Cidade de Porto Alegre terá marca institucional

Place branding. Assim como Nova York, Melbourne, Glasgow, Amsterdam e outras, a capital gaúcha ganhará um símbolo que a definirá para o mundo e ajudará na sua divulgação e no turismo. Em uma data a ser marcada, haverá votação popular para escolha da melhor ideia

poaPorto Alegre ganhará, nas próximas semanas, uma identidade visual. A ideia faz parte de um dos projetos do Pacto Alegre, que busca inovar a capital gaúcha de diferentes formas. Em data a ser marcada em breve, três marcas finalistas irão a votação popular.

O principal objetivo do projeto O Que Marca Porto Alegre?, desenvolvido pela Abedesign-RS (Associação Brasileira de Empresas de Design no Rio Grande do Sul), é valorizar a cidade a partir de uma marca. Com o chamado “place branding”, a ideia é proporcionar a criação de estratégias de abrangência mundial. A bandeira escolhida poderá ser utilizada em peças publicitárias, em produtos e em tudo que se referir à capital gaúcha.

De acordo com Daniela Nunes, fundadora da Purpous Branding e coordenadora do projeto, são mais de 40 empresas de design envolvidas no processo de tradução da essência de Porto Alegre em um símbolo.

“Tudo partiu do desejo de colaborar com o crescimento de Porto Alegre a partir de conhecimentos na área do design. Pensamos em trabalhar a identidade visual da cidade, e a ideia foi se consolidando com pesquisas. Quando o projeto se juntou ao Pacto Alegre, ele floresceu e tem recebido a contribuição de muitas mãos interessadas no futuro da capital”, destaca Daniela.

A votação que escolherá entre as três propostas estava prevista para 6 de dezembro, após reunião final dos desenvolvedores e membros do Pacto Alegre, mas uma nova data será informada. Até lá, outros encontros para fortalecer o projeto serão realizados, como workshops e reuniões com possíveis interessados na marca.

Exemplos

A ideia de “place branding”, pouco disseminada no Brasil, está presente em grandes e pequenas cidades do mundo. Sabe aquele “I Love NY”? É um dos tantos exemplos de um local que tem uma marca. O símbolo foi criado em 1977, pelo designer Milton Glaser, e está atrelado à cidade dos Estados Unidos até hoje (confira esse e outros exemplos pelo mundo abaixo).

Jornal Metro Porto Alegre – 11/11/2019

amsterdamglasgownyc



Categorias:Outros assuntos, TURISMO

Tags:

8 respostas

  1. quero ver algo sem a chaminé do gasometro ganhar

    Curtir

  2. Só espero que não seja algo relacionado com uma cuia de chimarrão gigante. hahahahha

    Curtir

  3. Enquanto o básico não vem, dá-lhe perfumaria. A política do vazio para um povo que come e bebe circo. O mundo cada vez mais perfunctório.

    Curtir

  4. Uma pequena correção: a marca “I love NY” foi criada para promover o turismo no estado de Nova York (o que obviamente também inclui a cidade de NYC).

    Curtir

  5. O que tem marcado o branding da cidade, principalmente pra quem chega de ônibus na rodoviária, é a Cracolândia da Voluntários e os bordéis de 5 reais a hora na Rua Garibaldi.

    Curtir

  6. Acho muito legal esta iniciativa, mas que não seja “I♥️POA” e sim “Eu♥️POA”. Sem o uso do inglês.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: