Porto Alegre receberá, a partir do dia 9 de outubro, o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos

banner

Acontece a partir da próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos – 21º CBA, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1945. Para a 21ª edição haverá a co-promoção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e diversas entidades parceiras.

O tema desta edição será “Espaço e Democracia”

A ideia deste congresso foi diferente: não será num grande centro de eventos e, sim, distribuído por diferentes locais do Centro Histórico de Porto Alegre, buscando tanto promover aos seus participantes a vivência dos espaços da cidade, das praças e parques aos equipamentos culturais e educacionais existentes, quanto dar visibilidade ao Congresso junto à população local.

A valorização da arquitetura e urbanismo, e por consequência dos profissionais, demanda o seu reconhecimento social. Os profissionais e estudantes sabem o valor do seu trabalho e das consequências positivas da sua atuação. Porém, a sociedade está ciente desta realidade? Que atitudes tomar-se para mudar este quadro? Propor um Congresso no coração da cidade é um importante ato neste sentido.

Realizar o Congresso em espaços públicos e promover atividades gratuitas dirigidas à população local traz a temática para a própria espacialidade proposta, reunindo a sociedade, os arquitetos e urbanistas do país. O 21º CBA está convidando os arquitetos e arquitetas (e urbanistas) do Brasil a viver o lugar, saindo do “não-lugar” que Centros de Convenções e Eventos podem representar, segundo a definição do antropólogo Marc Augé.

Este Congresso é também evento preparatório do UIA 2020 Rio, o Congresso Mundial que se realizará na cidade do Rio de Janeiro no próximo ano.

Espaço e Democracia

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos propõe o debate sobre o tema Espaço e Democracia. O espaço, em suas diferentes escalas e perspectivas, é o objeto da atuação acadêmica, profissional e política dos arquitetos e urbanistas. A democracia, por sua vez, é uma das premissas fundamentais da sociedade contemporânea. Perceber e discutir as relações entre estes dois conceitos parece ser cada vez mais necessário para o desenvolvimento da profissão, da cultura e da sociedade.

congresso2

Maquete da feira que haverá na Praça da Alfândega

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos é um evento preparatório do UIA 2020 Rio e integrará diferentes aspectos do Congresso Mundial em suas atividades. A interação entre as temáticas Espaço e Democracia e Todos os Mundos um só Mundo, Arquitetura 21, torna presente o 21º CBA como o maior evento mundial de arquitetura e urbanismo. Por outro lado, em Porto Alegre, se dará destaque ao nacional e ao continente sul-americano.

A amplitude do tema geral do 21º CBA será debatida à luz de três eixos temáticos, em diferentes ramos:

congresso

O Congresso nesta edição homenageará a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro.

Briane

Briane Bicca

A arquiteta trabalhou como técnica de planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre 1979 e 1992, quando coordenou o grupo de trabalho para que Brasília se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Também na Capital Federal, foi responsável pela implantação e coordenação, entre 1992 e 2001, do Setor de Cultura da Unesco no Brasil.

Em Porto Alegre, onde residia com a família, integrava o Conselho Superior do IAB e o CAU, e era coordenadora do PAC Cidades Históricas. Briane foi coordenadora do Projeto Monumenta, responsável pelo restauro e recuperação de prédios históricos e praças da capital gaúcha, e atuava na Coordenação de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Entre diversas homenagens recebidas ao longo da vida, destaca-se o Prêmio Conselho Estadual de Cultura, em julho de 2018.

Um dos espaços do Congresso será uma feira de trabalhos e painéis expositivos

Serviço

  • O quê: 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos
  • Onde: Vários locais no centro Histórico de Porto Alegre
  • Quando: 9 a 12 de Outubro de 2019
  • Programação: Clique aqui

Fonte: Site do 21º CBA



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Eventos, Outros assuntos

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Meses atrás fui me informar para comprar os ingressos de palestras e eventos do Congresso.
    Achei tudo abusivamente caro (ou eu ando miserável demais).

    Arquiteto, um ser social…. sei… sei…

    Curtir

  2. Porto “Alegre” cidade feia pra caral#o recebendo congresso de arquitetos kkkk

    Curtir

    • Quem conhece sabe que a cidade apesar dos defeitos não tem nada de feia. Feia é essa mania de vir a uma postagem seria e proferir comentários desse nível em busca de atenção.

      Curtir

  3. POA…A CIDADE COM OS PREDIOS MAIS FEIOS DO MUNDO!! Enquanto isso em Curitiba:
    https://www.construtoralaguna.com.br/#/

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: