Imagens do 20º andar do Centro Administrativo do RS

Fotos tiradas hoje, 17 de setembro, por volta das 15:30, do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em direção norte.

O tempo está péssimo, mas não prejudicou a visibilidade. As fotos ficaram muito boas.

Voltarei lá outro dia, com sol, para fazer novas fotos, e também em direção sul.

20190917_15331920190917_15333020190917_15333620190917_15334120190917_15334620190917_153510

Bônus: imagens do 10º andar

20190917_14093920190917_14095520190917_141001

Todas as fotos por Gilberto Simon. Uso online liberado, desde que citada a fonte.



Categorias:Fotografia, Fotos Aéreas, Outros assuntos

9 respostas

  1. O que mais me impressiona é o fato de como as pessoas só prestam atenção ao que é (quase)decorativo, praticamente fugaz. No caso, a não percepção da pobreza e da sujeira de Porto Alegre, com milhares de miseráveis morando nas praças e ruas, casarios históricos desabando de podres e metade dos prédios pichados. Aí aparece todo mundo pra analisar loooongamente o quê? A altura dos prédios. Isso denota a total falta de cidadania que deveria vir em primeiríssimo lugar quando habitantes locais opinam sobre a cidade (uma cidade com enormes problemas sociais) em que moram. Uma desconexão total e cabal com os problemas que realmente são os mais relevantes. A cidadania passou longe daqui e isso dá boas pistas do porque Porto Alegre é uma das cidades mais mal cuidadas do Brasil.

    Curtir

  2. Porto Alegre a cidade dos caixotes de 12 andares.
    Porto Alegre a única capital do mundo sem arranha-céus.
    Porto Alegre e a sua herança maldita comuna-esquerdista-PT.
    Dalleeé Camboriú.

    Curtir

  3. Com esses blocões, parecem cenários da capital de um ex-país comunista.

    Curtir

    • O centro da cidade se desenvolveu em grande parte das décadas de 50 e 60, apresentando este crescimento da arquitetura típica dessas décadas. Como a cidade tem crescido para outros bairros de forma a construir prédios mais modernos, o centro ainda permanece com esse aspecto dessas décadas, mas chamar de blocoes de pais comunista é um grande exagero. Típico de uma pessoa que não conhece nada de história e arquitetura.

      Curtir

      • Conheço alumas cidades de países ex-comunistas como Belgrado, Skopje, Kaliningrado, Moscou… e realmente lembra muito. Mesmo conhecendo a história e a onda modernista que derrubou antigas construções barrocas, coretos, estações de trem históricas e casarões de fazendas, não muda o fato de parecer cidade de países ex-comunistas.

        Curtir

    • Pior que é verdade. Segue uma foto de Belgrado, ex Yugoslávia.

      Curtir

  4. A meu ver demonstra o quanto foram válidas as melhorias na área da Ponte de Pedra e o quanto este mesmo nível de urbanismo seria bem-vindo na área do Monumento aos Açorianos, por exemplo para que houvesse um calçamento bom para mais pessoas se sentirem estimuladas a se aproximar para admirar, fazer fotos junto ao monumento que é interessante, talvez poder sentar em uns bancos bonitos ao redor, e por aí vai.

    Curtir

    • Verdade. Aliás, pra mim o Monumento aos Açorianos é o legítimo símbolo da cidade. Nada contra o laçador, que também tem sua importância; mas que, na minha opinião, representa mais um gaúcho rural, pouco tem a ver com a cidade. Já o Açorianos remete a própria origem e fundação da nossa capital. É um belo monumento, infelizmente pouco valorizado.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: