Comentário sobre a falta de um terraço de observação no Porto Alegre Airport

salgado-filho-google

Aeroporto Internacional Salgado Filho – Google Earth

Ontem fui conferir as obras de ampliação e remodelação do Aeroporto Salgado Filho. Confesso que fui tomado por um sentimento de profunda decepção. Não com as obras em si: acho que está tudo muito bom; finalmente o Salgado Filho está dando o merecido salto de qualidade que necessitava há tempos. Minha decepção ocorre pelo fato de perceber que o novo terminal está se tornando um local de embarque e desembarque de passageiros. E só. Obviamente que a Fraport iria priorizar o passageiro; até aí nenhuma surpresa. Só não esperava que o não-passageiro fosse tão menosprezado. Melhor seria dizer desprezado, talvez. Tenho 55 anos e sou de uma geração que lotava o terraço do antigo Salgado Filho para ver o embarque das excursões para a Disney nos Boeings 747 da Aerolineas Argentinas. Ou para ver as raras aparições dos DC-10 e 747 da Lufthansa. Amo ver os aviões decolando e aterrissando, ver a movimentação das aeronaves no pátio. Agora, ao que tudo indica, isso tudo será privilégio exclusivo dos passageiros. Nós, os amantes da aviação, os aeroentusiastas, fomos abandonados pela Fraport. O terraço do antigo terminal está acessível somente em dias úteis, em horário comercial. Não está aberto à noite, nem nos fins de semana, nem nos feriados. Onde antes ficava o terraço no atual terminal, hoje se encontra o embarque internacional e o restante foi loteado entre algumas operações de alimentação. Aos acompanhantes dos passageiros e amantes da aviação restou somente a possibilidade de tomar um café, um refrigerante, comer um pedaço de pizza, um sanduíche, uma fatia de torta. E dar meia volta. E ir embora. Adeus ao Salgado Filho que um dia conheci. Que pena que a Fraport não teve a sensibilidade que a Zurich demonstrou no novíssimo e belo Aeroporto Hercílio Luz.

 

Comentário feito por Jaime Costa, retirado do Fórum Skyscrapercity.com, domingo, dia 10/11/2019.

Caso se confirme a falta de um terraço aberto ao público no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, realmente se trata de grande falha do projeto feito pela Fraport.

Aguardamos resposta oficial da Fraport sobre este fato.

 

 



Categorias:Outros assuntos

12 respostas

  1. Confins tem um ótimo terraço!

    Curtir

  2. Mais um aqui que sente falta do terraço de observação, pq sou fascinado em ver os aviões subindo de descendo! Quando quis levar minha filha para ela assistir isso em dezembro do ano passado ficamos cozinhando no terminal antigo num sabado a tarde pq nem o ar condicionado estava ligado, e do terminal novo não se vê nada infelizmente.

    Curtir

  3. Viajei semana passada para Fortaleza, onde o aeroporto também é administrado pela Fraport.
    As obras de Porto Alegre estão mais adiantadas, lá me pareceu ter muito mais o que fazer do que aqui, mas confesso que achei lá mais bonito. A arquitetura por fora é mais atrativa, mais moderna, tem janelas grandes em todos os ambientes o mobiliário é mais moderno com acabamentos em vidro..
    Enfim, não gosto de reclamar porque sim, está muito melhor do que nosso antigo aeroporto e sim, está com cara de aeroporto internacional, só achei legal comentar já que é a mesma empresa que administra…

    Curtir

  4. Gostei daquele telheirinho de estacionamento mensal. Estilo puxadinho do minha casa, minha dívida.

    Curtir

  5. O terminal antigo não conversa com o novo, uma verdadeira gambiarra arquitetônica. Sem falar que o embarque virou um sobe e desce de escadas rolantes e voltas desnecessárias.

    Curtir

  6. Eu também compartilho dessa recordação de ir ao Salgado Filho para assistir às partidas e chegadas dos aviões. Pelo que já ouvi dizer, esse é um passatempo tradicional do porto-alegrense. Façamos a Fraport saber disso enquanto ainda houver tempo para alterar o projeto.

    Curtir

  7. Ha muitos aeroportos da Europa que tem o “observation deck”. Pois faz parte da cultura de muitos países observar os pousos e decolagens, o que é exatamente igual a cultura de Porto Alegre. Talvez tenha faltado uma maior preocupação com os hábitos e cultura porto-alegrenses na hora de ‘NÃO’ projetar o terraço. Então para quem fala que é uma tendência mundial em tirar os terraços fica meio sem sentido essa afirmação. E o Floripa Airport, porque lembraram?

    Curtir

  8. Realmente isso decepcionou demais. Além disso, o aeroporto até que ficou bonito, mas um pouco sem graça do ponto de vista arquitetônico. O aeroporto de Floripa dá de 10 x 0 no nosso “Porto Alegre Airport”.
    Não sobrou nenhuma indicação do verdadeiro nome: Aeroporto Internacional Salgado Filho! Mas realmente foi uma obra rápida, limpa e agora temos um aeroporto compatível com as demandas da aviação

    Curtir

    • Pois é, eu comentei isso no post anterior sobre o aeroporto. Não gostei do projeto, não tem personalidade nenhuma. O terminal feito pela Infraero, apesar de não atender mais à demanda, é bem mais agradável com seus tons de azul e pastilhas nas paredes que relembram cenas gaúchas.

      Curtir

  9. Concordo plenamente.!
    Porque privar- nos disto que proporciona bons momentos.!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: