Empresa começa a instalação de novos relógios de rua

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Fundações são efetuadas à noite para que não haja impacto significativo no trânsito  Foto: Luciano Lanes/PMPA

A primeira etapa de instalação dos novos relógios de rua da Capital começou nesta semana. A empresa norte-americana Brasil Outdoor, que tem como líder a norte-americana Clear Channel Brasil, responsável pela concessão, iniciou a execução das bases em concreto que receberão os 168 relógios em diferentes pontos da cidade. A empresa já recolheu, nas últimas semanas, os equipamentos antigos e desativados.

As fundações são executadas no período noturno para que não haja impacto significativo no trânsito, tanto de pedestres, quanto de veículos, porque alguns locais de intervenção estão em canteiros. Este é o primeiro acordo de parceria público-privada (PPP) de mobiliário urbano concluído pela gestão e integra um projeto amplo para transformar Porto Alegre em uma cidade mais segura e conectada, com serviços agregados e mais eficientes.

A instalação dos novos relógios não tem custo aos cofres públicos. Os equipamentos vão oferecer, além do horário, câmeras de segurança pública, conectividade por wi-fi gratuito, informação sobre incidência de radiação solar e painel de mensagens à população.

“Os equipamentos são importados, e a nossa expectativa é que os novos relógios comecem a ser instalados em maio, quando está prevista a chegada em Porto Alegre”, explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen. De acordo com o secretário, além do recolhimento, a empresa está começando a construção das fundações, com acompanhamento da fiscalização da secretaria. “A contratada informa, ponto por ponto, o planejamento de execução e avalia em conjunto com a prefeitura possíveis adequações, como por exemplo, a presença de árvores que prejudiquem a visibilidade. As fundações serão feitas com todos os dispositivos de espera para o funcionamento dos novos aparelhos, como instalações elétricas e a fibra ótica”, destaca.

O contrato com a empresa, líder no setor, prevê a implementação de 168 relógios – 108 a mais do que havia na cidade. Eles estarão espalhados por todas as regiões da cidade em até 24 meses. A empresa vencedora assumiu o contrato após duas licitações sem sucesso nas administrações anteriores. Com a assinatura do contrato dos relógios, de concessão das placas de rua e a consulta pública sobre os abrigos de ônibus, a prefeitura executa um conjunto de mobiliário urbano que busca deixar Porto Alegre mais bonita.

Investimentos – As concessões de serviços a empresas privadas possibilitam ainda novos investimentos em mobiliário urbano com o ingresso de dinheiro nos cofres públicos. No caso dos relógios, a concessionária venceu a licitação ao apresentar valor de outorga de R$ 81,7 milhões, 11 vezes maior que o lance mínimo, de R$ 7 milhões.

Para instalação dos aparelhos, o investimento estimado é superior a R$ 11 milhões. A gestão do contrato é feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).

Empresa – A Brasil Outdoor será gestora dos serviços pelos próximos 20 anos e poderá fazer exploração publicitária dos aparelhos. Para operação deles, serão criados 22 empregos diretos, além de empregos indiretos.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

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3 respostas

  1. Seria bem mais util se utilzassem esse tipo de estrutura / investimento pra divulgar em tempo real os horarios dos proximos onibus nas principais paradas, como existe ha anos em outros paises.

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  2. em tempo

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