Espelho d’água principal do local apresenta organismos verdes, que podem ser alga. Secretaria promete limpeza esta semana

Borda do espelho d’água, junto às arquibancadas, concentra maior parte da sujeira | JOÃO MATTOS/ESPECIAL
Desde que a revitalização do Largo dos Açorianos foi entregue, Porto Alegre ganhou um novo ponto de lazer. No meio da tarde de ontem, o movimento no local já era grande – no entanto, chamava atenção a sujeira do espelho d’água principal.
A arquiteta Íris Aguirre, 26 anos, levou dois amigos, turistas do Piauí, para conhecerem o espaço. “É um lugar muito lindo, gosto muito de vir para cá. Infelizmente, não está limpo como nas primeiras semanas depois da inauguração, mas segue valendo a visita”, comentou.
Os organismos verdes, de aparência viscosa, estão presentes na superfície de boa parte do laguinho, com suas extremidades apresentando maior quantidade de sujeira.
“O ideal é fazermos uma análise e a coleta do material. Pelas imagens, parece floração de algas, comum em lagos fechados”, explicou Sandra Hartz, professora da UFRGS e especialista em ecologia aquática, que recebeu da reportagem fotos do local. Nesse caso, a explicação seria que a matéria orgânica presente na água, que alimenta a alga, faz ela se multiplicar.
Bem como a exaltação ao novo espaço, é quase unânime o incômodo trazido pelo estado da água. “Trabalho aqui perto e costumo vir ao largo durante a tarde. Ele é bonito, mas é ainda mais bonito quando não tem a sujeira na água”, afirma Charles Pilger, 48, analista de sistemas. No novo espelho d’água, com menor profundidade e base de concreto, não há o mesmo aspecto.
Limpeza
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o local já recebeu duas limpezas desde a sua inauguração, no final de agosto. Uma nova intervenção está marcada para esta semana. De acordo com equipes técnicas da secretaria, a situação é considerada normal, e que o calor propicia a proliferação dos organismos vivos.
Jornal Metro Porto Alegre, 29/10/2019
Categorias:Outros assuntos, Parque dos Açorianos, Reforma Açorianos
Essa revitalização ainda acho que foi uma cagada. A executora da obra fez usando produtos de baixa qualidade e na execução deixou muito a desejar. Concreto de baixa qualidade, pintura de baixa qualidade, dá para ver de longe os acabamentos mal feitos, não vai durar muito. Se comparado a execução da orla fica com 1 estrelinha. A prefeitura não deveria nunca mais fechar contratos com a empreiteira. Já a arquiteta, fez um excelente trabalho. Pena que mal implementado.
CurtirCurtir
E olha que…a qualidade da orla é bem meia-boca. É que parece excelente, se comparada ao resto das obras da cidade. Qualquer obra de revitalização de Portugal, por pior que seja, é 10.000 vezes superior a da nossa orla.
CurtirCurtir
A qualidade da orla é bem ruinzinha. É que nós estamos acostumados a se contentar com pouco.
CurtirCurtir
Parafraseando a manchete; “Espelho d’alga”. kkk
CurtirCurtir
Até não achei ruim. A qualidade está melhor que a imensa maioria das obras brasileiras.
CurtirCurtir
Comparado ao Brasil qualquer capital do Brasil é um oasis. Acredite, já viajei bastante quando servi no excercito como sargento.
CurtirCurtir
E eu agora de curioso fui pesquisar a empreiteira no TJ para ver processos abertos e custos da obra (quase 6M). No mínimo curioso. Mas define bem o brasileiro: críticar o “serviço púbico” (na verdade empresa privada) em busca de algo melhor não pode, é um pecado querer que melhorem a gestão pública (e suas parcerias com o privado), imagina só, isso é coisa de país civilizado, aqui a gente aceita o que vem, mas lá em Paris mimimi é tudo bonito… (ironia mode on).
CurtirCurtir
A OAB uma instituição rica e que é vizinha dali bem que poderia, na real deveria, adotar esse espaço e providenciar as melhores condições para sua manutenção,
CurtirCurtir
É inevitável pois é água parada e sem nenhum bicho para comer as algas. Um aerador solar resolveria o problema, se ninguém roubar
CurtirCurtir
Gostava do blog, porém ele está rancoso, tudo é ruizinho, meia boca, pombal….sugiro que os palpiteiros criem uma empresa e façam prédios mais bonitos, que criem construtoras e se candidatem nos editais e façam melhor, rodo o país e vejo que Poa está no caminho certo, demoramos muito para mudar e está mudando, agora essa veia de ficar sempre reclamando tá demais, acordem, exaltem a cidade, não deixam essa sina de cachorro vira lata tomar conta de vcs.
CurtirCurtir
Resumindo teu comentário: vamos ser típicos terceiromundistas e sempre nos contentar com pouco, nos contentar com o que nos impingem. Não podemos criticar nada. Está tudo ótimo.
Meu caro, a função do blog é justamente criticar as coisas, analisar. Se não te sente bem com o exercício da democracia, cai fora.
CurtirCurtir
Eu eu te recomendo deixar de ser um verdadeiro cão vira-lata, que adora qualquer resto de comida que te oferecem. Pensar pequeno é uma doença. Grave. Eu sei que o papel de CC é esse mesmo, então te dou um bom desconto.
CurtirCurtir
Achei que ser cidadão de Porto Alegre era suficiente para críticar o gasto público de forma indevida ou inesperada, não somos todos contra a corrupção? Apontar gastos do nosso dinheiro em obras má implementadas é um direito, sai tanto ou mais caro que obras de outros lugares do mundo, sabemos disso não é? E nem precisa ir longe, ali no pais dos hermanos já é possível ver uma população mais civilizada e com noção dos seus direitos e deveres em relação ao município.
Eu como empregador de 320 pessoas, sócio de 2 empresas e cidadão portoalegrense tenho todo o dieito de criticar uma obra pública e não preciso ser dono de empreiteira para tal (e nem tenho tempo para tal agora né? E ainda arranjo tempo para investir em um projeto de bem-estar para a cidade).
Eu amo Porto Alegre, escolhi viver aqui no Centro Histórico (e oportunidades pelo mundo é o que não faltam) por isso as críticas. Tô nem ai se é de tal partido ou não. Vejo apenas como servidores públicos, ponto.
CurtirCurtir