Prefeitura limpa locais vandalizados do Largo dos Açorianos

imagem199972

Paredes do viaduto e bancos de concreto foram pichados com tinta vermelha  Foto: Divulgação/PMPA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), recuperou nessa segunda-feira, 26, os locais vandalizados do Largo dos Açorianos. Inaugurado na última quinta-feira, 22, o espaço amanheceu essa segunda com as paredes do viaduto e bancos de concreto pichados com tinta vermelha. As áreas afetadas foram limpas por funcionários do DMLU.

“Não iremos nos curvar ao vandalismo e voltaremos quantas vezes forem necessárias, torcendo para que eles sejam presos na próxima vez. Seguiremos vigilantes!”, afirma o secretário Ramiro Rosário, que solicitou a limpeza imediata das pichações. Os moradores também podem denunciar esses casos pelos telefones 153 (Disque Denúncia) ou 156 (Fala Porto Alegre).

 

imagem199976

Moradores podem denunciar casos de vandalismo pelos telefones 153 ou 156  Foto: Divulgação/PMPA

A Guarda Municipal atua em patrulhamentos ostensivos regulares durante 24h por dia no Largo dos Açorianos, assim como em outros pontos da cidade. Também em ações com a Brigada Militar e Polícia Civil. Já existe projeto para a instalação de câmeras de monitoramento no Largo dos Açorianos.

A Lei Complementar 832 de 2018 estabelece punições para atos de depredação e vandalismo do patrimônio público ou privado. No período de janeiro até agora, a Guarda Municipal registrou 34 denúncias de pichação, e 22 pichadores foram detidos.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Outros assuntos, Parque dos Açorianos, Pichação, Reforma Açorianos

7 respostas

  1. Claro que pixar é errado etc.. mas essas manchas na foto da reportagem tem mais cara de vinho derramado do que qualquer outra coisa, em fim, vi na tv em reportagens que alem dessas manchas houveram pixações reais em menor tamanho la.

    Uma penaque em um baita projeto desses esqueceram de incluir na licitação a pintura anti pixação, que escorre tudo que se pinta nela e que sai facil a sujeira na hora da limpeza… Tomara que resolvam isso rapidamente.

    Curtir

  2. Bom ao menos que a prefeitura agiu rápido para limpar, mas é importante estudar esse maléfico fenômeno da pichação que detona essa cidade, para criar estratégias e implantar uma política eficaz de repressão contra esses pichadores imundos.

    Curtir

    • A repressão vai além dos pichadores, porque a cidade é um grande depósito de lixo. Qualquer lugar que se observa tem lixo jogado. Passei na Ipiranga em frente ao Bourbon há alguns dias, observei desde o cruzamento com a Salvador França até a ponte da Guilherme Alves. É vergonhoso. A beira do arroio só tem lixo.
      Envolve não só os mendigos, mas também o Dmlu e principalmente a população, que é meio “porca”. Poa é uma cidade suja e mal cuidada.. e não se têm programas ou campanhas para tentar mudar esta situação, infelizmente.

      Curtir

      • Então, entendo o que dizes. Mas a questão é, a cidade está assim, todavia não merece nem precisa ser assim. Pelo que expusestes muito bem, o problema é gigantesco, tão grande que gera desesperança e impotência. Mas o que tem de ocorrer é começar uma movimentação ao menos quanto a um dos problemas urbanos, e atacá-lo de frente, como pode ser mandar uma mensagem clara de que a sociedade não aceita que os espaços públicos sejam detonados por seres ignorantes como são esses pichadores selvagens. E com certeza as pessoas se reconhecendo na indignação, compreendendo a importância de se unir e apoiar iniciativas em prol da cidade, vão se habituando a reagir e como numa reação em cadeia esta nova postura vai se estendendo para os demais aspectos problemáticos da realidade da cidade, como essa questão dos resíduos urbanos em que os órgãos são incompetentes e boa parte da população “porca”. O que nota-se é que hoje as pessoas estão acostumadas uns a sujar, detonar, enquanto os outros a reclamar e apenas isso. Tudo é uma questão de START, movimento, posição clara e ação efetiva. Nesse sentido a pronta ação da prefeitura em limpar é algo elogiável. A meu ver apesar dos pesares há caminhos ultra bons para uma Porto Alegre melhor, para ser o tudo o que pode ser, um lugar agradável, atraente, singular e incrível. E é chegado o momento!

        Curtir

        • O que falta é uma campanha forte no sentido de agilizar a coleta e fazer a destinação certa do lixo, armazenando em local correto, como os conteiners e também em lixeiras, ao invés de a população largar sacolas nas calçadas, facilitando a ação dos mendigos. Já o poder público, fazer a coleta de forma mais eficaz e combatendo os depósitos irregulares, multando pesadamente as empresas e a população também. Não vemos ações mais rigorosas neste sentido. Nem vou falar de serviço de capina e poda, outro problema da cidade..

          Curtir

  3. Somos nada mais do que selvagens vestidos de gente. PERIOD

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: