Terraplenagem do trecho 3 da orla do Guaíba está em fase final

Fogos © {year}

Área de 1,6 mil metros de extensão estará pronta para uso ainda neste ano  Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Ainda neste ano, os porto-alegrenses terão mais um trecho da orla do Guaíba revitalizado e pronto para uso. O trecho 3, de 1,6 mil metros de extensão, entre o Arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante, será destinado à prática de esportes e terá a maior pista de skate da América Latina. Elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, o projeto integra o conjunto de obras que estão devolvendo à população o convívio com o Lago Guaíba, esquecido por anos. Serão investidos no trecho 3 R$ 46.171.731,77.

A execução da obra é feita pelo Consórcio ACA/RGS – Serviços de Engenharia. Até o momento, 70% da terraplenagem foram concluídos. Depois dessa etapa de preparação do terreno, em cerca de dez dias deve começar a instalação das fundações, que são os alicerces para receber as edificações.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior, acompanhado dos secretários municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, e de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, vistoriou os trabalhos na manhã desta quarta-feira, 5. “Temos a expectativa, agora, de avançar 10% da obra a cada mês, o que significa dobrar a produção mensal. O consórcio nos garantiu que cerca de 300 funcionários trabalharão dia e noite, incluindo finais de semana, para acelerar o serviço”, conta Marchezan.

Estão sendo feitos também o cercamento, muros de gabião (malha de aço em forma de caixas, preenchidas por pedras), drenagem pluvial e o aterro da pista de skate. Já foi concluída a sinalização provisória, que mudou o lado da faixa compartilhada entre pedestres e ciclistas para o período de obras. De acordo com Gazen, o tempo seco tem ajudado no andamento.

“A obra está acelerada, pelo aproveitamento do período de clima favorável e a diminuição da circulação de veículos em razão das férias. Após a conclusão da terraplenagem, já se iniciam os serviços nas redes de água, esgoto e energia, além da pavimentação e da construção das quadras de esportes, pista de skate e estacionamento”, detalha.

O valor executado da obra, desde o início, em outubro de 2019, até o final de janeiro deste ano, é de aproximadamente R$ 5 milhões. No local do estacionamento de veículos leves, que terá cerca de 150 vagas, inclusive para pessoas com deficiência, já foi realizada a limpeza para o início da colocação de meios-fios e blocos de concreto.

Projeto – O novo espaço terá ciclovia, área grande de arborização e iluminação led 24 horas. Também contempla 27 quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes, a maior pista de skate da América Latina e três bares. Os recursos para a obra são do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Esquema de trânsito – O bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva nos finais de semana (quando se transforma em rua de lazer) voltará para o sentido original, com liberação para pedestres na direção Centro-bairro, da avenida Ipiranga com destino à Zona Sul. No mesmo sentido, também haverá bloqueio para circulação de caminhões em uma faixa de trânsito junto à orla, aos sábados, domingos e feriados. O trecho se estende por 800 metros, a partir da Ipiranga.

Prefeitura de Porto Alegre

nota-blog2A prefeitura insiste em usar a palavra terraplanagem. Ao reproduzir o texto, já procedemos a correção para TERRAPLENAGEM.

 



Categorias:ORLA, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla, trecho 3 da orla

1 resposta

  1. Tomara que mantenham o ritmo… essa obra da orla é essencial para alavancar tanto o turismo quanto o bem-estar da população.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: