ALELUIA ! Após sete anos, trincheira da Ceará é inaugurada

Aleluia! Após longos sete anos do início das obras, foi liberada na manhã desta quarta-feira, 4 de março, a trincheira da Avenida Ceará, na Zona Norte de Porto Alegre. A inauguração era prevista para 2014, antes da Copa do Mundo realizada naquele ano.

A cerimônia foi marcada por buzinaços dos primeiros motoristas que passaram pelo trecho.

EXECUTIVO - Ato de Abertura da Trincheira da Ceará

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Mesmo assim, a obra não está totalmente concluída. A ordem de início foi dada em dezembro de 2012 e tinha prazo contratual de execução de três anos.

Em cinco anos, a obra ficou 42% mais cara. Inicialmente, estava prevista para ser realizada por R$ 29,5 milhões, mas o valor que precisou ser gasto chegou a R$ 40 milhões.

guilherme-testa-cp

Foto: Guilherme Testa / CP

Além da passagem de nível, a trincheira contará com uma casa de bombas com três equipamentos, os quais farão a coleta da água da chuva, evitando alagamentos. Além disso, a estrutura terá sinalização e controlador de velocidade a 40 km/h.

Sem dúvida, esta é a obra viária mais demorada da história da cidade de Porto Alegre!

Fontes: O Sul, ZH, Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos, Trincheiras e passagens de nível

Tags:,

17 respostas

  1. Ta congestionamento todo dia porque 10 metros após ele já tem sinaleiras. Ja dizia o ditado “O viaduto é somente a forma mais rápida de se chegar ao próximo congestionamento”

    Curtir

  2. Não votei no junior,mas ele esta dando um bom exemplo do que um governante deve fazer,não deixar a cidade parar e buscar culpados em administrações anteriores.Ele pode sim ter seus equivocos,mas na minha opinião dentro dos recursos que a cidade tem,a gestão tem sido boa.Não tenho bem certeza mas parece que o projeto original da Terceira perimetral previa uma serie de obras que não foram feitas,já que o mais importante para a administração da época era se manter na prefeitura e lucrar com isto.

    Curtir

    • Discordo. A gestão dele tem sido PÉSSIMA. Nunca POA teve tantos buracos nas vias. Nunca POA deixou de manter a capinagem e limpeza urbana em dia. Não melhorou em nada o sistema de transporte público quando poderia ter realizado melhorias ou otimização na distribuição das linhas. Não apresentou nem entregou um único projeto de impacto, só concluiu o que outros começaram. Aumentou os impostos de forma abusiva sem entregar serviços melhores. Quer taxar o UBER sendo que este meio de transporte foi o único que salvou a população da máfia dos táxis. Como gestor, não sabe dialogar com seus funcionários. Então, na minha opinião, é um péssimo gestor e seu comportamento passa longe de ser político e conciliatório. Não merece estar no cargo que ocupa. Até o governador, do partido dele, dá de 10 a zero nele.

      Curtir

  3. Impressionante! Sempre tem que ter um pardal para roubar de maneira coercitiva os escravos vulgo Porto Alegrenses.
    Parasitas estatais de cidade de m* qiando todos escravos morrerem de exaustão pelas as esquinas.

    Curtir

    • Nenhum pardal me rouba há muitos anos. Você já percebeu que há placas com o limite de velocidade da via?

      Curtir

    • Porto Alegre até tem poucos controladores de velocidade em relação a outras cidades. Felizmente não existem nas sinaleiras como em Viamão e Cachoerinha. É um inferno trafegar na Av. Flores da Cunha com aquele absurdo de pardais e caetanos. Bandidagem faz fila na sinaleira a noite pq a indústria da multa obriga o motorista a ficar 1 minuto parado. Porto Alegre isso não acontece.

      Curtir

      • De fato, o pessoal que reclama do trânsito de Porto Alegre não conhece o trânsito da região metropolitana. Tem sinaleiras com quatro tempos em Canoas, um absurdo! Planejamento de tráfego não existe.

        Curtir

      • Há pouco me mudei para o Vale dos Sinos e descobri que o motorista de Novo Hamburgo faz o motorista de Porto Alegre parecer um gentleman no chá das cinco. Inúmeros pardais na área urbana da cidade que são simplesmente ignorados, fora a loteria que fazem ao entrar na BR 116 sem ver se vêm algum carro. Em certas regiões, parece que o motorista “faz por merecer” até ter pardais, caetanos e lombadas eletrônicas.

        Curtir

  4. Fala Gilberto! Segundo a secretaria planejamento a obra que mais demorada é Segunda Perimetral.
    Mas acho que ‘Obra da Copa2014’ no complexo da Tronco vai bater o recorde. Hahahahahahahahahahaha

    Curtir

  5. Histórico bizarro de falta de gestão de obra pública. Herancinha de desgovernos. Mas vá lá gente, está pronta afinal e é uma estrutura que representa um aporte de facilidade de deslocamento importante para a cidade.

    Curtir

  6. casa de bombas com manutenção periodica, porque raios não fizeram um viaduto?

    Curtir

    • Porque teria que passar por cima do outro viaduto e ter uns 15m de altura, e isso é ao lado da pista do aeroporto.

      Curtir

      • É bem isso. Na época foram feita uma análise bem criteriosa sobre isso de viaduto na área e ficou bem claro que este tipo de estrutura ali iria interferir na pista e no caso inviabilizar a operação do aeroporto, assim que optou-se pela trincheira, que deu todo esse perrengue porque não avaliaram bem a questão do lençol freático e aí foi toda essa novela.

        Curtir

    • Minha dica: em dia de chuva forte, melhor evitar a região. Casa de bombas automatizada tem tudo pra dar problema. Vai ter roubo de cabos, vandalismo, bomba reserva que não vai funcionar em caso de falta de energia, enfim….

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: