Prefeitura publica editais para compra de 97 novos ônibus

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Pregões para aquisição de chassis e carrocerias serão realizados em 3 de março  Foto: Divulgação / PMPA

A prefeitura comprará 97 novos ônibus para a Carris. Os dois editais (011 e 012/2020) para a aquisição dos carros foram publicados, nesta terça-feira, 18, no Diário Oficial do Município (Dopa), página 29, e em jornal de grande circulação. Os documentos informam os detalhes do processo, que ocorrerá com a compra de chassis e carrocerias separadamente, modalidade que permite maior concorrência entre as marcas, possibilitando à companhia a aquisição com valor final mais atrativo.

Esta será a maior aquisição já registrada pela empresa em edital de lote único. Os ônibus devem ter data de fabricação de 2020, modelo do mesmo ano e ser do tipo urbano convencional. “A renovação da frota é um dos projetos mais importantes da Gestão 2017-2020. Os novos veículos estão equipados com ar-condicionado e acessibilidade”, observa o diretor-presidente da Carris, Cesar Griguc.

A estimativa é que os novos carros entrem em operação no final do primeiro semestre e ao longo do segundo. A mais recente aquisição de ônibus por parte da companhia ocorreu em 2014, quando 50 novos veículos foram incluídos na frota. A data dos pregões está agendada para 3 de março, tanto para compra dos chassis como das carrocerias, através do endereço eletrônico www.portaldecompraspublicas.com.br.

A empresa já havia anunciado a compra de 87 ônibus em fevereiro de 2019. Na ocasião, o processo não teve sucesso devido aos prazos para obtenção de crédito para viabilização da operação. A principal novidade agora está na quantidade de coletivos, que aumentou para 97, e na inclusão das condições de pagamento.

Prefeitura de Porto Alegre



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18 respostas

  1. A prefeitura divulgou o balanço de 2018 das empresas que prestam serviços de onibus em Porto Alegre,se for verdade só duas apresentaram resultados satisfatorios só que ali não diz se é lucro bruto ou liquido.A grande maioria ficou no prejuizo inclusive a Carris. A imensa maioria dos onibus de Porto Alegre vão de meia boca a ruins,realmente não há quase inovação a não ser no controle camers parece que GPS mas é só os veiculos em si permanecem os mesmos.Uma das coisas que entopem os corredores farrapos Assis Brasil é o enorme numero de onibus que servem Alvorada,Cachoeirinha e outros principalmente na hora de pico. A passagem atual do Trensurb esta em 4,70 se não me engano e o governo diz que dá prejuizo.Fazer e manter um sistema como este é infinitamente mais barato que um metro subterraneo. Para ser viavel ao menos uma linha de metro ele deveria ser feita do centro de Porto Alegre em direção norte com dois sentidos a partir do triangulo um para Alvorada e outro ate gravatai e torcer que as pessoas deixassem seus automoveis e usassem o sistema,seria publico ou privado,qual a Tarifa? Marchezan acertou ao menos em um projeto que enviou diminuir gradativamente a presença do cobrados no coletivo,claro que os onibus deveriam ser melhor projetados para facilitar o embarque e desembarque de cadeirantes.Dos lugares que viajei para fora do Brasil só o uruguai mantinha cobradores agora já não sei mais, faz tempo que não viajo.Não é uma tarefa muito simples esolver ou mitigar os problemas relacionados com isto.

  2. Então… pelo que se vê compram novos o que é super raro né, só que quando o fazem apenas os modelos mais baratos, pouco modernos, menos confortáveis, enfim… o usuário do sistema de transporte coletivo de ônibus urbanos de Porto Alegre é bem maltratado, e isso segundo consta pagando a tarifa mais cara do BR. Qualquer um que queira ver o que são ônibus shows vá até Curitiba ou então conheça as linhas que operam no centro de Sampa. Infelizmente apesar do RS ter altas fábricas avançadas de ônibus urbanos, que produzem modelos até para exportação, em sua ‘capitár’ só se colocam porcariazinhas pra rodar. E mais uma vez vale lembrar e refletir que… POA precisa de metrô minha gente, com suas próprias linhas circulando através do seu território! Menos busões por favor e consequentemente menos poluição sonora e diminuição do stress; menos dessas latinhas velhas nas ruas e com isso menos vias saturadas e melhor fluidez para os automóveis, bikes; menos contaminação do ar que detona a saúde sem que as pessoas percebam; e no lugar dessa nhaca vigente atual padrão pandemônio urbano, toda uma agilidade e eficiência incríveis de locomoção imbatível que os trens subterrâneos oferecem.

    • De novo essa ladainha interminável de metrô? O que você anda bebendo? Lugar de maluco é no hospício, viu. Não tem a menor noção do custo de uma linhazinha de metrô, quanto mais, linhas….e quanto mais, numa cidade pobre, de um estadio falido que sequer consegue terminar uma estradinha fuleira de poucos quilômetros (118), uma PMPA que não consegue entregar 50% das obras da Copa 2014 nem em 2022, (acaba de desistir da obra da Plínio) e tem um centro da cidade que mais parece uma pocilga a céu aberto. Aí vem um lunático, um doido varrido vomitar metrô. E um cara desses vota. É phoda.

      • Aí Gilberto.

        Tu falava sobre o nível da discussão no site, né?

        • Pois é, cada vez pior, Walter.
          Creio que uma solução é ignorar os comentários deste tipo….

          • Quero ver vocês rebaterem os meus argumentos com outros argumentos. Fugir do debate não faz sentido. Querem metrô? Argumentem a tragam sustentação consubstanciada de onde virá o dinheiro. Acham o centro limpo. Argumentem. Acham que as obras da Copa estão em dia? Argumentem.

          • Chamar a pessoa de maluca, doida é refutar o argumento dela?

            Menos ódio nesse coração, cara. Está de férias? Então relaxe, beba uma cerveja, veja um filme, passeie pela cidade (não precisa ser pelo centro, já que você não gosta. E nem pela orla, que pra ti ainda não está e nunca será concluída). Depois tu volta aqui e converse como um adulto de verdade.

      • De novo você com esse papo contra o metrô? Se vc nao sabe, o metro já era pra ter saído há muito tempo, mas a politicagem impediu.

        Meu caro, existem PPPs com investidores privados, existem financiamentos do bancos internacionais de desenvolvimento, existe possibilidade de criar uma taxa sobre corridas de aplicativos ( uma taxa pequena, que nao vai impactar no preço das corridas, mas multiplicada pelo número de corridas feitas, a coisa muda) existem inumeras foras de viabilizar essa obra tão essencial para a cidade.

        É por causa de gente como você que o metro não sai.

    • Metrô é inviável financeiramente em Porto Alegre. Acho que esse é o único ponto no qual eu concordo com o Zé, kkk. Não vou nem me estender sobre a montanha de dinheiro necessária para projetar, desapropriar áreas, construir, comprar maquinário e operar isso. Vou só lembrar de uma coisa: levamos sete anos para fazer uma trincheira de 100 metros……

  3. Aproveitando o ensejo, é incrível como a ATP/empresas de ônibus da Capital tem uma péssima comunicação. Algumas empresas adquirem ônibus novos/qualificam alguns veículos e nada é divulgado. Essa “inércia” só aflora o sentimento – muito válido – de que nada é feito para melhorar o sistema de ônibus de Porto Alegre.

  4. Provavelmente serão 97 ônibus autônomos. O próximo projeto dos sonhos do liberalismo econômico é eliminar os motoristas.

    • Seria ótimo eliminar os motoristas que pensam que estão levando gado, mas infelizmente isso ainda não é possível.

      • Ah..a natureza humana é incrível. Adoram desdenhar o trabalho e o emprego alheio, em compensação adoram supervalorizar o seu trabalho. |O que você faz na vida, Régis? Qual a tua profissão?

        • Diga a todos nós a sua ocupação profissional. Por favor; me dá a chance de dizer que o seu emprego merece deixar de existir.

          • Quase todos os empregos serão substituídos com o avanço da automação, isso é inevitável Zé. Mas a minha profissão está relacionada a auditoria, e isso nunca deixará de existir porque sempre haverá algum empregado preguiçoso ou de má-fé que irá preferir passar o dia na internet reclamando do patrão ao invés de fazer seu trabalho direito.

          • Por que será que algumas pessoas acham que seus empregos estão garantidos para sempre, em contraposição a acharem que os empregos dos outros deseparecerão? Será que eles são os escolhidos divinos? Mais; o que leva alguém a chamar um trabalhador de vagabundo sem saber que esse trabalhador está em casa de férias?

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