Assinado contrato para início das obras do trecho 3 da orla

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Imagem: Divulgação / PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou nesta segunda-feira, 14, no Salão Nobre do Paço Municipal, o contrato e a ordem de início das obras de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba, que vai da foz do Arroio Dilúvio até o Parque Gigante. A previsão é que em 12 meses os porto-alegrenses terão mais um espaço para desfrutar do seu mais importante cartão-postal. “Nossa expectativa é cumprir os prazos e tirar a imagem que obra pública não acaba”, afirma o prefeito.

O consórcio vencedor da licitação foi o ACA/RGS, de Portugal, que apresentou proposta financeira de R$ 46.171.731,77, 19,26% a menos que o valor inicial orçado, de R$ 57 milhões.  A redução no custo inicial foi possível graças à concorrência estabelecida entre empresas nacionais e internacionais. “Tivemos um processo licitatório honesto. Agradeço ao consórcio português por aceitar o desafio, pois existe o risco de críticas, mas também o reconhecimento pela execução de um trabalho bem feito”, diz Marchezan. O prefeito destaca que este é um momento importante para cidade e faz parte de uma entrega ainda maior.  O lançamento do edital do trecho 2 da orla deve sair em novembro. “Temos muita satisfação de poder avançar”, completa.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, o novo espaço terá ciclovia, área grande de arborização e iluminação led 24 horas. Também contempla três bares, 27 quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes. Outra grande novidade será a maior pista de skate da América Latina. “As secretarias municipais e demais órgãos envolvidos estão se preparando há um bom tempo para este momento, fazendo uma pré-mobilização para o início da obra. Logo teremos mais uma etapa da orla do Guaíba à disposição da sociedade”, observa Gazen. Nos próximos dias, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deverá divulgar o cronograma de alterações no trânsito que vai seguir o andamento das obras. A primeira intervenção será na ciclovia.

A prefeitura executará a obra com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O restante será pago pelo Tesouro Municipal. A secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, ressalta a retomada da capacidade de investimento da Capital. Ela explica que o financiamento do CAF foi o último que o município havia conseguido aval, ainda em 2015. “Porto Alegre não tinha mais capacidade de financiamento, mas com um conjunto de ações de gestão e mudanças estruturais a cidade conseguiu recuperar o crédito junto às instituições financeiras”, diz, lembrando que já estão garantidos R$ 726 milhões para 2020.

Presente no evento, o vereador Luciano Marcantônio destacou que a entrega do trecho 1 da orla foi um sucesso e um divisor de água no turismo da cidade. “Parabenizo o prefeito Marchezan pela sua capacidade de mobilização e à maioria dos vereadores que aprovaram os projetos importantes para Porto Alegre”, diz.

Projeto – Assim como o projeto do trecho 1, entregue revitalizado em junho de 2018, o trecho3 também é de autoria do arquiteto Jaime Lerner. A área de intervenção é de 14,6 hectares ao longo da Orla e prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores dos tipos cedros, figueira, jerivá, cerejeira e coronilha, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Também participaram o vice-prefeito Gustavo Paim; diretor-presidente do Consórcio ACA/RGS, José Manoel dos Reis Costa Leite; secretários municipais de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm; Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; Relações Institucionais, Christian Lemos; Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro; Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos; diretor-presidente em Exercício da EPTC, Paulo Ramires; coordenadora da Unidade de Execução e de Controle do Programa Orla POA, Isabel Haifuch; arquitetos Hermes da Rosa e Alex Souza; diretor de Turismo, Leandro Balardin, vereadores Hamilton Sossmeier; Mauro Pinheiro; Alvoni Medina; Professor Wambert; Lourdes Sprenger; Moisés Barboza e o suplente Gilson Padeiro, entre outros convidados e representantes de entidades.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:ORLA, Orla Moacyr Scliar, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla, trecho 3 da orla

6 respostas

  1. E a Manoela D’avila liderando as pesquisas para as próximas eleições.. oremos!

  2. Pessoal que torce pelo declínio de POA deve estar de luto hoje. Se porto Alegre melhorar as paradas de Ônibus que são desumanas, melhorar a zeladoria, isso inclui pintura de postes, meio-fio…troca de placas de rua, certamente estaríamos indo a um outro patamar. Parte de segurança já vejo muito melhoria e parte de saúde vai bem apesar de tudo, visto que muitas pacientes vem do interior. Avança POA

    • Ou seja; basta Porto Alegre deixar de ser Porto Alegre. É como dizer ao Cosmos; deixe de se comportar como Universo que tudo estará resolvido. Se Porto Alegre tiver um zilhão de melhorias, vai se transformar numa cidade de primeiro mundo. É a obviedade na razão inversa da genialidade.

      • Esse tipo de comentário pessimista é que impede de perceber que as melhoras incrementais já estão ocorrendo. Porto Alegre só vai chegar no estágio que queremos – falta muito – atacando os pequenos problemas.

        • Não. O meu cometário apenas alerta os argumentadores do óbvio a deixarem de ser óbvios. Não estou a impedir ninguém de perceber melhorias nem pioras.

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