O projeto para construção do Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre foi cadastrado no Ministério do Turismo pela Diretoria de Captação, Recursos e Programas de Financiamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), na noite dessa quinta-feira, 23. O cadastramento ocorre após o prefeito Nelson Marchezan Júnior ter se reunido com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na semana passada, e recebido a confirmação de que serão liberados cerca de R$ 60 milhões com recursos extra-orçamentários. Marchezan também tratou do assunto com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e ressaltou a importância da obra para Porto Alegre atrair mais eventos de turismo. “Esse projeto é a continuidade do desenvolvimento da região do Guaíba”, salienta.
Para dar andamento ao projeto do Centro de Eventos, esperado pelos porto-alegrenses desde 2013, a atual gestão vem trabalhando para resolver entraves desde que assumiu, em 2017. De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, o Município cumpriu as exigências feitas – escolha da área, licenciamentos e licitação do projeto – e depende da chamada Autorização de Início de Objeto (AIO), por parte do governo federal, para o efetivo início dos trabalhos. “Estamos empenhados na liberação dos recursos e para garantir o início desse projeto”, destaca.
O espaço será erguido em área privilegiada de 3,7 hectares, ao lado do Estádio Beira-Rio, na Orla do Guaíba. Será construído em etapas e permitirá a realização de negócios com atratividade de até 30 mil pessoas/dia. A ideia é que tenha, em sua primeira fase, um salão principal, com capacidade para 3 mil pessoas e salas para convenções e eventos corporativos para atender de 300 a 500 pessoas. Para a segunda etapa, está previsto um espaço de 15 mil metros quadrados para feiras e eventos, incluindo um amplo estacionamento no piso inferior.
A nova estrutura vai ao encontro dos projetos municipais voltados à expansão das atividades turísticas, já que o Centro de Convenções complementará as iniciativas da prefeitura de revitalização da Orla Moacyr Scliar, que já tem um trecho construído e outro em fase de obras, onde haverá quadras esportivas, bares, ciclovia, e a maior pista de skate da América Latina. O total da área será de 1,6 mil metros de infraestrutura turística.
Imagem adicionada pelo Blog
Categorias:Centro de Eventos do RS, Outros assuntos
O Parque Harmonia é o ideal pra concentrar esse tipo de atividades, a volta do Carnaval, semana farroupilha, que justificaria a estrutura de pista. Poderia ter o acréscimo de pavilhões pras grandes convenções, próximo ao Centro, ao poder publico e aos pontos turísticos/zonas de bares. Que cidade na América Latina teria isso?
CurtirCurtir
Depois é só aumentar o IPTU para manter o elefante branco…..
CurtirCurtir
Há total estudo urbanistico e de mobilidade para a inclusão de mais um prédio de tamanha envergadura naquele local? Quem garante que não haverá coincidência de datas e horários para eventos tanto no Estádio Beira-Rio quanto no Centro de Convenções? Como ficará o trânsito e os acessos de ir e vir em caso de simultaneidade de datas e horários? Que fim levou o projeto da construção do Centro de Convenções na área atrás do Shopping Wallig, em parceria com a rede Zaffari de Supermercados?
CurtirCurtir
Virou um HUB de serviços de saude.
O terre no é privado, do Zaffari, iniciativa privada, faz o que bem entende com seus bens, investe onde acha melhor.
Perceberam que a área da saúde traria melhor retorno naquele local do que um centro de eventos usado de quando em vez.
CurtirCurtir
Oba, que saia logo, e a primeira medida sensacional, é a retirada daquela banda da saldanha, que ja era para ter saido na época da reforma do estadio, mas conseguiram liminar para continuar ali.
CurtirCurtir