Seis empresas apresentam propostas de obras do Trecho 3 da Orla

imagem195045

Entre as melhorias previstas, está a maior pista de skate da América Latina  Foto: PMPA/PMPA

Cinco empresas e consórcios nacionais e um internacional (Portugal) apresentaram propostas para as obras de revitalização do Trecho 3 da Orla do Guaíba, que compreende a área da foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante. A entrega dos envelopes 1 (habilitação) e 2 (proposta financeira) ocorreu pontualmente às 14h30 da sexta-feira, 21, na Sala da Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda. A concorrência internacional definirá a empresa ou consórcio que será responsável pelas obras.

 “O primeiro trecho da Orla foi um sucesso e rapidamente se transformou em um novo cartão postal da cidade, devolvendo o Guaíba ao cidadão”, lembra o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Agora, nosso desafio é seguir elevando a autoestima dos porto-alegrenses e atrair pessoas de fora, oferecendo espaços públicos com segurança e conforto. A recuperação financeira da prefeitura nos abre novas oportunidades em muitas áreas”, enfatiza.

Os interessados que compareceram e estão participando do processo são as empresas Toniollo Busnello, Sultepa, Tecon, Construtura Pelotense e os consórcios DT Guaíba (DP Barros e Traçado) e ACA/RGS (Alberto Couto Alves, RGS, Alberto Couto Alves AS), de Portugal. Os envelopes contendo a habilitação foram abertos às 14h43 diante de todos e rubricados por representantes dos grupos. A comissão terá cinco dias úteis para examinar a documentação.

As vistas ao processo por parte das empresas e consórcios ocorrerão a partir de quinta-feira, 27. Estarão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – plataforma que integra todos os processos que tramitam no Executivo. Ainda não há data para o inicio dos prazos de recursos. Após esta fase, o resultado será definido com base na menor proposta financeira apresentada.

SMF - Abertura dos envelopes do edital do Trecho 3 da Orla

Interessados entregaram envelopes à Superintendência de Licitações  Foto: Alex Rocha/PMPA

O vice-prefeito e coordenador do Grupo de Trabalho do Trecho 3 da Orla, Gustavo Paim, diz que o interesse de tantas empresas e consórcios nacionais e internacionais na revitalização da Orla do Guaíba é uma ótima notícia para Porto Alegre, que já tem o Trecho 1 como exemplo de sucesso. “Demonstra que todo o trabalho do corpo técnico da prefeitura na elaboração do orçamento e do processo licitatório está sendo exitoso”, afirma.

Projeto – A área de intervenção é de 14,6 hectares ao longo da Orla. O projeto, de autoria do arquiteto Jaime Lerner, prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores dos tipos cedros, figueira, jerivá, cerejeira e coronilha, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no Trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Com investimento total estimado em R$ 57 milhões, a prefeitura executará a obra com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Dmae. O restante será pago pelo Tesouro Municipal.

O Trecho 1 da Orla do Guaíba, também projetado pelo arquiteto Jaime Lerner, foi entregue revitalizado em junho de 2018. O ato marcou o reencontro da cidade com o Lago Guaíba e registra público recorde entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias durante os finais de semana.

Prefeitura de Porto Alegre

 

 



Categorias:ORLA, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla, trecho 3 da orla

Tags:, , ,

8 respostas

  1. PARABÉNS , Porto Alegre foi uma….com a ORLA REVITALIZADA….é OUTRA….não me canso de fazer CAMINHADAS apreciando o ÓTIMO TRABALHO….fico torcendo que comece LOGO a 3..parte…!!! VERDADEIRO CARTÃO POSTAL de POA!!!

  2. 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva??? já não prestou!! horrível ficaria!!!

  3. Dizem que há um consórcio espanhol interessado. kkkkk

  4. Não ha projeto definido

  5. Proibir flanelinhas.
    No trecho 1 tem 5 flanelinhas por carro.

  6. E o trecho 2?

Faça seu comentário aqui: