
Expansão da unidade fabril vai gerar 100 novos postos de trabalho em Porto Alegre. Imagem: Google
O prefeito Nelson Marchezan Júnior entregou, na manhã desta quinta-feira, 10, os projetos arquitetônicos e de Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) aprovados à Nexteer Indústria e Comércio de Sistemas Automotivos. Com isso, a empresa está liberada para iniciar a expansão de sua unidade fabril no bairro São João. Serão investidos R$ 57 milhões, sendo R$ 51,5 milhões do Fundopem, para equipamentos e tecnologia, com a geração de 100 novos postos de trabalho.
A cerimônia ocorreu na fábrica com a presença do vice-presidente e diretor de operações Europa, Oriente Médio, África e América do Sul da Nexteer Automotive, Hervé Boyer. O CEO destacou a decisão estratégica de seguir a operação no estado e a ampliação da unidade de Porto Alegre, que fornece bombas de direção hidráulica, semieixos e direção elétrica para fabricantes como AGCO, Fiat, Ford, GM, John Deere e PSA.
“Assim como a Nexteer, nosso papel como gestores da cidade é salvar vidas. Tratamos das finanças do Município com o mesmo cuidado que vocês tratam da empresa e tanto nós como vocês trabalhamos para um futuro melhor”, enfatizou Marchezan, agradecendo a confiança do grupo em investir no Estado.
O chefe do Executivo destacou dois pontos em sua manifestação. “Primeiro que estamos à disposição para ouvir críticas e sugestões, e a segunda é que, se forem fazer um trabalho social, pensem em trazer estudantes mais vulneráveis para conhecer o trabalho realizado aqui. Esta visão de que podem ter um mundo melhor, pode despertar neles aquele ânimo de mudar sua perspectiva de vida”, diz.
O francês Boyer enfatizou que a finalidade da fábrica é criar melhores alternativas de mobilidade para as pessoas. “Nossa missão é desenvolver produtos que salvem vidas”, observa. “A América do Sul é estratégica e Porto Alegre foi uma das cidades selecionadas para fazer parte do nosso seleto grupo. Já estamos encontrando vários cenários de possibilidades. Nosso objetivo é usar a cidade para aplicação desses produtos e torná-la uma espécie de excelência para nossos produtos no Brasil”, analisa. “Como trabalhamos numa plataforma colaborativa, esperamos que a cidade trabalhe assim conosco também”, finaliza.
“Projetos como esse, que geram novos empregos e renda, são prioridade na política de desenvolvimento econômico. Mais do que isso, ajudam a inserir a nossa cidade em uma cadeia produtiva global, o que é fundamental em nosso esforço para atrair novos investimento e fomentar o desenvolvimento tecnológico”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.
Especializada na fabricação de sistemas e colunas de direção hidráulica e elétrica, entre outros componentes automotivos, Nexteer atua em Porto Alegre desde 1998. Com a expansão, a empresa pretende ampliar sua capacidade de produção, que atualmente é escoada para as montadoras Fiat, em Minas Gerais, Peugeot, no Rio de Janeiro e na Argentina, e também Renault, no Paraná. O objetivo é que as novas instalações estejam em operação até o ano que vem.
Também estiveram presentes, o secretário municipal da Comunicação Social, Orestes de Andrade Jr; o diretor de vendas da empresa, Jeferson Felix de Oliveira; e o diretor- geral, Eduardo Rosa, além de representantes dos funcionários da Nexteer.
Categorias:Economia da cidade, Outros assuntos
Muito legal a indústria estar voltando aos poucos para Porto Alegre. Não existe economia saudável só com serviço público e comércio