Iniciadas as obras de revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba

SMIM - Obra de Revitalização da Orla do Guaíba – Trecho 3

Máquinas retiram a vegetação às margens da avenida Beira-Rio  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A primeira fase das obras da revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba já começou. Apesar das condições climáticas desfavoráveis, o consórcio ACA/RGS iniciou os trabalhos nessa segunda-feira, 21. Quem passou pelo local durante o dia já pode ver máquinas – motoniveladora e escavadeira – realizando a decapagem do terreno e do talude. Os serviços iniciais, que vão ocorrer gradativamente a partir de agora, envolvem também o isolamento da área e a terraplenagem, que é a movimentação de solo com objetivo de atender o projeto, a instalação do canteiro de obras com tapumes, além da implantação da sinalização provisória.

O trecho 3 da orla do Guaíba compreende 1,6 mil metros entre o Arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante. O novo espaço terá ciclovia, área grande de arborização e iluminação led 24 horas. Também contempla três bares, 27 quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes, e a maior pista de skate da América Latina. O contrato e a ordem de início das obras foram assinados no último dia 14.

SMIM - Obra de Revitalização da Orla do Guaíba – Trecho 3

“A população verificará mais maquinário e operários no local conforme o avanço das obras. O isolamento com tela, etapa fundamental para a segurança, começa nesta semana”, informa o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgará o cronograma de alterações no trânsito que vai seguir o andamento das obras antecipadamente. A primeira intervenção será na ciclovia.

Os recursos para a execução da obra, que tem previsão de conclusão estimada em 12 meses, são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Projeto – Assim como o projeto do trecho 1, entregue revitalizado em junho de 2018, o trecho 3 também é de autoria do arquiteto Jaime Lerner. A área de intervenção é de 14,6 hectares ao longo da orla e prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores dos tipos cedros, figueira, jerivá, cerejeira e coronilha, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:ORLA, trecho 3 da orla

7 respostas

  1. Anos passando pela região do trecho 3 e 2 de carro e a pé imaginando diversas possibilidades que poderiam dar lugar aquele aglomerado de vegetação descontrolada, lixo e terra arenosa que durante muito tempo ofuscou o potencial e o privilegio da cidade em ser banhada por um lago como o Guaíba(apesar de seus problemas). Enfim, uma satisfação enorme com essa noticia e saber que o trecho 1 que é ótimo, ainda é o começo o que esta por vir!

    Curtir

  2. Pensei que eu ia morrer sem ver parte da orla de POA disponível para a população…. antes tarde do que nunca! Que venham outros trechos independente do que será feito pois qualquer coisa é melhor que mato, sujeira e prostituição!

    Curtir

  3. Já começaram as eleições. Avisem o TRE.

    Curtir

  4. Excelente notícia. Tomara que retirem as “macegas” e matagais.

    Não confundir “arborização” planejada com mato desordenado.

    Curtir

  5. Maravilha !!!!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: