Vejam a tabela da quantidade de voos internacionais nas cidades do Brasil.
Semanalmente exatos 1.076 voos decolam de aeroportos brasileiros com destino ao exterior. Deste total, 626 saem somente do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, número que corresponde a 58,18% das frequências no País. Se considerar os 41 voos semanais de Viracopos, em Campinas, o segundo aeroporto internacional do estado, este percentual sobe para 61,99%. Isso significa que de cada dez voos internacionais que decolam no Brasil, seis saem do estado de São Paulo.
Se considerada a oferta de assentos, os números são ainda maiores. Dos 253.154 assentos disponíveis em voos internacionais por semana, 167.599 (66,2%) saem do estado, sendo 157.648 de Guarulhos (62,27%) e 9.951 de Viracopos (3,93%). Os terminais ocupam a primeira e a terceira posição entre os aeroportos com maiores oferta de lugares em voos internacionais. A segunda posição fica com Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que conta com 43.280 assentos, 17,10% do total, distribuídos por 186 voos semanais.
Com um voo a mais que Viracopos, mas uma oferta de assentos menor, está Brasília. A capital federal tem uma oferta semanal de 8.227 lugares (3,25%), com um total de 42 voos internacionais semanais. Com 41 voos, Porto Alegre ocupa junto com Viracopos a quarta posição em número de voos, mas fica em quinto quando o assunto é oferta. A capital do Rio Grande do Sul tem 6.185 assentos por semana, 2,44% da oferta.
________________________
Nota do blog: Como fala o nosso amigo Douglas Nos (forista do Skyscrapercity.com), a Avianca vai transferir o seu Hub de Lima para Bogotá, o que pode transferir os voos Porto Alegre – Lima, para Porto Alegre – Bogotá. E a Latam já anunciou que fará voos Porto Alegre – Lima na alta temporada. Se realmente ocorrer a transferência da Avianca, a Latam poderia deixar permanente o voo para Lima. Porto Alegre dessa maneira ganharia mais um voo internacional.
E em 12 de dezembro próximo a Cabo Verde Airlines inaugura suas três frequências semanais para Cabo Verde. Mais um voo!
Estamos bem!
Quando inaugurar a ampliação da pista do Salgado Filho, esperamos que diversos novos voos surjam na cidade. Tudo indica que sim. Talvez um voo para Frankfurt, centro financeiro da Alemanha e um dos principais portais de entrada do continente. Um para New York, capital financeira do mundo. Diversos voos cargueiros passarão a operar aqui também. A volta do voo para Miami outra possibilidade. Vamos ver.

Airbus A330 da TAP no voo Lisboa – Porto Alegre direto – Foto: Arquivo Porto Imagem
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação, Outros assuntos, TURISMO, voos diretos de porto alegre
O hub da Avianca sempre foi Bogotá e Lima é um hub secundário da companhia. Qual é a fonte da informação de que o destino do voo que sai de Porto Alegre pode passar a ser Bogotá?
CurtirCurtir
Isso só demonstra como Porto Alegre tem potencial e que vai crescer ainda mais, porque agora o aeroporto Salgado Filho com a Fraport está em outro patamar né e com a pista estendida então sim Porto Alegre estará pronta para ser hub de voos internacionais de importância no Cone Sul!
CurtirCurtir
Exato!
CurtirCurtir
Bom dia, faço alguns registros. Montevidéo, Buenos Aires e Cordoba são võos internacionais sim, mas quase domésticos, Comentaram sobre a possibilidade de vôos diretos para Nova iorque. Tomara que sim, mas saibam que hoje nem o Rio de Janeiro tem vôos direto para NYC (há um ano atrás tinham 4 empresas que faziam). Aguardemos com otimismo.
CurtirCurtir
Mas são internacionais sim. Não é só a distância que faz a diferença. Tem Santiago do Chile também. Eu sou aficionado por aviação há décadas. Acompanho sempre e tenho vasto acervo fotográfico. Sei bem o que posso considerar verdade. E repito. Se não fosse verdade, não publicaria. A tabela está em número de voos. Não tem o que ser contestada. Se for em número de assentos, Porto Alegre cai para quinto lugar. Tá bem clara a tabela.
CurtirCurtir
Voo doméstico POA – BUENOS AIRES? Sai do Brasil e chega num país de língua espanhola… Non sense isso. O fato de ser perto não deixa de ser um voo INTERNACIONAL.
CurtirCurtir
Olá Gilberto, por favor, não se sinta desafiado, apenas ponderei algumas coisas. E embora quando se sai de Porto Alegre e vai para Lisboa, onde falam portugues, considero este o vôo mais internacional que sai do Salgado Filho (transatlântico inclusive). Enfatizo que compartilho do otimismo quanto ao uso do nosso aerporto modernizado e ampliado.
CurtirCurtir
Atualizando, hoje vi que Delta a AA voltaram a ter vôo direto RIO-NYC
CurtirCurtir
De onde tiraram essa tabela fictícia? Aqui vai uma pra clarear a desinformação.
https://blog.panrotas.com.br/mktdestinos/2019/07/05/6-cidades-com-aumento-de-voos-internacionais/
CurtirCurtir
Os dados que tu postou são percentuais. Em nada desautorizam a tabela publicada. Está correta. A tabela fala em número de voos.
Eu não publico informação de veículos sem idoneidade Sr. Zé. Vê se põe na cabeça isso.
CurtirCurtir
Há anos que Porto Alegre está nessa posição. Não é nenhuma surpresa.
CurtirCurtir
Vai criticar o prefeito um pouco e deixa a aviação pra quem entende.
CurtirCurtir
Tabela por tabela eu confio muito mais na minha. Não leve a mal. Porto Alegre não é parâmetro pra nada.
CurtirCurtir
É mesmo? Por que nao?
CurtirCurtir
Cara não força, a tua tabela é fake a do blog é oficial. Deixa de ser fanático
CurtirCurtir
A minha tabela não é…minha tabela. É a tabela da EMBRATUR.
CurtirCurtir
Cara, que comentário ridículo, na boa. Claramente tu não entendeu a matéria que o Gilberto propôs. A única parte errada aqui é a que as pessoas ainda te respondem. Absss
CurtirCurtir
De onde você é, Zé?
CurtirCurtir
Tá tão difícil interpretar uma tabela, Zé?
Os dados da Embratur mostram a porcentagem de aumento de assentos em relação ao ano passado. Vou te dar um exemplo bem didático, que até uma criança de 5 anos vai entender:
Se em 2018 a cidade de Faxinal do Soturno tinha a oferta de 1 assento para vôos internacionais e em 2019 ela tem 2 assentos para vôos internacionais ela teve um aumento de 100% e estaria em primeiro lugar nessa tabela. Agora tu me diga: isso é relevante?
A tabela do Gilberto mostra todo o universo das viagens internacionais do Brasil e não somente uma comparação.
Agora eu acho que tu consegue entender.
CurtirCurtir
Interessante a análise do número de voos internacionais. Não achei que PoA estaria a frente de Fortaleza que é bem estratégico para os EUA e EU
CurtirCurtir
E achou certo, pois não está mesmo. A tabela do Gilberto é furadíssima.
CurtirCurtir
UAU, que ótimo saber que o hub da Avianca vai mudar para Bogotá! Agora teremos muito mais opções de conexão do que na acanhada Lima. Excelente notícia!!
CurtirCurtir