Projeto do Centro de Convenções está no Ministério do Turismo

centro-de-eventosO projeto para construção do Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre foi cadastrado no Ministério do Turismo pela Diretoria de Captação, Recursos e Programas de Financiamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), na noite dessa quinta-feira, 23. O cadastramento ocorre após o prefeito Nelson Marchezan Júnior ter se reunido com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na semana passada, e recebido a confirmação de que serão liberados cerca de R$ 60 milhões com recursos extra-orçamentários. Marchezan também tratou do assunto com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e ressaltou a importância da obra para Porto Alegre atrair mais eventos de turismo.  “Esse projeto é a continuidade do desenvolvimento da região do Guaíba”, salienta.

Para dar andamento ao projeto do Centro de Eventos, esperado pelos porto-alegrenses desde 2013, a atual gestão vem trabalhando para resolver entraves desde que assumiu, em 2017. De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, o Município cumpriu as exigências feitas – escolha da área, licenciamentos e licitação do projeto – e depende da chamada Autorização de Início de Objeto (AIO), por parte do governo federal, para o efetivo início dos trabalhos. “Estamos empenhados na liberação dos recursos e para garantir o início desse projeto”, destaca.

O espaço será erguido em área privilegiada de 3,7 hectares, ao lado do Estádio Beira-Rio, na Orla do Guaíba. Será construído em etapas e permitirá a realização de negócios com atratividade de até 30 mil pessoas/dia. A ideia é que tenha, em sua primeira fase, um salão principal, com capacidade para 3 mil pessoas e salas para convenções e eventos corporativos para atender de 300 a 500 pessoas. Para a segunda etapa, está previsto um espaço de 15 mil metros quadrados para feiras e eventos, incluindo um amplo estacionamento no piso inferior.

A nova estrutura vai ao encontro dos projetos municipais voltados à expansão das atividades turísticas, já que o Centro de Convenções complementará as iniciativas da prefeitura de revitalização da Orla Moacyr Scliar, que já tem um trecho construído e outro em fase de obras, onde haverá quadras esportivas, bares, ciclovia, e a maior pista de skate da América Latina. O total da área será de 1,6 mil metros de infraestrutura turística.

Prefeitura de Porto Alegre

Imagem adicionada pelo Blog



Categorias:Centro de Eventos do RS, Outros assuntos

6 respostas

  1. O Parque Harmonia é o ideal pra concentrar esse tipo de atividades, a volta do Carnaval, semana farroupilha, que justificaria a estrutura de pista. Poderia ter o acréscimo de pavilhões pras grandes convenções, próximo ao Centro, ao poder publico e aos pontos turísticos/zonas de bares. Que cidade na América Latina teria isso?

    Curtir

  2. Depois é só aumentar o IPTU para manter o elefante branco…..

    Curtir

  3. Há total estudo urbanistico e de mobilidade para a inclusão de mais um prédio de tamanha envergadura naquele local? Quem garante que não haverá coincidência de datas e horários para eventos tanto no Estádio Beira-Rio quanto no Centro de Convenções? Como ficará o trânsito e os acessos de ir e vir em caso de simultaneidade de datas e horários? Que fim levou o projeto da construção do Centro de Convenções na área atrás do Shopping Wallig, em parceria com a rede Zaffari de Supermercados?

    Curtir

    • Virou um HUB de serviços de saude.
      O terre no é privado, do Zaffari, iniciativa privada, faz o que bem entende com seus bens, investe onde acha melhor.
      Perceberam que a área da saúde traria melhor retorno naquele local do que um centro de eventos usado de quando em vez.

      Curtir

  4. Oba, que saia logo, e a primeira medida sensacional, é a retirada daquela banda da saldanha, que ja era para ter saido na época da reforma do estadio, mas conseguiram liminar para continuar ali.

    Curtir

Trackbacks

  1. Projeto do Centro de Convenções está no Ministério do Turismo – zeladordomingues
%d blogueiros gostam disto: