Prefeitura expõe Projeto de Revitalização do Centro Histórico

GCS - Pôr-do-Sol na capital

Projetos objetivam a requalificação dos espaços públicos  Foto: Alex Rocha/PMPA

As secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e de Planejamento e Gestão (SMPG) apresentam nesta sexta-feira, 27, o Projeto de Revitalização do Centro Histórico. O evento ocorre às 14h, no auditório do Edifício Intendente José Montaury, na rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar.

Na ocasião, serão expostos a associações e entidades comerciais, as diretrizes dos projetos que visam a requalificação dos espaços públicos, a melhoria da mobilidade e da acessibilidade e uma maior segurança para aqueles que frequentam o local.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos, Revitalização do centro

14 respostas

  1. Esses projetos sempre aparecem, COINCIDENTEMENTE, em ano antes de eleição…

  2. quantos milhoes de revitalizações no centro ja se houviu falar em?

    • Exato. Teve aquela do Fortunatti, cuja ideia era transformar as ruas e calçadas praticamente no micro centro de Buenos Aires, mas que também não vingou…

  3. A esperança é a ultima que morre ,felizmente no momento o Centro Histórico não faz parte da minha vida,mas espero que se chegue a um novo caminho embora duvide que vai dar em algo positivo. Ao meu ver há muitos entraves sociais que podem barrar o processo. O Centro virou uma pocilga,não vai ser fácil.

    • Entendo seu sentimento, até porque realmente o centro de Porto Alegre é um caso sério. Mas não perca a esperança, tem de haver uma reação e parece que esse é o momento. Algo fundamental é que as pessoas voltem a ocupar o espaço. Vi que uma pizzaria bacaninha abriu uma filial na lateral da Praça da Alfândega. Parece que uma unidade da Livraria Saraiva abriu por lá também. A última vez que fui a POA, vi um café super interessante e bem bonito em uma travessa em pleno centro e fiquei com muita vontade de ir, o que só não foi possível pela curtíssima agenda. Acho que os moradores dos bairros da capital deveriam começar a “excursionar” pelo centro histórico, e tenderão a se surpreender com aspectos que só existem lá e poderão cada vez mais ir frequentando, assim aos poucos acreditamos que a realidade vai mudando para melhor né, como se quer.

      • A revitalização do Cais Mauá seria o movimento que poderia impulsionar esse renascimento do centro. Mas parou e vai virar uma batalha judicial sem perspectivas a médio prazo. A Prefeitura tem feito sua parte, reformando a orla e a região da ponte de pedra, mas o centro ainda é uma região pouco convidativa.

    • Quem paga são os propietarios e o Condominio vai lá pra cima estamos pagando pela chamada extra R$915.000. de condomio.

  4. Enquanto não tomarem uma atitude pra acabar com os esqueletos e os prédios mofados do centro, nada vai ser resolvido.
    Na minha opinião, é o que mais impacta para quem vai ao centro.

    • Sim aquele escandaloso esqueleto da Marechal Floriano é um absurdo. Tenho vergonha de tirar foto daquela área com ele aparecendo.

      • É um horror estético que além do óbvio, a feiura em si, dissipa uma energia e cria uma atmosfera péssima em pleno coração da capital gaúcha. Já vimos este tipo de imbróglio em outras cidades e já vimos a solução também. Por que em POA nunca!? Sei lá mas me parece que o MP no mínimo deixa a desejar. Teria de repente de haver uma pressão social, uma coleta de assinaturas, talvez até uma manifestação literalmente, para cobrar uma solução, ou se demole ou se termina a construção, mas o tal esqueletão não se pode mais tolerar!

    • o fato de fazer o centro ficar bonito e seguro por si só ja valorizaria a área e faria com que “esqueletoes” fossem comprados, reformados arrumados etc..

Faça seu comentário aqui: