Água dos Açorianos tem aspecto de sujeira

Espelho d’água principal do local apresenta organismos verdes, que podem ser alga. Secretaria promete limpeza esta semana

acorianos

Borda do espelho d’água, junto às arquibancadas, concentra maior parte da sujeira | JOÃO MATTOS/ESPECIAL

Desde que a revitalização do Largo dos Açorianos foi entregue, Porto Alegre ganhou um novo ponto de lazer. No meio da tarde de ontem, o movimento no local já era grande – no entanto, chamava atenção a sujeira do espelho d’água principal.

A arquiteta Íris Aguirre, 26 anos, levou dois amigos, turistas do Piauí, para conhecerem o espaço. “É um lugar muito lindo, gosto muito de vir para cá. Infelizmente, não está limpo como nas primeiras semanas depois da inauguração, mas segue valendo a visita”, comentou.

Os organismos verdes, de aparência viscosa, estão presentes na superfície de boa parte do laguinho, com suas extremidades apresentando maior quantidade de sujeira.

“O ideal é fazermos uma análise e a coleta do material. Pelas imagens, parece floração de algas, comum em lagos fechados”, explicou Sandra Hartz, professora da UFRGS e especialista em ecologia aquática, que recebeu da reportagem fotos do local. Nesse caso, a explicação seria que a matéria orgânica presente na água, que alimenta a alga, faz ela se multiplicar.

Bem como a exaltação ao novo espaço, é quase unânime o incômodo trazido pelo estado da água. “Trabalho aqui perto e costumo vir ao largo durante a tarde. Ele é bonito, mas é ainda mais bonito quando não tem a sujeira na água”, afirma Charles Pilger, 48, analista de sistemas. No novo espelho d’água, com menor profundidade e base de concreto, não há o mesmo aspecto.

Limpeza

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o local já recebeu duas limpezas desde a sua inauguração, no final de agosto. Uma nova intervenção está marcada para esta semana. De acordo com equipes técnicas da secretaria, a situação é considerada normal, e que o calor propicia a proliferação dos organismos vivos.

acorianos2

Jornal Metro Porto Alegre, 29/10/2019



Categorias:Outros assuntos, Parque dos Açorianos, Reforma Açorianos

Tags:,

13 respostas

  1. Essa revitalização ainda acho que foi uma cagada. A executora da obra fez usando produtos de baixa qualidade e na execução deixou muito a desejar. Concreto de baixa qualidade, pintura de baixa qualidade, dá para ver de longe os acabamentos mal feitos, não vai durar muito. Se comparado a execução da orla fica com 1 estrelinha. A prefeitura não deveria nunca mais fechar contratos com a empreiteira. Já a arquiteta, fez um excelente trabalho. Pena que mal implementado.

    Curtir

    • E olha que…a qualidade da orla é bem meia-boca. É que parece excelente, se comparada ao resto das obras da cidade. Qualquer obra de revitalização de Portugal, por pior que seja, é 10.000 vezes superior a da nossa orla.

      Curtir

    • E eu agora de curioso fui pesquisar a empreiteira no TJ para ver processos abertos e custos da obra (quase 6M). No mínimo curioso. Mas define bem o brasileiro: críticar o “serviço púbico” (na verdade empresa privada) em busca de algo melhor não pode, é um pecado querer que melhorem a gestão pública (e suas parcerias com o privado), imagina só, isso é coisa de país civilizado, aqui a gente aceita o que vem, mas lá em Paris mimimi é tudo bonito… (ironia mode on).

      Curtir

  2. A OAB uma instituição rica e que é vizinha dali bem que poderia, na real deveria, adotar esse espaço e providenciar as melhores condições para sua manutenção,

    Curtir

  3. É inevitável pois é água parada e sem nenhum bicho para comer as algas. Um aerador solar resolveria o problema, se ninguém roubar

    Curtir

    • Gostava do blog, porém ele está rancoso, tudo é ruizinho, meia boca, pombal….sugiro que os palpiteiros criem uma empresa e façam prédios mais bonitos, que criem construtoras e se candidatem nos editais e façam melhor, rodo o país e vejo que Poa está no caminho certo, demoramos muito para mudar e está mudando, agora essa veia de ficar sempre reclamando tá demais, acordem, exaltem a cidade, não deixam essa sina de cachorro vira lata tomar conta de vcs.

      Curtir

      • Resumindo teu comentário: vamos ser típicos terceiromundistas e sempre nos contentar com pouco, nos contentar com o que nos impingem. Não podemos criticar nada. Está tudo ótimo.

        Meu caro, a função do blog é justamente criticar as coisas, analisar. Se não te sente bem com o exercício da democracia, cai fora.

        Curtir

      • Eu eu te recomendo deixar de ser um verdadeiro cão vira-lata, que adora qualquer resto de comida que te oferecem. Pensar pequeno é uma doença. Grave. Eu sei que o papel de CC é esse mesmo, então te dou um bom desconto.

        Curtir

      • Achei que ser cidadão de Porto Alegre era suficiente para críticar o gasto público de forma indevida ou inesperada, não somos todos contra a corrupção? Apontar gastos do nosso dinheiro em obras má implementadas é um direito, sai tanto ou mais caro que obras de outros lugares do mundo, sabemos disso não é? E nem precisa ir longe, ali no pais dos hermanos já é possível ver uma população mais civilizada e com noção dos seus direitos e deveres em relação ao município.

        Eu como empregador de 320 pessoas, sócio de 2 empresas e cidadão portoalegrense tenho todo o dieito de criticar uma obra pública e não preciso ser dono de empreiteira para tal (e nem tenho tempo para tal agora né? E ainda arranjo tempo para investir em um projeto de bem-estar para a cidade).

        Eu amo Porto Alegre, escolhi viver aqui no Centro Histórico (e oportunidades pelo mundo é o que não faltam) por isso as críticas. Tô nem ai se é de tal partido ou não. Vejo apenas como servidores públicos, ponto.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: