Publicado edital para obras de revitalização da Praça da Matriz

praca-matriz

Foto: Arquivo Porto Imagem

A histórica Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro Histórico, também vai passar por revitalização, a exemplo de outros espaços públicos que estão sendo remodelados. O edital para execução dos serviços foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) nesta sexta-feira, 1º. As obras deverão ser concluídas em oito meses e vão incluir paisagismo, restauro de passeios,  das pedras portuguesas, de bancos e dos postes de iluminação. Serão investidos R$ 2.568.998,00 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas. A planta foi elaborada pela empresa RS Projetos, contratada por meio de licitação em 2015, e o planejamento de paisagismo é da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

O uso de verbas do PAC, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é pelo fato de que a Praça da Matriz é tombada em nível federal. “É um dos espaços mais emblemáticos da Capital, onde se concentram as representações de religiosidade, poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e um dos grandes templos da cultura de Porto Alegre. Essa reforma devolverá uma Praça da Matriz muito melhor e mais bela para a população”, diz o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.

Entre 2017 e 2018, foram restaurados na praça o Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada onde ele se encontra. Foram investidos R$ 1,105 milhão na substituição de materiais degradados, limpeza, reboco, pintura e  instalações elétricas nas luminárias. O artífice francês Antoine Amarger e a especialista em granitos argentina Alejandra Rubinich realizaram o trabalho com a coordenação da engenheira metalúrgica Virginia Costa.

A Praça da Matriz tem a sua volta o Palácio Piratini (sede do governo do Estado), a Catedral Metropolitana, a Assembleia Legislativa, o Palácio da Justiça e o Theatro São Pedro. Ficam próximos também o Solar dos Câmara, o Museu Júlio de Castilhos e a Biblioteca Pública do Estado – todos em edificações históricas.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

3 respostas

  1. Ótima noticia.
    O que me choca é que, que eu lembre, não faz muito tempo que essa praça passou por uma restauração, e já está precisando de outra.
    Triste.

    Curtir

  2. Que bom que a cidade esta sendo enfeitada em pontos históricos importantes, para nós da região e de POA é só uma praça com historia no centro, para quem vem de fora da cidade e de outros estados é um ponto turístico (recomendado por roteiros de turismo inclusive), assim como o largo dos açorianos e essa perfumaria conta muito para quem só conhece com olhar externo.

    Ocorre de turistas que vão para a serra ficarem um ou dois dias em POA para conhecer a capital, encontrar uma cidade sem beleza é algo entristecedor.

    Pena que nós cidadãos de POA precisamos passar por 2 anos de buracos em todas ruas, mato alto em canteiros e praças, ruas com pouca varrição… funcionários públicos de greve por conta de salários parcelados para agora o prefeito fazer obras pela cidade.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: