
Ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 13, a apresentação do Projeto de Priorização do Transporte Coletivo, no Salão Nobre do Paço Municipal
Foto: Joel Vargas/PMPA
A prefeitura vai mais do que dobrar o número de faixas exclusivas para o transporte coletivo em Porto Alegre. Nos próximos seis meses serão implantados 22 quilômetros em 16 trechos da Capital, aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros existentes hoje. A ampliação faz parte do Projeto de Priorização do Transporte Coletivo, apresentado nesta sexta-feira, 13, pela Prefeitura de Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
As medidas contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, e também para a diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. Isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Além disso, com viagens mais rápidas, sem congestionamento, é possível economizar combustível, o que influencia na redução geral do preço da passagem. Os locais foram escolhidos a partir de um trabalho de diagnóstico, desenvolvido pela EPTC, que identifica os principais gargalos de transporte que devem ser solucionados para melhorar a circulação dos coletivos.
Locais que receberão faixas exclusivas – Avenida Independência, Mostardeiro, Goethe, Rua da Conceição (dois sebtidos), avenida Mauá, avenida João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama / Luiz Englert, avenida Siqueira Campos, avenida Ipiranga trecho II e III, avenida Silva Só, avenida Azenha, avenida 24 de Outubro e avenida Plínio Brasil Milano.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirma que este é um marco importante para a cidade, que beneficia diretamente 370 mil pessoas que usam o transporte coletivo diariamente. Marchezan ressalta a necessidade da população entender as mudanças que estão sendo feitas para recuperar a viabilidade do transporte público. “É preciso valorizar o interesse coletivo para construirmos uma Porto Alegre melhor para todos”, diz.
Segundo o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello, a medida resgata uma iniciativa de 1977, com a implantação dos corredores de ônibus, do qual a Capital gaúcha foi pioneira. “São ideias que podem transformar a forma de locomoção da cidade. Agradeço ao prefeito por enfrentar os desafios que podem mudar a realidade do transporte coletivo”, destaca o secretário, ressaltando que a medida deve atrair mais passageiros.
O diretor-técnico da EPTC, Marcelo Hansen, explicou que cada usuário que usa as 154 linhas dos itinerários que vão receber a medida (41% do total das 373 linhas da capital) terá um ganho médio de 25 minutos no deslocamento. Varia de 5min até 35 min, dependendo do trecho utilizado. Atualmente Porto Alegre conta com 17 km de faixas exclusivas.
O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, destaca que a qualidade de vida de uma população está ligada, também, à qualidade do transporte público. “Não é só uma obra, mas uma mudança de cultura. É uma missão priorizar o coletivo para quem mais precisa”, afirma ele.
A presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, elogiou o trabalho realizado pela equipe da EPTC e disse que o usuário será o maior beneficiado. “O transporte coletivo necessidade de uma via segregada. Teremos uma cidade mais humana e sustentável”, salienta.
O presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, também elogiou a iniciativa. “A intervenção urbana para a implantação de faixas exclusivas de ônibus é barata e rápida, com enorme retorno para a sociedade”, destaca.
Presente no evento, o vereador Reginaldo Pujol lembrou da década de 70 quando participou do projeto dos corredores de ônibus e elogiou a coragem da administração Marchezan em enfrentar as mudanças necessárias.
Serviços – A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) tem atuado em diversas frentes para requalificação asfáltica de trechos que receberão as faixas exclusivas. Entre os locais que já receberam intervenções estão as avenidas Independência, Mostardeiro, Goethe, Mauá, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama e Luiz Englert.
Também participaram do evento os vereadores Mauro Pinheiro; Valter Nagelnstein; secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; diretor de operações da EPTC, Paulo Roberto Ramires; diretora-presidente da Carris, Helen Machado; vice-presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros, José Alberto Guerreiro, diretor executivo da ATP, Gustavo Sminovschi; coordenador de Mobilidade Urbana do Programa Cidades do WRI Brasil, Guilhermo Pelzhold; diretor do Sindicato dos rodoviários, Sérgio Edson Lopes; diretor da estação rodoviária de Porto Alegre, Giovani Luigi, entre outros convidados.
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Essas faixas são importantes para o deslocamento de grandes massas. O problema que vejo é na execução do processo de pintura e no final das faixas exclusivas. Cito o exemplo do final da av. Ipiranga, centro-bairro, com a av. Antônio de Carvalho. Ali, os ônibus saem da faixa exclusiva e algunst em que cruzar toda a av. Antônio de Carvalho para fazer o retorno e subir essa avenida (linha T4) ou seguir pelo corredor da av. Bento Gonçalves. Creio que ali deveria ter um semáforo exclusivo para os ônibus com sensor presencial, assim, quando houver ônibus no local, o sinal para os carros fecha, tornando mais fácil a travessia dos coletivos.
Agora, neste novo planejamento, vejo um problema do mesmo tipo em relação à Rua da Conceição e à av. Mauá. Na Rua da Conceição já há muita bagunça por conta da Rodoviária, a saída da cidade e as diversas entradas para o centro ou para a zona da Voluntários da Pátria. É mais um local em que o planejamento será crucial… Vejo que a faixa exclusiva deve ficar à esquerda dos carros dentro do túnel, mas em frente à Rodoviária nascerá um problema pois os ônibus terão que cruzar para o lado direito da rua e, neste caso, também sugiro um semáforo a fim de evitar problemas.
Já na av. Mauá, os ônibus saindo da Rodoviária deveriam trafegar pela direita ou pela esquerda? Talvez pela esquerda mesmo, porém há muitos estacionamentos e entradas para o centro histórico, assim complica para o deslocamento dos coletivos. Se jogar para a direita a faixa exclusiva, complica para quem está entrando na cidade vindo da Castello Branco… Quero só ver como farão.
Também acho que deveria haver um semáforo para os carros e ônibus no cruzamento que pintaram em frente à Rodoviária a fim de evitar acidentes dos motoristas desatentos…
Só algumas observações de quem trafega pelas vias diariamente (agora de moto, mas já foi de bicicleta, de carro e de ônibus).
Concordo e falo isso há anos. Isso já caiu de maduro. Não adianta encher de faixas pela cidade se tu tens trocentas linhas redundantes. É só ver a Farrapos ou Assis Brasil em horário de pico. Os carros andam mais rápido que o corredor. Linhas troncais e terminais de transbordo é a única coisa que pode melhorar a visão das pessoas sobre o transporte público. No começo, ela chiariam por ter que fazer baldeação, mas depois de um tempo perceberiam que é mais rápido. Isso, é claro, unido com paradas decentes, limpas e com mostradores digitais nas paradas indicando o tempo pros próximos ônibus, usando o tal GPS instalado nos veículos.
POA só tem 17km de corredores? Só na terceira perimetral tem uns 10 km de corredor, entre a benjamin e a teresópolis. Fora Farrapos, Assis Brasil, Protásio, Bento, Sertório, Érico. Tá muito errado esse número. A não ser que por “faixas” eles queiram dizer essas novas, tipo a da Nonoai/Cavalhada.
Meo deos… Azenha vai ter faixa exclusiva??? Uma faixa pra ir e uma pra voltar??? Meo deos.. Caos.
Essas faixas não vão trazer novos passageiros pois os porto alegrenses já abraçaram os transportes individuais privados, bikes e patinetes pois eles trazem liberdade, ao contrário do transporte coletivo estatal engessado e outra, 36% dos passageiros de PoA NÃO PAGAM PASSAGEM ou seja, parasitam o sistema!
Então, sério mesmo que o prefa acha que vai conseguir devolver o roubo e os privilégios pro bolso dos donos de ônibus que pagam a sua propina.
E no mais, festival de lorota e chutes: viagens mais rápidas reduzem combustíveis que iram reduzir o preço da passagem. RINDO PAKAS. Maior caô!
Querem melhorar a mobilidade urbana de PoA deixem o sistema de transporte ser livre sem essa fonte corrupção e atraso chamada concessão pública.
tentei resumir isso la embaixi… ninguém entendeu.. 17 dislikes kkkk
Agora sim, pintando faixas serão resolvidos os problema de transporte coletivo e trânsito de Porto Alegre….
Faltou na Nilo Peçanha! Tem duas universidade (unisinos, e ritter), um mega shopping (iguatemi), e uns shoppingzinhos (Viva, etc), o Anchieta, enfim, uma avenida cheia de polos atrativos de pessoas!
é pouco.. não confio nesse governo
Beleza, agora a pergunta que não quer calar, quando irão começar a trocar os onibus caindo aos pedaços que circulam pela cidade ?
6 anos depois do fracasso de 2013 que em vez de mais poder popular e mais e melhor democracia afundou-nos no pior da extrema direita.
Isso demonstra o quão descolado “nossos líderes” estão da cidadania.
6 anos depois: a passagem custa o dobro. A licitação do transporte público corou os mesmos sanguissugas do transporte público. 6 anos depois é mais prático, “quase” barato apostar na uberização do transporte.
Tudo mal. Tudo tão atrasado.
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Mais uma demonstração de que sem vontade política não há povo suficiente para fazer mudar a cabeça dos representantes. Tampouco memória para saber quem nunca fez nada, quem é oportunista. E quem fez ou tentou fazer e foi enlameada pelo mais suspeito e sujo golpe político midiático.
Sim, como se o aumento de passagem tivesse ocorrido apenas nos últimos 6 anos. Da década de 90 até 2013 custava apenas 75 centavos.
Ótima inciativa! Só falta agora terminais de transbordo e linhas troncais
Deviamos já estar pensando em ônibus elétricos para melhorar a qualidade da viagem, com menos trepidação e reduzir tanto a poluição sonora e do ar da cidade.
Uma boa alternativa para a redução de ruído. Quanto a trepidação, nada se compara ao transporte sobre trilhos…
Acredito que é uma decisão acertada. A valorização do transporte coletivo traz resultados positivos para as grandes cidades, indubitavelmente. Reservar nas vias espaços exclusivos para a circulação dos ônibus agilizando o transporte é de fato perfeito. Essa é a fórmula de sucesso de Curitiba, note-se. Agora no caso de Porto Alegre, e por ter usado algumas linhas de ônibus no começo do ano, creio também que para que o sistema seja atraente e angarie mais passageiros os veículos da frota de Porto Alegre, por favor, têm de ser renovados. Isso tem de ser uma contrapartida obrigatória pô! A frota que circula em POA é muito defasada e pobrezinha, uns busões que vibram horrores, emitem uma barulheira e andam aos solavancos. Meu, se não há como ter aqueles ônibus incríveis de Paris e Berlin, ok claro, mas então que Porto Alegre tenha novos ônibus à altura do que há em São Paulo e especialmente algo próximo do que se vê em uma Curitiba né. Sempre me chama a atenção em particular que no RS lá em Caxias do Sul existem aquelas fábricas fabulosas de ônibus fornecendo veículos não só para todo Brasil, mas pela qualidade até para outros países, e a capital gaúcha como seus onisbuzinhos nem sequer segunda linha. Isso tem de mudar, um sistema eficiente, que flua e que conte com ônibus confortáveis aí sim é um baita estímulo para o cidadão deixar o carro na garagem, ou até abdicar de ter um.
desespero das empresas transp… e o markzan faz esse jogo deles bem feitinho… e os carros e ubers mais trancados.. o imperio bus contra ataca
isso ja deveria ter sido feito ha muito tempo, a culpa do carro e do uber estar trancado não é do corredor de onibus, a culpa é inteira do carro individual.
É uma pessoa num carro de 4metros fazendo arranca e para.
Exatamente autobot! Perfeita colocação.
Tem que ser privilegiado o transporte coletivo mesmo.
Pela primeira vez essas últimas administrações fazem um movimento neste sentido.
sim, ninguém que tem carro quer andar nesses bus lixões (fato)… mas isso o governo não quer mudar… prefere impor uma pista vazia… sei q diminuiu o tempo bla bla… mas não atrai… lixo coletivo, chega de migalhas