Faixas azuis deixam ônibus mais rápidos

Transporte. Preferência aos coletivos beneficia 450 mil passageiros e vai ser ampliada com a implementação de vias em mais 16 trechos

faixa-azul

Avenida Independência recebeu uma das faixas mais recentes | JOEL VARGAS/PMPA

Um levantamento feito pela Prefeitura de Porto Alegre aponta redução do tempo de deslocamento dos coletivos a partir da implementação das faixas exclusivas para ônibus. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) prevê que 22 quilômetros de faixa azul serão implementados nos próximos meses na cidade.

O tempo de deslocamento na zona sul da capital teve um redução de cinco minutos diários, o que pode parecer pouco, mas, se somados semanalmente, representam 50 minutos e, anualmente, quase dois dias. O engenheiro de trânsito João Fortini Albano destaca que a faixa azul é uma evolução do transporte coletivo e um incentivo para que mais pessoas façam uso dos ônibus. A priorização do coletivo, que transporta um número maior de pessoas em relação aos outros veículos, representa uma mudança de cultura. “Nos horários de pico, as faixas dão uma exclusividade para os ônibus, e eles podem se deslocar em uma velocidade maior. Os usuários andam atrás de um tempo menor de deslocamento.”

Albano acredita que essa medida pode fazer com que mais pessoas passem a usar o transporte coletivo. Segundo o engenheiro, os fatores que fazem uma pessoa deixar de usar o carro e optar pelo transporte coletivo estão associados ao valor do deslocamento, o tempo, que é considerado de grande importância na vida moderna, e ainda o conforto. “Tem que mexer também no conforto, porque o usuário ele valoriza muito. Quase tanto quanto a tarifa. A lotação, a frequência, o cumprimento de horários, ar-condicionado. Essas questões todas têm que ser mexidas.”

Mais recentes

As duas faixas exclusivas para ônibus mais recentes em Porto Alegre ficam na avenida Independência e na rua Mostardeiro. O projeto do município busca implementar a faixa azul em mais 16 trechos, um aumento de 130% em relação aos 17 km já existentes. A expectativa é de que 450 mil usuários sejam beneficiados com a medida.

Metro Jornal – 04/11/2019



Categorias:onibus, Outros assuntos

Tags:,

7 respostas

  1. Metro só é viavel onde há alto fluxo de passageiros é uma solução do século XX,muito caro para a execução e para a manutenção.Só melhorando a qualidade dos onibus e tornando os corredores fisicos e os da linha azul eficientes teremos sustentabilidade por muitos anos. É fato a população esta diminuindo,claro ainda esta longe de termos um exodo em direção a outros estados mas é fato que a natalidade diminuiu e hoje muitas pessoas ou trabalham perto de suas casas ou procuram alternativas de locomoção;Não possuo numeros absolutos mas é bem possivel que a maioria das linhas de onibus de Porto Alegre trabalhem ociosas por um bom tempo durante o dia.

    Curtir

  2. Só vim aqui olhar quem ia pedir o metrô. E já pediram. OK tudo normal.

    Curtir

    • A cada dois ou três posts tem alguém pedindo metrô…. Não contentes com um Trensurb deficitário, querem um metrô pra se afundar de vez, literalmente.

      Curtir

  3. Menos tempo de deslocamento para mais pessoas significa mais tempo para as pessoas estudares, trabalharem, passearem ou simplesmente descansarem.

    Curtir

  4. Só falta as empresas de onibus ajudarem dando melhores veiculos para os usuarios, melhor treinamento para os funcionários e cumprindo as tabelas horarias.

    Curtir

  5. Para mim o que tem de ser feito nessa cidade são linhas de metrô. Menos poluição do ar, menos ruído na cidade, menos muvuca nas ruas e mais gente podendo chegar de forma eficiente a seus compromissos, toda uma dinamização e um passo além civilizatório, que já foi dado em Sampa, Rio, Salvador e agora mesmo em BH que está investindo em rede intra-capital e não só na região metropolitana, como POA que ficou parada no tempo!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: