Prédio do Inter prevê mirante na cobertura

25299643

Imagem: Hype Studio

Divulgado pela imprensa hoje, dia 3 de agosto, mostra que a idealização do prédio mais alto do Rio Grande do Sul, com 42 andares, prevê um restaurante e um mirante aberto ao público sobre o restaurante.

Considerando que estas imagens são somente renders, somente ideias para o projeto, e não um projeto propriamente dito, não quer dizer que se sair do papel, o projeto será exatamente igual a o que mostram os renders.

Vejam os renders (e não projeto):

25299638

25292349

25299641

Algumas informações sobre o futuro projeto:

  • O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) já tramita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde há informações de que está “praticamente aprovado”. O documento pede a flexibilização da altura máxima da edificação, uma vez que, atualmente, o Plano Diretor de Porto Alegre prevê prédios de até 52 metros.
  • O clube busca autorização para a construção de um complexo imobiliário que, segundo um projeto inicial, inclui duas torres (sendo uma de hotel e flat e a outra de apartamentos e escritórios), galeria comercial, centro de eventos, estacionamento para mais de 400 veículos, marina e píer no Guaíba. A maior torre poderia ter até 130 metros de altura, cerca de 3,8 vezes o tamanho do estádio.
  • Com as autorizações alcançadas, o Inter deverá chamar as principais construtoras do país para apresentarem propostas e, então, adotar um sistema de permuta, recebendo uma porcentagem por área construída.
  • Não há garantias de que o Inter pode usar o terreno para esse fim. A área foi doada há 62 anos ao Sport Club Internacional no governo do então prefeito Leonel Brizola para “uma praça de esportes” — que se transformaria no Beira-Rio.
  • Tramita desde maio na Câmara Municipal um projeto da prefeitura que autoriza a construção do empreendimento imobiliário entre o estádio e a Rua Fernando Lúcio da Costa (próximo à estátua de Fernandão) e também permite “alienar as unidades a terceiros”.
  • Segundo a prefeitura, não é necessário encaminhar outro projeto à Câmara para autorizar a construção: esse empreendimento é considerado um projeto especial, e não requer alteração no Plano Diretor.
  • O projeto do EVU deve ser votado pelo Conselho do Plano Diretor ainda neste mês, conforme previsão do presidente da entidade, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm. Ainda assim, não significa que o projeto já poderá sair do papel: além da apreciação na Câmara, ainda precisam tramitar dentro do Executivo a análise do projeto arquitetônico e as licenças ambientais.

projecao1projecao2



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Complexo do Internacional, Outros assuntos

Tags:

21 respostas

  1. Até onde lembro, antes da copa de 2014 foram regularizadas as propriedades do internacional e os terrenos que os cercam.

    Inicialmente a prefeitura havia doado um pedaço do guaiba para o inter construir seu estádio ( nao somente a área do estadio)

    Apos a construção do parque marinha o inter havia invadido algumas áreas mas apos isso, tambem perdeu parte de seus terrenos regulares para a prefeitura construir o alargamento da av Pinheiro borda, duplicação da Edvaldo e também construçoes das ruas A E B.

    As vesperas da copa 2014, até onde me consta, havia se feito as permutas destas áreas, regularizando e limitando o que era do inter e o que era da prefeitura.

    Ainda pelo que lembro havia uma outra contrapartida da prefeitura com o inter que seria a obrigação do inter de atender x crianças carentes como alunos nas escolas de futebols ao longo de x anos, isto em troca da área do parque gigante (ou centro de treinamento a beira do guaiba, nao lembro ao certo), tambem áreas invadidas pelo inter.

    Espero que finalmente esteja tudo acertado, pois uma cidade séria nao pode mais fazer gentilezas a grandes e milionarios clubes de futebol sem nenhuma contrapartida.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: