Place branding. Assim como Nova York, Melbourne, Glasgow, Amsterdam e outras, a capital gaúcha ganhará um símbolo que a definirá para o mundo e ajudará na sua divulgação e no turismo. Em uma data a ser marcada, haverá votação popular para escolha da melhor ideia
Porto Alegre ganhará, nas próximas semanas, uma identidade visual. A ideia faz parte de um dos projetos do Pacto Alegre, que busca inovar a capital gaúcha de diferentes formas. Em data a ser marcada em breve, três marcas finalistas irão a votação popular.
O principal objetivo do projeto O Que Marca Porto Alegre?, desenvolvido pela Abedesign-RS (Associação Brasileira de Empresas de Design no Rio Grande do Sul), é valorizar a cidade a partir de uma marca. Com o chamado “place branding”, a ideia é proporcionar a criação de estratégias de abrangência mundial. A bandeira escolhida poderá ser utilizada em peças publicitárias, em produtos e em tudo que se referir à capital gaúcha.
De acordo com Daniela Nunes, fundadora da Purpous Branding e coordenadora do projeto, são mais de 40 empresas de design envolvidas no processo de tradução da essência de Porto Alegre em um símbolo.
“Tudo partiu do desejo de colaborar com o crescimento de Porto Alegre a partir de conhecimentos na área do design. Pensamos em trabalhar a identidade visual da cidade, e a ideia foi se consolidando com pesquisas. Quando o projeto se juntou ao Pacto Alegre, ele floresceu e tem recebido a contribuição de muitas mãos interessadas no futuro da capital”, destaca Daniela.
A votação que escolherá entre as três propostas estava prevista para 6 de dezembro, após reunião final dos desenvolvedores e membros do Pacto Alegre, mas uma nova data será informada. Até lá, outros encontros para fortalecer o projeto serão realizados, como workshops e reuniões com possíveis interessados na marca.
Exemplos
A ideia de “place branding”, pouco disseminada no Brasil, está presente em grandes e pequenas cidades do mundo. Sabe aquele “I Love NY”? É um dos tantos exemplos de um local que tem uma marca. O símbolo foi criado em 1977, pelo designer Milton Glaser, e está atrelado à cidade dos Estados Unidos até hoje (confira esse e outros exemplos pelo mundo abaixo).
Jornal Metro Porto Alegre – 11/11/2019
Categorias:Outros assuntos, TURISMO
quero ver algo sem a chaminé do gasometro ganhar
CurtirCurtir
Só espero que não seja algo relacionado com uma cuia de chimarrão gigante. hahahahha
CurtirCurtir
Enquanto o básico não vem, dá-lhe perfumaria. A política do vazio para um povo que come e bebe circo. O mundo cada vez mais perfunctório.
CurtirCurtir
Uma pequena correção: a marca “I love NY” foi criada para promover o turismo no estado de Nova York (o que obviamente também inclui a cidade de NYC).
CurtirCurtir
O que tem marcado o branding da cidade, principalmente pra quem chega de ônibus na rodoviária, é a Cracolândia da Voluntários e os bordéis de 5 reais a hora na Rua Garibaldi.
CurtirCurtir
Acho muito legal esta iniciativa, mas que não seja “I♥️POA” e sim “Eu♥️POA”. Sem o uso do inglês.
CurtirCurtir
Eu ja acho que se for em portugues, seria chacota no mundo todo, ate em país que não é lingua inglesa, usa-se a lingua universal que é o ingles. Espanha, Japao, Holanda, Alemanha, tudo usa I ❤
CurtirCurtir
Nas cidades do nordeste a maioria é em português.
CurtirCurtir