levar a lugar algum.

    E você que vai negativar esse comentário, deveria também pensar um pouquinho se as ideias propagadas pelo presidente Bolsonaro são próprias de uma sociedade sadia. Eu acho que não.

    • Exatamente isso. Vc faz parte da maioria da população neste momento pensando assim. Com certeza é um governo destrutivo da sociedade brasileira. Ainda tem muita gente cega, mas vão acabar se dando conta. Se não acontecer isso, são meros fanáticos. E falavam mal de quem era fanático pelo Lula.
      Que fique bem claro que não sou de esquerda. Mas muito menos dessa ultra direita fascista.

    • A política do fazer bem a todos já passou e deu no que deu. Infelizmente tem certos privilégios que devem ser quebrados em favor dos outros. E digo no âmbito nacional quanto ao municipal.

      Pelo visto tu deve ser contra a reforma da previdência que coloca os políticos no mesmo nível das pessoas normais. Pra ti eles deveriam continuar se aposentando ganhando 20 mil por mês. Porque pra ti “não pode prejudicar ninguém”. Pra ti os servidores municipais deveriam receber um bônus no salário simplesmente por irem trabalhar. Diferente de todos os outros funcionários do país. Parabéns. Tu acha que está sendo honesto,as infelizmente está sendo hipócrita.

      • Você está enganado. Eu sou a favor da reforma da previdência, fui a favor da reforma trabalhista e ainda sonho com a reforma fiscal, sobretudo se esta alterar a distribuição de competências mal realizada pelo nosso federalismo fiscal. Sou a favor também da limitação das aposentadorias ao teto do RGPS de todos os servidores da administração pública direta e indireta de todos os entes federativos.

        Já te poupando de usar o “coringa” de todos que defendem o presidente, tenho 33 anos de idade e desde os 17 anos tenho título de eleitor, e de lá para cá nunca votei em PT e assemelhados nem para vereador. Lamento que Fidel Castro tenha morrido sem não ter sido condenado pelos seus crimes, mas tenho a esperança de que o assassino Nicolás Maduro não terá a mesma sorte do ditador cubano. Falo isso só para deixar claro que você não está falando com militante, como parece ter equivocadamente suposto.

        Dito isso, quando critico o presidente me refiro ao fato de ele ser incapaz de respeitar pessoas que não são como ele. O sujeito implica com índio, quilombola, estudantes, professores, imprensa, homossexuais, enfim, como todos que não lhe agradam. Fica com essa agenda política medíocre, sempre procurando picuinha. Quero apenas que ele abandone os discursos de campanha e passe a atuar como presidente de todos os brasileiros, e não apenas da parte que o elegeu.

        Não vou me alongar, até porque aqui não é lugar pra ficar discutindo sobre política. Mas antes de terminar, deixo meu último registro: não importa o que o presidente Bolsonaro faça, ele jamais vai conseguir acabar com quem pensa diferente dele. As pessoas que ele despreza vão continuar existindo, quer ele queira ou não. Na qualidade de presidente da república, seria melhor que ele parasse de tratar quem não comunga das ideais dele como inimigo pessoal – até porque a cada ataque as pessoas atacadas vão revidar – porque se as coisas continuarem nesse ritmo vamos ficar no mínimo mais quatro anos estagnados.

  4. Lamentável a posição do Blog “O Blog se mantém totalmente contra este governo de extrema direita e ditatorial e espera ansiosamente a sua queda, mediante as manifestações pacíficas e democráticas da maior parte da sua população.”

    Desde quando um Governo é ditatorial somente por tomar decisões que não agradam uma parcela da população (a parcela perdedora das eleições). Eu votei neste Governo, não por amar o Bolsonaro, mas por ser a melhor opção dentre as viáveis. Concordo que João Amoedo pode vir a ser um grande Presidente, um dia. Não tinha a menor chance de vencer. Agora o Editor sugerir que a população vote no Ciro Gomes e no Alckmin é piada de péssimo gosto.

    Ao contrário do que afirma o Blog “um país insatisfeito com o desgoverno”, eu não estou insatisfeito e tampouco conheço eleitores insatisfeitos. Em que pese haja erros no Governo, sim, ele está fazendo o que prometeu (primeira vez na história que eu vejo um presidente comprometido com o que falou). E muita coisa não está acontecendo como deveria, não pelo presidente, mas por conta de partidos e políticos canalhas (PT, PDT, PSDB, PP, PSOL etc.).

    As pessoas estão viciadas em mentiras, falcatruas e politicagem da pior espécie que ficam horrorizadas em ouvir o óbvio (que ninguém quer ouvir) da boca do presidente.

    Em relação aos cortes na Educação, ninguém gosta. Mas é necessário cortar. Se as instituições não estão preparadas para um contingênciamento de 3,5% do orçamento (pois é disto que se trata, em que pese as polêmicas), esses gestores tem que ser demitidos. Qualquer pessoa física ou jurídica enfrenta um contingênciamento de 3,5% sem tanto drama. Lembrando que o custo de um aluno em uma Universidade Federal Brasileira é um absurdo, muitas vezes superando o custo por aluno do MIT, Harvard e Oxford. Ainda, vale ressaltar que um estudante de Universidade Federal custava o dobro de um estudante em universidade privada via FIES – https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2081/estudante-de-universidade-publica-custa-89-a-mais-que-aluno-fies

    Por fim, acho um enorme contrassenso estas pessoas que estão indignadas com um corte de 3,5% na educação e não estão fazendo campanha para aprovar a Reforma da Previdência. Ou seja, não querem corte em lugar algum. Imagina uma pessoa física com essa postura, em 06 meses quebra para nunca mais levantar.

  5. “O Blog se mantém totalmente contra este governo de extrema direita e ditatorial e espera ansiosamente a sua queda, mediante as manifestações pacíficas e democráticas da maior parte da sua população”

    Primeiro, esse blog é, ou pelo menos deveria ser, sobre questões urbanas de Porto Alegre, e não sobre política.

    Segundo, é “democrático” se manifestar a favor da queda de um governo DEMOCRATICAMENTE ELEITO?

    Não gosta do governo? Use seu papel como cidadão, fiscalize, critique, e aguarde as próximas eleições.

    Impichismo e instabilidade política são as receitas para o fracasso de qualquer nação. Mas muita gente não aprende isso. Se não gosta do governo, então, já sai querendo que ele caia.

  6. A educação Brasileira está no ranking mundial um dos últimos lugares, os piores. Fruto de herança do maldito desgoverno dos petralhas. Agora querem reivindicar melhores condições na educação. Hahaha. Tavam dormindo por 20 anos? Vão achar a solução para o problema que vocês criaram!

  7. Opções a este asno semi-analfabeto não faltaram, na esquerda havia o Ciro Gomes, na direita o Amoedo, e no centro o Alckmin, para todos os gostos e todos alfabetizados e melhores que Bolsonaro ou Haddad.

    • A população brasileira é de 80% de analfabetos funcionais. Sempre vao os dois piores para o segundo turno. Difícil fugir disso.

  8. Engraçado que quando a Dilma fez a mesmíssima coisa esse pessoal não reclamou. Também não vi nada aqui no blog sobre isso.

    • Sem querer fazer vista grossa para todos os problemas dos governos do PT, mas o que ocorre é o seguinte: de 2003 até 2014, houve muitos investimentos na educação federal. Novos cursos, novas universidades, aumento de vagas, etc. Por isso, quando chegou a crise, no segundo governo Dilma, havia a percepção de que o governo estava com “crédito” junto à população, pelo menos nessa área.

      É diferente do que ocorre agora, pois os cortes foram feitos logo no início do governo, e não foram com o argumento de que era por falta de recursos, mas sim por causa da suposta “balbúrdia”. Professores e alunos se sentiram ofendidos e menosprezados. E com razão.

      Durante o dia, Bolsonaro ainda teve a oportunidade de corrigir o erro, dizendo “nós entendemos a insatisfação dos estudantes, mas os contingenciamentos são necessários por causa da falta de verbas, é apenas temporário etc.” Seria uma postura inclusive coerente com a história dos chocolatinhos do Weintraub.

      Só que ele resolveu insistir no erro, e ofendeu novamente os manifestantes (“idiotas úteis”), e aí se afundou ainda mais. Tentou apagar o incêndio com gasolina.

      Já faz mais de três anos que o governo Dilma terminou. Tá na hora de virar o disco e começar a mostrar resultados, caso contrário, vão cair, da mesma forma que a Dilma caiu.

      • Que o atual governo não sabe fazer esse papel de comunicação com o povo, concordamos. Mas que a imprensa age de má fé com suas manchetes e frases tiradas fora de contexto também é uma verdade. Vide a matéria que fizeram sobre a explicação do ministro sobre contingenciamento, onde no título disseram que ele errou ao explicar e no próprio corpo da matéria eles falam que ele estava certo.

        É muito ingenuidade acreditar que foi apenas por causa da “balbúrdia” esse corte de gastos. É só ver a quantidade de casos de desvios que surgiram logo depois do anúncio do “corte”.

        E não são apenas 3 anos de déficit na educação. São mais de 20 anos, de gastos com cursos inúteis, “viagens sem fronteiras”, desvios de verba, criação de faculdades sem o menor preparo, onde o estudante se forma sendo só mais uma analfabeto funcional, sem nenhum preparo. Não é simplesmente injetar dinheiro para o problema da educação ser sanado. É injetar o dinheiro de maneira correta. E agora com um país afundado numa crise (que repito: não é de 3 anos, é de muito mais), o dinheiro tem que ser investido muito melhor.

  9. Vai esperar a queda sentado, pois não é o governo e sim mais de 55 milhões de pessoas. Acorda esquerdista o socialismo fracassou.

    • Não sou esquerdista. Mas não sou extrema direita burra e ditatorial também. Tem que ser um ou outro ?
      Deixa de ser burro tche !
      ACORDA !
      Ta contente com esse desgoverno ?

      • Eu votei no governo e estou contentíssimo. As reclamacoes por parte da mídia assumem a forma de fofoca, nada factual ou importante. Sob o ponto de vista de políticas publicas o governo atual e excelente.
        Os decretos sobre liberdade econômica e porte de armas sao muito positivos, as reformas submetidas pela justiça e pela previdência também.

    • Francisco, eu critiquei diretamente a postagem do blog de chamar a manifestação de “democrática” mas dizer que espera a “queda” do governo. Isso é no mínimo contraditório. O governo foi eleito e deve cumprir seu mandato, a não ser que cometa crime de responsabilidade conforme o art. 85 da CF, o que ainda não ocorreu. Querer queda do governo fora das hipóteses constitucionais tem nome: golpismo.

      Entretanto, sua postura também não é das melhores. Não vivemos em uma bolha onde existem bolsonaristas e socialistas. Não é porque alguém é contra esse governo que é socialista. Isso não faz o menor sentido. Não existe só preto e branco. O mundo não é binário.

      Ao agir assim, você fala igual aos petistas que chamam de “fascistas” todo mundo que não é do PT.

      Essa bipolarização na sociedade transformou todo mundo em “fascista” ou “socialista” quando a extrema maioria das pessoas não é nem um, nem outro.

      Mas, se você considera que, quem não pensa igual a você, é um extremista do lado oposto, isso é um indicativo que você mesmo possivelmente seja um extremista e não tenha percebido isso.

      Reflita.

      Um abraço.

  10. Idiota é vossa excelência.
    “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios” Darcy Ribeiro

    • Pois é. Passaram-se esses 20 anos, com o senhor Lula no poder. As coisas foram diferentes do que o Darcy Ribeiro previu?

      Quem é o verdadeiro culpado pelo estado atual?