Decisão judicial aponta retomada da remoção de famílias da Nazaré

SMDSE - Mudança das Primeiras Famílias da Vila Nazaré

Cerca de 1,3 mil famílias serão remanejadas a partir desta quinta-feira  Foto: Luciano Lanes/PMPA

A 3ª Vara Federal de Porto Alegre determinou que a prefeitura continue a remoção das famílias que vivem na Vila Nazaré. A decisão foi proferida na noite desta quarta-feira, 14, em resposta à ação ajuizada pelo Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Ministério Público e Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, que pediam a suspensão do reassentamento. Ao todo, cerca de 1,3 mil famílias serão remanejadas para os loteamentos Nosso Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas, localizados nos bairros Sarandi e Mário Quintana, respectivamente. Após a decisão, o prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou que os trabalhos sejam retomados ainda nesta quinta-feira, 15.

De acordo com o procurador-geral do Município, Nelson Marisco, foi possível comprovar que foi concluído o cadastramento e que existe solução habitacional adequada para as famílias. “Demonstramos que a grande maioria dos moradores querem sair do local e que a transferência para esses dois empreendimentos promove uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, destaca. Em junho, a Prefeitura e a Fraport assinaram acordo no qual a empresa se comprometeu a concluir as obras complementares nos dois empreendimentos, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões.

Segundo a decisão, “a premência na conclusão do processo de reassentamento em comento é inequívoca, não apenas à vista do evidente interesse público existente na ampliação do Aeroporto Salgado Filho, mas sobretudo em face da situação de vulnerabilidade a que notadamente estão submetidas as famílias residentes na Vila Nazaré”.

O juízo determinou que a remoção prossiga dentro dos moldes que vinham sendo utilizados pelo município e Departamento Municipal de Habitação (Demhab). “Ao que se pode inferir do processado, a manifestação de vontade das famílias está sendo respeitada, não tendo sido minimamente comprovada a realização de remoções forçadas pelos réus em questão”, diz a decisão.

Para o Superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Emerson Corrêa, os maiores beneficiados são as famílias que querem sair da Nazaré e manifestaram este desejo. “A decisão reconhece  o trabalho que o departamento está realizando e os esforços para que as pessoas tenham uma moradia digna de forma justa e legal”, afirma. Na última segunda-feira, 12, o Demhab concluiu a primeira etapa da transferência, com 128 famílias já realocadas.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Outros assuntos

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Ganha a cidade, e principalmente o Estado, decisão mais do que correta.
    Agora deixem a Fraport trabalhar para finalizar tudo isso dentro do prazo.

    Curtir

  2. Decisão para ser celebrada, que considerou de forma ampla a situação. Fica no ar o quê esses órgãos que se intrometeram em um processo todo redondinho, bem pautado e fluindo, pretendiam afinal? Ainda bem que com essa sentença a situação volta à normalidade e os trabalhos de realocação das famílias podem avançar criando condições para que na sequência as obras de ampliação da pista possam começar e se desenvolver dentro dos cronogramas. E é por isso que aplaudimos veementemente a(o) magistrado(a) que tomou essa decisão justa!

    Curtir

    • Tem muita gente (principalmente no meio político) que está usando este processo e as pessoas atingidas como forma de promoção de sua doutrina ideológica.
      Uma pesquisadinha rápida pelo tema abre uma gama de páginas de procedência duvidosa, abertamente apoiadas e orientadas por políticos, falando em nome de toda a população da Vila Nazaré.
      É muita mesquinhez se aproveitar da desgraça alheia para a auto-promoção.

      Curtir

  3. Tem de transferir cercar a are e colocar guardas de preferência armados lá,ano que vem tem eleição em Porto Alegre ai começa a industria da invasão patrocinada pela turma do bem.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: