
Revitalização estrutural completa do telhado foi entregue em dezembro de 2019 Foto: Anselmo Cunha/PMPA
Após concluir a recuperação estrutural da cobertura do mais importante terminal urbano de Porto Alegre, em dezembro, a prefeitura anuncia mais uma melhoria para o local: uma nova iluminação, mais econômica e eficiente. Nesta semana, a obra de reforma das instalações elétricas e implantação de nova iluminação em LED do Terminal Triângulo, na Zona Norte, atingiu 90% de execução.
Estão sendo substituídas as luminárias do terminal principal, das galerias de acesso (incluindo o túnel) e as paradas laterais, além de adequações no Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT). O investimento é de R$ 303.521,74. Executados em parceria com a Companhia Zaffari, por meio da Melnick Even, os serviços começaram em dezembro e a previsão é que sejam concluídos até março.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, foi identificada a necessidade de uma iluminação mais adequada para o terminal, que pudesse trazer maior sensação de segurança para os usuários e também um sistema mais moderno, com menor consumo energético. “Está ocorrendo a substituição de toda a fiação elétrica, das eletrocalhas e das luminárias, e ainda a instalação de lâmpadas de LED, mais eficientes”, explica.
Cobertura revitalizada – A obra de revitalização estrutural completa do telhado do Terminal Triângulo foi viabilizada também a partir de parceria da prefeitura com a Companhia Zaffari, por meio da Melnick Even, com investimento de R$ 1,620 milhão. A entrega à população ocorreu em 16 de dezembro de 2019. O local estava sem cobertura desde 2014 devido a um temporal. A obra envolveu limpeza, recuperação e pintura das estruturas metálicas, substituição de telhas metálicas ou remoção delas para limpeza, recuperação, pintura e posterior recolocação no lugar, além da substituição das telhas em policarbonato. Também foram instalados reforços nas estruturas metálicas quando necessário.
Localizado na avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a avenida Baltazar de Oliveira Garcia, a área total do Triângulo é de aproximadamente 15 mil metros quadrados, com cobertura de 7 mil metros quadrados. É o mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre, dada as suas dimensões, volume de passageiros e importância para a rede de transporte coletivo da Região Metropolitana. Além da Capital, atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada. O fluxo diário é de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Cerca de 45 mil passageiros por dia utilizam a estrutura e 110 mil circulam no interior dos ônibus.
Categorias:Outros assuntos
Olha legal que eles trocaram a cobertura ao menos quando chover e dependendo da chuva as pessoas não vão se molhar,mas este terminal é uma desgraça é um elefante branco digno de uma administração publica idiota que não se preocupa com conforto para a população,passo lá todos os dias e é aquela montoeira de pessoas esperando conexões com outros onibus em pé em filas indianas pois quase não lugar para sentar.Infelizmente o terminal é só mais um aspecto no que é o transporte publico de onibus de Porto Alegre é um convite a não usá-lo mas como muitos não tem outra opção o negócio é aguentar o tranco, e olha que vem aumento de passagem com o mesmo serviço top.
CurtirCurtir
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2020/02/porto-alegre-tera-horta-urbana-com-organicos-e-venda-por-aplicativos-partir-de-maio.html
CurtirCurtir