Prefeitura conclui primeira etapa de remoção da Vila Nazaré

SMDSE - Mudança das Primeiras Famílias da Vila Nazaré

Primeiras famílias foram transferidas para loteamento no bairro Sarandi  Foto: Luciano Lanes/PMPA

Será concluída, na próxima segunda-feira, 12, a primeira etapa da remoção da Vila Nazaré, mas a prefeitura não poderá dar continuidade à transferência das famílias porque terminou sem acordo, no início da noite dessa quinta-feira, 8, a audiência de conciliação na 3ª Vara Federal de Porto Alegre. A primeira etapa começou em junho e beneficia 128 famílias, faltando apenas três mudanças para que seja encerrada. Ao todo, cerca de 1,3 mil famílias precisam sair do local para garantir a ampliação da pista do aeroporto.

No mês passado, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Ministério Público e Defensoria Pública do Rio Grande do Sul ingressaram com a ação contra a Fraport  pedindo que sejam suspensas as remoções até  a conclusão do cadastro de todos os moradores e que a empresa se responsabilize pelos custos do reassentamento. O Município também é réu no processo.

O cadastramento das famílias teve início no ano passado, quando a Fraport contratou empresa especializada para este fim. Problemas relacionados à segurança dificultaram o trabalho. Até o momento, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) recebeu 1,3 mil cadastros.

O procurador-geral do Município, Nelson Marisco, acredita que o Juízo irá reverter a medida liminar, tendo em vista que os empreendimentos estão prontos para receberem as famílias da Vila Nazaré e há risco de que sejam invadidos caso permaneçam vazios. “É inegável que a transferência para esses dois loteamentos promove uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, destaca.

As famílias serão transferidas para dois empreendimentos vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida: o Nosso Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, e o Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. No dia 19 de junho, a Prefeitura e a Fraport assinaram acordo para que a empresa assuma obras complementares nos dois empreendimentos. O valor investido pode chegar a R$ 30 milhões.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Outros assuntos

Tags:, ,

2 respostas

  1. Tudo tão tranquilo e até elogiável entre a prefeitura de Porto Alegre e a Fraport, uma relação harmoniosa que estava gerando a transferência dessas famílias para moradias dignas que nunca tiveram e dando condições para o começo dos trabalhos de uma das mais importantes e estratégicas obras de infraestrutura para o estado gaúcho, que é a ampliação dessa pista do Salgado Filho e daí aparecem em cena esses órgãos criando toda essa tempestade que sequer conseguimos entender qual seria a inconformidade, ou o que estão propondo!? E ficamos assistindo estupefatos a criação de contratempos e empecilhos para essa empresa que veio fazer e faz ok, o que ninguém nunca fez em favor do fundamental reposicionamento do estado gaúcho no tocante ao transporte aéreo de passageiros e especialmente de cargas. É estranho demais, é absurdo demais!

    Curtir

    • Pois é, não da para entender qual o proposito disso, pois se a prefeitura está fazendo a transferência dessas famílias junto com Demhab para um local que eles tenham uma vida digna, e para que a obra da ampliação da pista começasse dentro do prazo previsto, se estava indo tudo muito bem, pra que parar ? quem perde é o estado, pois é uma obra importante para a economia gaucha tanto de carga como de passageiros, isso não tem nexo, deixa eles seguirem, pois a Fraport ta fazendo o que não foi feito a anos, entregar um terminal moderno, maior com possibilidades de novos voos, eu sou um frequentador assiduo do SF, e nunca vi um terminal ficar tão bonito como o nosso está ficando, ai aparece um que faz uma tempestade em copo de agua. o mpf deveria rever seus conceitos sobre isso e repensar novamente no que está fazendo.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: