Porto Alegre receberá evento da Nasa

Maratona. Fornecendo acesso à base de dados da Agência Espacial dos EUA, hackaton que busca inovações de impacto mundial ocorre simultaneamente em outros países

gmirTecnologia, desenvolvimento e trabalho em equipe. Esses são alguns dos objetivos do Nasa Space Apps Challenge, o maior hackaton do mundo, que terá Porto Alegre como uma de suas sedes. Entre 18 e 20 de outubro, a Fábrica do Futuro recebe o evento, gratuito, que ocorre simultaneamente em 200 cidades do mundo.

Os participantes trabalham para resolver desafios desenvolvidos pela Nasa, tendo acesso à base de dados da agência americana. Desenvolvedores, engenheiros, designers e interessados terão 48 horas para criar soluções inovadoras, de impacto mundial.

É a primeira vez do evento em Porto Alegre. “Ser uma das 200 cidades do mundo a receber este evento é ter a oportunidade de solucionar localmente problemas globais. Serão 25 desafios ao todo. Um deles, por exemplo, é o de mapear e tratar o lixo oceânico. Isso pode gerar novas perspectiva para a despoluição do Guaíba, utilizando ferramentas e bancos de dados da Nasa”, destaca Pedro Schanzer, desenvolvedor de negócios da Fábrica do Futuro.

Os dois projetos mais bem pontuados, escolhidos por jurados a partir das categorias criatividade, impacto, apresentação e produto, representarão a capital gaúcha na etapa regional. Caso vençam, terão a oportunidade de concorrer na etapa mundial. As melhores equipes globais ganham uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida (EUA).

Além do hackaton, os três dias de evento também terão diferentes atrações, como food trucks e o Planetário Itinerante da UFRGS, que realiza sessões gratuitas sobre astronomia. Uma observação das estrelas será atração da noite do dia 19.

Nasa Space Apps

Criado em 2012, o projeto se tornou o maior hackaton do mundo em 2015, com mais de 9 mil participantes. A edição mais recente, do ano passado, reuniu 18 mil pessoas, em mais de 200 eventos, em 75 países. As soluções para os desafios propostos pela Nasa podem ser das mais diversas, desde softwares até designs para equipamentos, como robôs.

Jornal Metro Porto Alegre – 30/09/2019

 



Categorias:Eventos, Outros assuntos

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: