Chineses construirão terceira termelétrica no RS, em Pedras Altas

Carvão-Edição-Especial-chineses-planta (1)

Quando entrar em operação, UTE contará com duas plantas de 300 MW. Foto: Divulgação
CLEBER DIONI TENTARDINI

O município de Pedras Altas terá sua primeira usina térmica a carvão. É a UTE Ouro Negro, com duas unidades de 300 MW de potência cada.

A chinesa Sepco1 ficou responsável pela construção da usina termelétrica, com investimento de cerca de 970 milhões de dólares e geração de 4 mil empregos durante as obras.

É a terceira termelétrica a carvão construída no Estado com tecnologia chinesa.

O contrato de instalação da usina foi assinado no final de setembro pelo diretor-presidente da Ouro Negro S.A, Sílvio Marques Neto e  pelo presidente da Sepco1 Construções do Brasil, Chen Weindong.

Contrato para engenharia, compras e construção foi firmado em Porto Alegre. Foto: Divulgação
A previsão é começar em março de 2020, segundo o presidente da Ouro Negro, porque a empresa está negociando a venda da energia no Mercado Livre, com empresas do setor de mineração e beneficiamento de minérios.

A empresa está habilitada também para participar do leilão de energia nova A-6, do governo federal, previsto para outubro.

O certame é destinado à contratação de energia por quantidade, para empreendimentos de fontes hídrica, eólica e fotovoltaica, e por disponibilidade para termelétricas a biomassa, a carvão mineral nacional e a gás natural. O início de suprimento é para janeiro de 2025.

Em 2015, quando estavam em negociações com o governo do Estado, os executivos da Ouro Negro assinaram dois termos de compromisso para o fornecimento de carvão mineral, firmado com a Companhia Riograndense de Mineração, e de calcário e cal, com a Companhia Brasileira do Cobre.

A Usina Ouro Negro é a terceira termelétrica a carvão construída por grupos chineses no Rio Grande do Sul. A Power China Eletric Power Corporation Ltd., que é a controladora da Sepco1 Construções do Brasil, é sócia e investidora da Ouro Negro Energia S.A. A Sepco1 atuou na construção da UTE Pampa Sul, em Candiota.

A primeira UTE com tecnolologia chinesa é Candiota III, da CGTEE, que entrou em operação em 2010, e a segunda, Pampa Sul, começou em junho deste ano. Ambas ainda estão sob supervisão de técnicos e engenheiros chineses.

Jornal Já



Categorias:Energia, Outros assuntos

Tags:, ,

7 respostas

  1. Mesmo eu nao concordando com o uso de combustiveis fosseis sei da importancia estrategica de usinas termicas para o sistema como um todo. Que bom que uma empresa se interessou em fazer tudo e usar da concessao, assim temos menos investimento publico.

  2. Na nossa matriz energética a geração térmica a carvão é menos de 3%, as novas tecnologias e instalação não geram grandes impactos ambientais. Necessitamos de geração de energia firme e a geração térmica a carvão é uma das alternativas de menor custo. Atualmente no Japão a geração de energia térmica a carvão é 20% de sua matriz e a meta é chegar a 25% em 2021. Alemanha mais de 40%, EUA e China mais de 50%.
    Nossa matriz energética a geração térmica a carvão não chegará a 5% em substituição a geração a Diesel de custo superior.

  3. engraçado q no país deles agora é só energia solar, vao poluir nos outros

    • A China possui um uso de mais de 50 por cento de geração de energia a base de carvão é abundante e barato no mundo

    • Sequer se consegue ver o sol em Pequin, no ano em que a china sediou olimpiadas se desligou a usina mais proxima meses antes para ir dando um alivio no ar.
      Atletas desistiram de participar da competiçao em função dos maleficios que o ar da cidade causaria a saude em médio e longo prazo…

      Sim, eles apostam em energia renovavel mas o preferido deles ainda é o carvao.

  4. Tantas formas de energia renovável para serem investidas, e me investem na mais poluidora de todas… em 2030 voltamos a conversar sobre o assunto, e ai me darão razão.

Faça seu comentário aqui: