Orla turbina negócios às vésperas do aniversário

1 ano. Proprietários e gerentes de bares e do restaurante à beira do Guaíba têm pouco a reclamar do espaço nobre da capital

orla1

Ontem, movimento era pequeno na região | ANDRÉ MAGS/METRO

No sábado, a revitalização da orla completa um ano. Ainda que os bares e o restaurante tenham sido inaugurados depois de 29 de junho de 2018, proprietários e gerentes dos espaços já têm uma boa percepção dos negócios desde os últimos meses do ano passado até agora. E o resultado da equação entre bons e maus aspectos tem sido positivo.

A segurança talvez seja um dos pontos mais saudados pelos frequentadores da nova orla. Os comerciantes concordam, mas citam detalhes que talvez passem despercebidos por quem não está no local diariamente. Segundo Soraia Maria Rosso Saloum, mais conhecida como Tia Carmen, o policiamento é instável. “Não é sempre que tem”, afirma a proprietária do Sheik Burger, o primeiro bar da orla, no sentido da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias.

orla3

CAPA DO JORNAL METRO

Outro aspecto ruim é a concorrência desleal. “Para nós, dos bares, o que incomoda são os ambulantes que não têm regulamentação”, diz Leandro da Silva de Oliveira, dono do Sunset POA, que fica logo depois do Sheik Burger. Oliveira também reclama da falta de estacionamento, o que deixa os motoristas nas mãos de flanelinhas. “Eles ficam extorquindo os frequentadores.”

Ramon Nobre, um dos três proprietários do Bar do Espartano, logo adiante, faz coro. Segundo ele, guardadores de carros chegam a cobrar R$ 20 por uma vaga. Ele também concorda com os argumentos de Soraia sobre a segurança. “Aqui fica bem policiado no fim de semana. Durante a semana, menos.”

orla2

Chuva atrapalha

Uma questão levantada pelos comerciantes é a época do ano para os negócios. No verão, o movimento é mais intenso, mas o frio reduz a presença, comenta Oliveira. Nobre não concorda totalmente. Conforme ele, o frio não prejudica, e sim a chuva. “Seria bom botar um toldo ou lona em casos de chuva, mas, por determinação do edital, só pode instalar ombrelones.”

Um dos três gerentes do restaurante 360 POA Gastrobar, Matias Zanela não tem muito do que reclamar. O negócio vai bem, o movimento é bom, a segurança é eficiente. Restam detalhes: “À noite, ouvimos reclamações sobre estacionamento. E umas coisas, como quando tivemos que chamar a Guarda Municipal porque tem gente que fuma maconha aqui no entorno. Tem um pessoal também que vem urinar na volta, né”.

Jornal metro Porto Alegre – 27/06/2019



Categorias:ORLA, Orla Moacyr Scliar, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

7 respostas

  1. Impressões da imprensa argentina sobre Porto Alegre.

    Curtir

  2. Os flanelinhas realmente são uma PRAGA!!!

    Curtir

  3. Pena que nao tem muita sombra la…

    Curtir

  4. A Orla é um sucesso, fato, e está mostrando que quando é feita então infraestrutura adequada o potencial de Porto Alegre se manifesta e fantasticamente! Demonstra que a cidade tem de continuar avançando, que urbanistas competentes são essenciais né, e que as mentes tacanhas vão ficando para trás com os tipinhos bem caladinhos porque não têm mais argumentos para seu enjoativo blá blá blá, toda aquela aporrinhação de atraso de vida pela qual lutam. Acredito que as normas tem de ser respeitadas, o porto-alegrense precisa aprender a seguir regramento, e a meu ver esse papo aí de oh a chuva atrapalha e precisaríamos colocar toldo ou “lona”, pelo amor de dio lona, ninguém merece!, já é um caminho para ir desvirtuando o perfil bacana e bonito da ora gloriosa Orla do Guaíba. Chuva na real quando cai afeta o movimento e causa transtornos para qualquer um de qualquer maneira, isso é literalmente natural. Regras e mais regras quantas mais forem necessárias para que Porto Alegre se torne uma cidade boa, organizada e seu povo mais e melhor civilizado.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: