
Trecho 2 tem 850 metros de extensão, entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio Foto: Arte PMPA/PMPA
O projeto para a concessão do trecho 2 da orla despertou o interesse de participantes mexicanos, uruguaios, peruanos e argentinos, durante o Congresso de Parques, que termina nesta quarta-feira, 9, em Salto, na Argentina. O estudo sobre o trecho 2 foi desenvolvido pela prefeitura, em parceria com o escritório das Nações Unidas e Serviços para Projetos (Unops).
Nessa terça-feira, 8, o gerente do projeto dessa área da orla na Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, Rodrigo Góes, falou no evento sobre os trabalhos da capital gaúcha relacionados ao programa para a concessão de parques. A modelagem mostrada gerou muitas perguntas dos funcionários públicos e de empresas privadas, organizações não governamentais e acadêmicos participantes. “Expliquei os detalhes da estruturação do projeto do trecho 2 da orla, que está em fase final de construção, após a consulta pública. O que mais gerou curiosidade foi o modelo que construímos, de um parque público receber melhorias sem a utilização de recursos públicos, trazendo assim mais benefícios à população e turistas, que poderão usufruir do espaço sem cobrança de ingresso no local”, destaca. A apresentação contou com a participação do consultor do Unops, Pedro Lira. A instituição é apoiadora da elaboração do projeto de concessão e do edital, junto com o Instituto Semea.
Trecho 2 – A área concedida tem 134, 4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão, mais faixa de água, entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio. O edital para a contratação deve ser publicado até novembro. O critério de julgamento para escolha da vencedora será a maior oferta de outorga fixa. De acordo com os estudos realizados, o investimento estimado é de R$ 70,5 milhões.
Cabe à concessionária vencedora da licitação construir a infraestrutura do trecho, fazer a manutenção preventiva e corretiva das edificações e equipamentos, além de se encarregar da limpeza e segurança no local. O permissionário deve também zelar pela flora e a fauna do parque e monitorar suas condições. Não poderá ser cobrado ingresso para acesso ao parque, mas apenas para uso de equipamentos, como roda-gigante e outros que forem instalados. Banheiros e bebedouros deverão estar disponíveis gratuitamente.
Categorias:ORLA, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla, Trecho 2 da Orla
Ouvi boatos de que o JR quer esse projeto pronto para as próximas eleições.
Pensa na bronca.
hahahaaha
Aliás, parece que teremos mais incomodação com a trincheira da Ceará.
CurtirCurtir
Marchezan foi diagnosticado com da Síndrome da Abelha. Pensa que é rainha mas não passa de um inseto.
CurtirCurtir
Legal que apresentaram aos argentinos. Falta apresentar aos brasileiros!
CurtirCurtir
Não diz isso se não a CC’zada do Marchezan aqui no fórum fica mimimi contigo.
CurtirCurtir
Essa “matéria” da PMPA é tão ridícula que erraram até o nome da cidade. SALTA e não Salto. O quê esperar de uma gestão que não consegue nem saber o lugar aonde foi realizado um “evento” que aliás não tinha nada que ser realizado em uma cidade fora de Porto Alegre, muito menos em outro país, pois o projeto apresentado é aqui e não em Salta. Mas a resposta é > Diárias, turismo e estadias.
CurtirCurtir
Parece lógico apresentar um projeto num Congresso de PARQUES URBANOS, ainda mais que a licitação é aberta para empresas do EXTERIOR.
CurtirCurtir
Aonde foi realizado o evento? Salta ou Salto?
CurtirCurtir
E será que foi na Argentina mesmo, ou Uruguai, Chile, Colômbia? A pergunta é pertinente haja vista a PMPA não saber sequer em que cidade o troço foi apresentado.
CurtirCurtir
Já passou da hora de termos uma marina/atracadouro para quem vem dos clubes até esta área através de embarcação.
Que seja privada e que se cobre um preço que mantenha o sistema sustentável sustentável
CurtirCurtir
Eu fico curioso para saber qual será a receita estimada do permissionário para recuperar esse investimento de R$ 70 milhões… Torço para que tenha interessados, mas suspeito que inicialmente essa licitação não terá sucesso, assim como ocorreu com o zoológico.
CurtirCurtir
Perguntinha; por quê o projeto foi apresentado na Argentina?
CurtirCurtir
Alguém sabe noticias sobre o Trecho 3 que teve até já empresa com melhor proposta? seriam pelo que eu lembre, alguns duas uteis para contestação e depois o que mais? que enrolação
CurtirCurtir
E o anfiteatro pôr do sol?? Vai sumir?? Não vai mais ter algum local ali para shows? Podiam fazer um com projeto arquitetônico mais bonito né?
CurtirCurtir
Espero que sim. Que troço mais feio aquilo! Que construam um novo palco, mais moderno, mais bonito …
CurtirCurtir
você está bem enganado. aquele palco é bem modernista. talvez você esteja querendo dizer “um palco mais contemporâneo” hihihihi
CurtirCurtir
vocês não entendem nada sobre movimentos artisticos/arquitetonicos e ainda se acham no direito de opinar.
na boa, apenas parem
apesar de concordar que deve ser construído um anfiteatro contemporâneo e melhor estruturado, discordo dessas opiniões leigas e sem embasamento algum
CurtirCurtir
Olha Camila, como arquiteto que sou discordo totalmente de teu comentário.
A pessoa, para opinar num site/blog não precisa ter, necessariamente, título superior e muito menos na área artística/arquitetônica.
Aqueles que voluntariamente escrevem aqui não “se achar no direito”, pois têm todo o direito, tu concordando ou não.
Comentar arquitetura não é oprimir quem pensa diferente ou é “leigo” no assunto e sim fazer as pessoas compreenderem mais sobre o tema.
CurtirCurtir
Perfeito Josiel. 👏👏👏👏👏
CurtirCurtir
Noto a torcida para que não dê certo, impressionante os comentários, estes dois atrativos já não são bons? Temos o pontal evoluindo, o trecho 3 a fazer. O que mais preocupa é a Manu Paz e Amor a frente nas pesquisas, na verdade não merecemos nada.
Mato e Grama era o que tinha antes por exemplo no trecho, hoje temos restaurantes, um lugar agradável, bonito, de bom gosto, um trapiche bacana…..
CurtirCurtir
Eu acredito que o projeto irá andar, independente de quem for. O Jr. não tocou o projeto que o Fortunatti idealizou? O Fortunatti supostamente era de esquerda, enquanto o Jr está mais para a direita… penso que é uma obra que dá voto a quem quer que seja, independente desse pequeno debate que se traduz em esquerda e direita, que parece imperar no debate político do país…
Mas, de toda a forma, torço para que finalizem toda a orla, e que ainda despoluam o Guaíba e o Dilúvio e que um dia eu possa tomar banho em Ipanema, sem precisar ir para as paradisíacas praias gaúchas! kkk
CurtirCurtir
Mais um questionamento:
A concessão do parque Farroupilha, onde se realiza os festejos da semana Farroupilha, não terá um projeto muito parecido com o da orla?
CurtirCurtir
Pelo que tem na imagem é só mato e grama….
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Parque Harmonia, onde acontece a Semana Farroupilha, está em estudo para ser licitado, mas este projeto não tem nada a ver com a orla.
CurtirCurtir
O que terá de verdade nesse projeto do trecho 2? Teremos sim a Marina, assim como uma roda gigante?
Além desses dois atrativos, qual é o foco prioritário do trecho 2 em relação? Paisagismo?
CurtirCurtir